Como transportar bicicleta no carro

4
1452
rack para bicicleta Thule Easyfold XT3
Thule Easyfold XT3 - Transbike de engate

Atualizado em 03/12/2017

Essa dica é pra quem tem carro e gosta de levar a bike para trilhas ou passeios. Nesse post vou explicar como transportar bicicleta no carro seguindo as leis de trânsito.

Além disso, separei também 3 maneiras mais populares de levar a bike. É só escolher a que melhor atende suas necessidades e fazer da bike sua companheira de viagem!

Ah, e se estiver procurando racks para bicicleta, temos um post guia bem completo aqui no blog. É só clicar e conferir.

Transportar bicicleta no carro: o que diz a lei

A resolução do Contran para transporte de bikes foi atualizada em 2016. Separamos mais abaixo a resolução.

O mais importante é que a bicicleta não pode tampar a placa do veículo, as luzes traseiras, e também não pode ultrapassar as laterais do carro.

Confira abaixo:

Resolução

CONTRAN nº 589/16

– 588/16 – Altera a Resolução n. 552/15 (amarração no transporte de cargas);

589/16 – Altera a Resolução n. 349/10 (transporte de carga e bicicleta nas partes externas), passando a exigir, além de segunda placa traseira, quando encoberta, também régua de sinalização se as luzes traseiras estiverem obstruídas.

Art. 1º O art. 4, da Resolução CONTRAN nº 349, de 17 de maio de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 4° Nos casos em que o transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, quer seja da sinalização traseira do veículo, quer seja de sua placa traseira, será obrigatório o uso de régua de sinalização e, respectivamente, de segunda placa traseira de identificação fixada àquela régua ou à estrutura do veículo, conforme figura constante do anexo II desta Resolução.

•1° Régua de sinalização é o acessório com características físicas e de forma semelhante a um para-choque traseiro, devendo ter no mínimo um metro de largura e no máximo a largura do veículo, excluídos os retrovisores, e possuir sistema de sinalização paralelo, energizado e semelhante em conteúdo, quantidade, finalidade e funcionamento ao do veículo em que for instalado.

3 Formas de transportar bicicleta no carro

Essa regulamentação é a base para as dicas de transporte a seguir. Apresentamos as formas mais comuns utilizadas, sempre feitas dentro da lei! Vamos a elas

1 – Suporte para bicicletas atrás do carro

São os modelos vistos com maior frequência, disponíveis para todos os tipos de carros. Deve-se tomar 2 cuidados básicos:

  • primeiro, proteger as bicicletas (panos, espuma, plástico bolha…) para que as mesmas não fiquem em contato durante o transporte, evitando arranhões e choques.
  • Em segundo lugar, atenção também para a visibilidade da placa do carro, que não pode ser atrapalhada pelas bicicletas. Abaixo um modelo que leva até 3 bicicletas.
rack para bicicleta Thule Easyfold XT3
Thule Easyfold XT3 – Transbike de engate

2 – Bicicletas em cima do carro

Minha maneira preferida de transportar as bikes. Não precisamos nos preocupar com possíveis adaptações para a visibilidade da placa, além de evitar danos às bikes no caso de uma indesejada batida na traseira do carro. Outro ponto positivo é que as bicicletas ficam melhor acomodadas, mais distantes uma das outras evitando arranhões. Alguns modelos podem levar até 3 bicicletas. Repare na foto que alguns levam as bikes “inteiras”, enquanto em outros elas devem ter as rodas dianteiras retiradas e acopladas ao bagageiro pelo sistema de blocagens.

transportar bicicleta no carro
Transporte de bike no teto do carro
racks para bicicleta Thule Pro Ride
Rack de teto Thule Pro Ride
Racks para bicicletas Thule ThruRide
Rack de teto Thule ThruRide

Observação: muita atenção se você escolher carregar as bicicletas em cima do carro. Não se esqueça das bikes ao passar pelo portão da garagem, estacionamentos de shoppings, lojas etc. Fique atento à “nova” altura do seu carro com as bikes em cima.

3 – Trailer ou carretinha acoplada

Outro sistema que requer um pouco mais de investimento. Bom para quem tem muitas bicicletas, ou pra quem utiliza a carretinha para transportar outras coisas. Existem diversos modelos de carretinhas. Abaixo uma foto, que mostra a necessidade de acomodar, fixar e protegem bem as bicicletas para evitar arranhões e danos às bicicletas.

Transportar bicicleta no carro
Carretinha para transporte de bicicletas

Transportar bicicleta no carro: dicas de racks

Aqui no blog temos um Post Guia bem completo sobre racks para bicicleta. Nele falamos de todos os modelos, explicando as vantagens de cada um. É só clicar e conferir.

E se quiser pesquisar preços e modelos atualizados, basta clicar nos links abaixo:

Espero que esse post tenha te ajudado a escolher a melhor forma de transportar bicicleta no carro. Se você gostou e acha que esse conteúdo pode ajudar mais pessoas, compartilhe com os amigos nas suas redes sociais.

Um abraço e boas pedaladas!

4 COMENTÁRIOS

  1. Como não é possível ter duas placas lacradas?? Tanto é possível como usamos nos veículos duas placas lacradas.

    E mais: no caso de reboques e suportes estes devem ter a terceira placa adicional. (suporte de bike também entram nessa pois alguns modelos possuem suporte para mais uma placa e esta também deve ter o lacra do Detran).

DEIXE UMA RESPOSTA