Home » Bicicletas » Bicicleta no trânsito » Como transportar bicicleta no carro

Como transportar bicicleta no carro

Essa dica é pra quem tem carro e gosta de levar a bike para trilhas ou passeios. Separei 3 maneiras mais populares de transportar bicicleta no carro. É só escolher a que melhor atende suas necessidades e fazer da bike sua companheira de viagem!

1 – Suporte para bicicletas atrás do carro

São os modelos vistos com maior frequência, disponíveis para todos os tipos de carros. Deve-se tomar 2 cuidados básicos: primeiro, proteger as bicicletas (panos, espuma, plástico bolha…) para que as mesmas não fiquem em contato durante o transporte, evitando arranhões e choques. Em segundo lugar, atenção também para a visibilidade da placa do carro, que não pode ser atrapalhada pelas bicicletas. Caso isso aconteça, ela deve ser colocada (devidamente lacrada) em local visível. Abaixo um modelo que leva até 3 bicicletas.

.

.

Observação: se seu carro possui engate, existem também modelos que utilizam essa peça para encaixar o suporte para as bicicletas

.

2 – Bicicletas em cima do carro

Minha maneira preferida de transportar as bikes. Não precisamos nos preocupar com possíveis adaptações para a visibilidade da placa, além de evitar danos às bikes no caso de uma indesejada batida na traseira do carro. Outro ponto positivo é que as bicicletas ficam melhor acomodadas, mais distantes uma das outras evitando arranhões. Alguns modelos podem levar até 3 bicicletas. Repare na foto que alguns levam as bikes “inteiras”, enquanto em outros elas devem ter as rodas dianteiras retiradas e acopladas ao bagageiro pelo sistema de blocagens.

.

.

.

Observação: muita atenção se você escolher carregar as bicicletas em cima do carro. Não se esqueça das bikes ao passar pelo portão da garagem, estacionamentos de shoppings, lojas etc. Fique atento à “nova” altura do seu carro com as bikes em cima.

3 – Trailer ou carretinha acoplada

Outro sistema que requer um pouco mais de investimento. Bom para quem tem muitas bicicletas, ou pra quem utiliza a carretinha para transportar outras coisas. Existem diversos modelos de carretinhas. Abaixo uma foto, que mostra a necessidade de acomodar, fixar e protegem bem as bicicletas para evitar arranhões e danos às bicicletas.

.

Gostou da ideia? Abaixo os links de algumas marcas de bagageiros e lojas especializadas:

Casa dos bagageiros

Clique aqui para ver mais dicas para pedalar.

André Schetino é professor universitário, amante das viagens e das bicicletas (de preferência juntas). Utiliza a bike como meio de transporte, nos passeios e no cicloturismo. Criador e editor do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta, já escreveu mais de 700 posts, além de livros, reportagens e dissertações sobre a bicicleta e o ciclismo.

Comments (4)

  1. luiz disse:

    tenho um cross , queria saber se tem suporte trasseiro pra ele

  2. Allan disse:

    Não é possível ter duas placas lacradas. O DETRAN não permite isso.

  3. Olá Allan
    Muito obrigado por seu comentário e sua informação. Já corrigimos no texto ok?

    Um grande abraço e boas pedaladas!

  4. Junior disse:

    Como não é possível ter duas placas lacradas?? Tanto é possível como usamos nos veículos duas placas lacradas.

    E mais: no caso de reboques e suportes estes devem ter a terceira placa adicional. (suporte de bike também entram nessa pois alguns modelos possuem suporte para mais uma placa e esta também deve ter o lacra do Detran).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>