Cicloturismo: Fortaleza – Anamari – Fortaleza (106km)

0
297

Por Fábio Aguiar

Cicloturismo: Fortaleza – Anamari – Fortaleza (106km)

No último domingo dia 17/11/13 fomos, eu e um amigo, a Anamari, uma pequena cidade ao pé do maciço de Baturité aqui no Ceará.

Partimos meio tarde, já às 7:45 da manhã, e a ideia era ir até uma localidade chamada Ladeira Grande que fica no município de Maranguape (famosa por ser a cidade natal do Chico Anísio). Mas ao chegar lá, esse meu amigo me disse que tinha familiares na cidade a frente, e resolvemos seguir viagem.

A manhã estava amena, com sol parcialmente encoberto por nuvens espaças o que deixava o clima mais tranquilo e facilitou muito o pedal de ida. Tínhamos a vantagem de que a maior subida já havíamos vencido, a já citada Ladeira Grande, que recebe esse nome com justa referência e ainda que tínhamos descidas leves mas com vento a favor. Fiquei pensando o óbvio, que toda essa vantagem se voltaria em desvantagem na volta e ainda com o sol mais forte, mas mesmo assim seguimos em frete.

A paisagem é bem diferente pois há a seca que castiga o Ceará nos últimos anos e ao mesmo tempo, ao horizonte, víamos montanhas com um verde exuberante.

 

.
.

Vimos fazendas com criação de gado, cabras e aviários, mas o que realmente chamava muito a atenção era a cor de palha que encobria o chão resultado da seca prolongada que atinge o Ceará.

Chegamos em Anamari e fomos direto para casa da avó do Mario Lehi(colega de viagem) e lá me fizeram me sentir em casa. Fui convidado a tomar café, com bolo, pães e um suco delicioso de abacaxi, além de ficar para almoçar, mas achamos melhor não ficarmos para não “esfriar o corpo”. Foi uma tortura pois o almoço estava chegando muito bem e confesso que fiquei pensando no almoço boa parte da volta a Fortaleza.

Conversamos um pouco e logo depois colocamos o pé na estrada.

A volta, pelo menos até Ladeira Grande, foi pesada por causa de dois fatores: vento forte contra e o sol que resolveu “dar as caras” e castigou nossa volta. Aproveitamos e fomos parando para tirar algumas fotos, coisa que não fizemos na ida. Sabe como é… quando a vida lhe dá limões, tente fazer uma limonada!

 

No caminho de volta
No caminho de volta

Nesta parte do retorno (de Anamari até Ladeira Grande, cerca de 23Km) fiquei realmente muito cansado e houve uma hora, quase chegando em Ladeira grande, que paramos e sentamos uns 5 minutos em um bar de beira de estrada. Tomei uma coca cola de 600ml (a melhor coca cola que já tomei na minha vida! heheheh). Essa parada, juntamente com a energia ganha com a coca cola, me deu um novo ânimo para continuar. Incrível como isso levantou meu moral e acordou meu corpo que a esta altura já estava dando sinais claros de fadiga.

20131117_104217

O restante do retorno foi tranquilo, com as energias renovadas e o fato de sabermos que estávamos cada vez mais perto de casa.

No total foram 106 km percorridos, em cerca de 5h de pedal e 6 horas e meia de percurso.

Nunca tinha pedalado tanto e ao final veio aquela gostosa sensação de limites vencidos!

[Nota do blog:] Você pode consultar campings, hostels, pousadas e hotéis em Fortaleza neste link

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

DEIXE UMA RESPOSTA