Atualizado em 24/11/18
Escolher a bicicleta infantil ideal para os filhos não é uma tarefa muito fácil. São diversos modelos no mercado, com temas de desenhos diferentes e também a qualidade do material, que pode variar bastante.
Pensando nisso, resolvi dar uma força aos leitores do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta que estão buscando uma bicicleta infantil para os filhos/sobrinhos/netos etc. Separei 5 dicas importantes para você não errar na escolha da bicicleta infantil. Vamos a elas!
Se preferir, confira nosso conteúdo em vídeo:
Veja também: 6 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta
A bicicleta infantil ideal: 5 dicas para não errar na escolha
Dica 1 – Veja qual o tamanho ideal da bicicleta infantil para a criança
Ao invés de pensar qual tamanho de bicicleta é indicado para a idade da criança, devemos pensar na sua altura e peso. Veja na tabela abaixo qual o tamanho de bicicleta infantil ideal, de acordo com o tamanho de peso da criança.
Bicicleta aro 12
- Altura máxima indicada: 90-100cm
- Peso máximo indicado: 21kg
Bicicleta aro 14
- Altura máxima indicada: 95-110cm
- Peso máximo indicado: 25kg
Bicicleta aro 16
- Altura máxima indicada: 110-120cm
- Peso máximo indicado: 30kg
Dica 2 – Crianças crescem rápido: encontre o melhor custo-benefício para a bicicleta infantil
Como as crianças crescem rapidamente, você deve pensar bem na escolha do tamanho da bicicleta, na qualidade dos seus materiais, e é claro, no preço que pagará por ela. Comprar uma bike muito grande para a criança pode frustrá-la pela dificuldade de andar e de manuseá-la. Da mesma forma, quando a bicicleta fica muito pequena para a criança, ela fica desconfortável e difícil de andar.
Tente escolher uma bicicleta que a criança vá aproveitar por mais tempo, mas lembre-se: a bicicleta infantil vai ficar menos tempo com a criança. Os próprios fabricantes, sabendo disso, costumam colocar muitos materiais mais baratos (como o plástico) em muitas peças da bicicleta. Isso pode deixar alguns modelos mais frágeis, comparados com outros.
Pense nisso na hora de balancear a qualidade dos materiais e o preço de bike. O que nos leva diretamente à nossa próxima dica.
Dica 3 – Cuidado com os heróis, princesas e personagens de desenho animado
O uso de personagens de desenhos animados, heróis e princesas e príncipes é um artifício comercial usado para despertar nas crianças o interesse pelo produto. Nesse caso, o interesse pode vir primeiro pelo personagem do que efetivamente pela bicicleta. Imagine uma bicicleta infantil de melhor preço e qualidade de materiais, só que com um tema ou personagens desconhecidos. Imagine que essa bicicleta vai concorrer com a bicicleta do homem-aranha, da Barbie e outros personagens. O que fazer nessa situação?
É hora de entrar em ação os “superpais”, pois muitas vezes, convencer a criança a levar outro modelo pode ser uma tarefa difícil. Mais uma vez, pense na qualidade e preço da bicicleta, para decidir se vale a pena optar por um modelo ligado a personagens famosos.
Dica 4 – A segurança da criança em primeiro lugar
Evite modelos de procedência duvidosa. A maioria das bicicletas infantis possui itens de segurança e são certificadas pelo INMETRO. Procure pelo selo da foto acima. Se ainda tiver dúvidas, acesse a normativa do INMETRO para as bicicletas infantis clicando aqui.
Certifique-se também sobre a garantia do produto: A maioria das bicicletas infantis possui garantia de 3 meses apenas.
Dica 5 – Onde comprar bicicleta infantil
A oferta de diversos modelos de bicicletas infantis é grande na internet, através dos sites das lojas de departamentos mais conhecidas e confiáveis. Nos links abaixo, você poderá pesquisar os preços atualizados no mercado:
- Preços de bicicleta infantil na Netshoes
- Preços de bicicleta infantil no Walmart
- Preços de bicicleta infantil na Centauro
- Preços de bicicleta infantil na Americanas
- Preços de bicicleta infantil na Decathlon
Bônus – E as bicicletas de equilíbrio?
Muitos leitores sugeriram nos comentários que falássemos também sobre as bicicletas de equilíbrio, ou balance bikes. Atendemos o pedido e fizemos um Post Guia sobre bicicleta de equilíbrio, que você pode ler clicando no link.
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a escolher a bicicleta infantil ideal. Se tiver dúvidas, perguntas e sugestões é só deixar aqui nos comentários. Se você achou esse post útil, compartilhe com os amigos!
Faltou as bicicletas sem pedais.
Olá Jorge, obrigado por seu comentário. Vamos fazer um post especial sobre elas! Vai sair em breve 🙂
Um abraço e boas pedaladas
Olá Jorge, obrigado p-or seu comentário. Acabamos de lançar um Guia especial sobre as bicicletas de equilíbrio (sem pedais). Você pode conferir neste link: https://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/bicicleta-de-equilibrio/
Uma dúvida que tenho é sobre o material das bicicletas.
Algumas são bem pesadas e as crianças custam a pedalar, mas as leves demais, também, podem ser perigosas, já que a criança não sabe lidar ainda com velocidade e freio. Como escolher esse quesito?
Ei Kerley, obrigado por seu comentário. Sobre o material, você deve pensar o custo-benefício. Uma bike mais leve vai atingir velocidades maiores, terá mais dirigibilidade pra criança e por isso precisa de freios melhores. Mas ainda assim eu prefiro essas, pois o peso da bike for atrapalhar muito a pedalada (algo comum especialmente para as crianças muito pequenas). Lembre-se também de levar os pequenos para pedaladas em locais seguros, onde não se pode atingir grandes velocidades logo no início do aprendizado!
Esse nosso post com 6 dicas para ensinar os pequenos a pedalar pode ajydar – https://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/ensinar-seu-filho-a-andar-de-bicicleta/
Um abraço e boas pedaladas!