Racks para bicicleta: tudo o que você precisa saber para escolher o seu!

2
334
rack para bicicleta Thule Easyfold XT3
Thule Easyfold XT3 - Transbike de engate

Para quem deseja fazer passeios mais longos, levar a bike para uma viagem diferenciada ou simplesmente transportar a magrela, um item é essencial: o rack para bicicleta.

Esse suporte acoplado ao carro permite fazer o transporte individual ou de várias bicicletas ao mesmo tempo. Porém, com tantas opções de racks para bicicleta no mercado, escolher o mais adequado nem sempre é uma tarefa simples.

Se você deseja comprar o seu primeiro rack, ou trocar aquele antigo, continue a leitura e veja as dicas e informações importantes que separamos.

Racks para bicicleta: os principais modelos

Racks para bicicletas Thule ThruRide
Rack de teto Thule ThruRide

Antes de sair às compras, é fundamental que você entenda muito bem as diferenças entre os racks para bicicleta, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles. Isso é importante para fazer uma compra acertada, que não coloque em risco seu carro e nem sua bike.

Veja os modelos mais comuns vendidos no mercado.

Dica inicial: cuidado com os modelos de Suporte traseiro

Os suportes para bike são os modelos mais baratos> Mas você deve estar atento às normas de transporte

Esse tipo de rack é preso com fitas e ganchos na tampa traseira do carro. Independentemente da marca escolhida, esse costuma ser o modelo mais barato – e também o que traz mais dor de cabeça aos usuários.

Primeiro porque a localização da bike não é muito favorável ao motorista. Por estar próxima ao vidro traseiro, torna difícil enxergar na hora de fazer alguma manobra.

Importante: Muitos dos modelos de suporte traseiro acabam tampando a placa e as luzes de sinalização. Além disso, quando a bike é colocada em alguns modelos pode exceder as laterais do carro. Isso é proibido pelo código de trânsito, e o motorista pode acabar sendo multado.

Como se não fossem desvantagens suficientes, o rack ainda impede a utilização do porta-malas, sendo necessário retirá-lo totalmente para acessar o interior do bagageiro.

Suporte de teto

racks para bicicleta Thule Pro Ride
Rack de teto Thule Pro Ride

Como o próprio nome indica, no caso desse suporte a bicicleta viaja de forma perpendicular, sobre o teto do veículo. Justamente por isso, ele não oferece dificuldades ao motorista na hora de fazer manobras, pois libera a vista do vidro traseiro.

Porém, esse modelo exige um pouco mais de atenção, tanto na hora da compra, como da instalação. É aconselhável procurar um especialista para o serviço. Geralmente, esse modelo é composto pelas barras e pelo suporte de barras.

As barras podem ser encontradas em versões convencionais (que são mais quadradas), aerodinâmicas (que não geram ruído durante o transporte) e também em aço e alumínio. Já os suportes de barras devem ser específicos dependendo do modelo do seu carro, sendo que algumas são fixas na coluna ou na longarina do carro.

racks para bicicleta
Calha de teto Thule ThruRide

Antes de optar por um modelo, converse muito bem com o vendedor, explicando o carro que você possui e o tipo de bicicleta que vai transportar. Isso porque alguns modelos podem exigir que você retire uma das rodas da sua bicicleta para fazer o transporte, enquanto outros não exigem nenhum tipo de adaptação.

Calha de teto Thule ProRide

Além disso, caso você vá instalar somente uma calha no teto do carro, sempre instale do lado do passageiro, assim o desembarque será, quase sempre, feito do lado da calçada.

Uma desvantagem desse modelo é que o acesso as bicicletas é mais complicado, principalmente para quem é mais baixinho e para as mulheres. Além disso, se você for transportar sua bicicleta muito suja (como com barro ou óleo), o teto do seu carro também ficará sujo.

Outro ponto que você deve sempre se atentar é em relação à altura (carro + bike), pois pode ser que você não consiga entrar em túneis, garagens, ou em outros espaços.

Suporte de engate

racks para bicicleta Thule Easyfold XT3
Thule Easyfold XT3 – Transbike de engate

Este suporte, na grande parte das vezes, é fixado apenas na bola de engate do carro, sem ter nenhum outro contato com o seu veículo. Assim, é claro que, antes de optar por esse rack, você deve ter um ótimo engate, evitando que o suporte balance demais.

Nessa categoria, é possível encontrar vários modelos de racks para bicicleta. O mais básico é o do tipo “tesoura”, sendo necessário abri-lo para fixar no engate e contando com duas barras paralelas suspensas nas quais as bicicletas ficam penduradas.

Este tipo de rack tem o mesmo problema do suporte traseiro, tampando a placa e as luzes de sinalização e, em alguns casos, também excede o limite das laterais do carro. Além disso, você também terá de retirar totalmente o suporte para conseguir acessar o porta-malas.

Outro modelo bem conhecido é o que conta com uma base fixa sobre a qual as bicicletas são apoiadas e ficam como se estivessem no solo (foto acima), com as rodas afiveladas e o quadro fixado com cadeado.

racks para bicicleta
Thule EuroClassic G6 928

Contudo, esse modelo é um pouco mais caro, mas também já conta com suporte de luzes e placas embutidas, estando de acordo com a lei para transporte de bikes. Muitos modelos ainda permitem o acesso ao porta-malas.

Esse tipo de rack tem a vantagem de ser mais fácil de colocar e de manusear as bicicletas que o de teto, sendo uma ótima opção para as mulheres ou para quem é mais baixinho.

Racks de fixação com ventosa

Suporte Bicicleta Ventosa 3hm Leva Bike

Esse tipo de rack é relativamente novo no mercado. O sistema de ventosas permite a fixação da bicicleta com a retirada da roda dianteira. As ventosas são fixadas geralmente no teto.

Apesar de gerar certa desconfiança, os modelos são seguros. Basta seguir as instruções de fixação do sistema de ventosas para garantir o transporte da bike com segurança.

Racks para bicicleta e o seu carro

racks para bicicleta
Rack de teto Thule FreeRide

Outro ponto importante para escolher corretamente o rack é conhecer muito bem o seu carro, pensando no design e também no peso máximo que o rack com as bicicletas podem ter – e se ele é suportado pelo seu veículo.

Além disso, é primordial que você preze pela segurança quando estiver dirigindo com as bikes, não exagerando na velocidade (sempre respeitando o máximo estipulado pelo fabricante do rack), evitando fazer curvas muito fechadas e tomando cuidado na hora de manobrar o veículo.

Sempre confira se o modelo escolhido de rack é realmente seguro, pode ser fixado com tranquilidade no seu carro e se não está encobrindo a placa ou as luzes traseiras. Nesses casos a legislação brasileira obriga o motorista a usar segunda placa e suporte para as luzes, evitando que possíveis acidentes sejam causados.

Onde comprar meu rack para bicicleta?

Depois de ler todas essas informações, você já está mais seguro para escolher pelo seu rack para bicicleta? Então navegue pelos links abaixo:

Você gostou das nossas dicas sobre racks para bicicletas? Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente. E se você gostou do post, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar os amigos do pedal!

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    não é uma resposta e sim uma duvida:
    Tenho uma Bike 29 FSR EPIC Full Specialized, gosta de saber se estes Racks para caçamba dão certo para esse modelo de Bike.

  2. Olá Alcides, obrigado por seu comentário. Você quer dizer a caçamba de uma camionete não é isso? Existem bons racks para esses modelos. Você deve conferir o sistema de encaixe para prender a bike. Geralmente são na blocagem.
    Um abraço e boas pedaladas,

DEIXE UMA RESPOSTA