Por Fábio Aguiar
Cicloturismo: Fortaleza – Anamari – Fortaleza (106km)
No último domingo dia 17/11/13 fomos, eu e um amigo, a Anamari, uma pequena cidade ao pé do maciço de Baturité aqui no Ceará.
Partimos meio tarde, já às 7:45 da manhã, e a ideia era ir até uma localidade chamada Ladeira Grande que fica no município de Maranguape (famosa por ser a cidade natal do Chico Anísio). Mas ao chegar lá, esse meu amigo me disse que tinha familiares na cidade a frente, e resolvemos seguir viagem.
A manhã estava amena, com sol parcialmente encoberto por nuvens espaças o que deixava o clima mais tranquilo e facilitou muito o pedal de ida. Tínhamos a vantagem de que a maior subida já havíamos vencido, a já citada Ladeira Grande, que recebe esse nome com justa referência e ainda que tínhamos descidas leves mas com vento a favor. Fiquei pensando o óbvio, que toda essa vantagem se voltaria em desvantagem na volta e ainda com o sol mais forte, mas mesmo assim seguimos em frete.
A paisagem é bem diferente pois há a seca que castiga o Ceará nos últimos anos e ao mesmo tempo, ao horizonte, víamos montanhas com um verde exuberante.
Vimos fazendas com criação de gado, cabras e aviários, mas o que realmente chamava muito a atenção era a cor de palha que encobria o chão resultado da seca prolongada que atinge o Ceará.
Chegamos em Anamari e fomos direto para casa da avó do Mario Lehi(colega de viagem) e lá me fizeram me sentir em casa. Fui convidado a tomar café, com bolo, pães e um suco delicioso de abacaxi, além de ficar para almoçar, mas achamos melhor não ficarmos para não “esfriar o corpo”. Foi uma tortura pois o almoço estava chegando muito bem e confesso que fiquei pensando no almoço boa parte da volta a Fortaleza.
Conversamos um pouco e logo depois colocamos o pé na estrada.
A volta, pelo menos até Ladeira Grande, foi pesada por causa de dois fatores: vento forte contra e o sol que resolveu “dar as caras” e castigou nossa volta. Aproveitamos e fomos parando para tirar algumas fotos, coisa que não fizemos na ida. Sabe como é… quando a vida lhe dá limões, tente fazer uma limonada!
Nesta parte do retorno (de Anamari até Ladeira Grande, cerca de 23Km) fiquei realmente muito cansado e houve uma hora, quase chegando em Ladeira grande, que paramos e sentamos uns 5 minutos em um bar de beira de estrada. Tomei uma coca cola de 600ml (a melhor coca cola que já tomei na minha vida! heheheh). Essa parada, juntamente com a energia ganha com a coca cola, me deu um novo ânimo para continuar. Incrível como isso levantou meu moral e acordou meu corpo que a esta altura já estava dando sinais claros de fadiga.
O restante do retorno foi tranquilo, com as energias renovadas e o fato de sabermos que estávamos cada vez mais perto de casa.
No total foram 106 km percorridos, em cerca de 5h de pedal e 6 horas e meia de percurso.
Nunca tinha pedalado tanto e ao final veio aquela gostosa sensação de limites vencidos!
[Nota do blog:] Você pode consultar campings, hostels, pousadas e hotéis em Fortaleza neste link
Dicas de Hospedagem nesse Roteiro
Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.