A bicicleta infantil ideal: 5 dicas para não errar na escolha

0
28

Escolher a bicicleta infantil ideal para os filhos não é uma tarefa muito fácil. São diversos modelos no mercado, com temas de desenhos diferentes e também a qualidade do material, que pode variar bastante.

Pensando nisso, resolvi dar uma força aos leitores do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta que estão buscando uma bicicleta infantil para os filhos/sobrinhos/netos etc. Separei 5 dicas importantes para você não errar na escolha da bicicleta infantil. Vamos a elas!

A bicicleta infantil ideal: 5 dicas para não errar na escolha

A bicicleta infantil ideal

Dica 1 – Veja qual o tamanho ideal da bicicleta infantil para a criança

Ao invés de pensar qual tamanho de bicicleta é indicado para a idade da criança, devemos pensar na sua altura e peso. Veja na tabela abaixo qual o tamanho de bicicleta infantil ideal, de acordo com o tamanho de peso da criança.

 

Tamanho da bicicleta

Bicicleta aro 12

Bicicleta aro 14

Bicicleta aro 16

Altura máxima indicada

90 – 100 cm

95 – 110 cm

110 – 120 cm

Peso máximo indicado

21 kg

25 kg

30 kg

 

Dica 2 – Crianças crescem rápido: encontre o melhor custo-benefício para a bicicleta infantil

12370373_s

Como as crianças crescem rapidamente, você deve pensar bem na escolha do tamanho da bicicleta, na qualidade dos seus materiais, e é claro, no preço que pagará por ela. Comprar uma bike muito grande para a criança pode frustrá-la pela dificuldade de andar e de manuseá-la. Da mesma forma, quando a bicicleta fica muito pequena para a criança, ela fica desconfortável e difícil de andar.

Tente escolher uma bicicleta que a criança vá aproveitar por mais tempo, mas lembre-se: a bicicleta infantil vai ficar menos tempo com a criança. Os próprios fabricantes, sabendo disso, costumam colocar muitos materiais mais baratos (como o plástico) em muitas peças da bicicleta. Isso pode deixar alguns modelos mais frágeis, comparados com outros.

Pense nisso na hora de balancear a qualidade dos materiais e o preço de bike. O que nos leva diretamente à nossa próxima dica.

Dica 3 – Cuidado com os heróis, princesas e personagens de desenho animado

bicicleta-infantil-escolha

O uso de personagens de desenhos animados, heróis e princesas e príncipes é um artifício comercial usado para despertar nas crianças o interesse pelo produto. Nesse caso, o interesse pode vir primeiro pelo personagem do que efetivamente pela bicicleta. Imagine uma bicicleta infantil de melhor preço e qualidade de materiais, só que com um tema ou personagens desconhecidos. Imagine que essa bicicleta vai concorrer com a bicicleta do homem-aranha, da Barbie e outros personagens. O que fazer nessa situação?

É hora de entrar em ação os “superpais”, pois muitas vezes, convencer a criança a levar outro modelo pode ser uma tarefa difícil. Mais uma vez, pense na qualidade e preço da bicicleta, para decidir se vale a pena optar por um modelo ligado a personagens famosos.

Dica 4 – A segurança da criança em primeiro lugar

Selo do INMETRO para bicicletas infantis
Selo do INMETRO para bicicletas infantis

Evite modelos de procedência duvidosa. A maioria das bicicletas infantis possui itens de segurança e são certificadas pelo INMETRO. Procure pelo selo da foto acima. Se ainda tiver dúvidas, acesse a normativa do INMETRO para as bicicletas infantis clicando aqui.

Certifique-se também sobre a garantia do produto: A maioria das bicicletas infantis possui garantia de 3 meses apenas.

Dica 5 – Onde comprar bicicleta infantil

A oferta de diversos modelos de bicicletas infantis é grande na internet, através dos sites das lojas de departamentos mais conhecidas e confiáveis. Nos links abaixo, você poderá pesquisar os preços atualizados de bicicleta infantil no mercado:

 Preços de bicicleta infantil na Netshoes

 Preços de bicicleta infantil na Centauro

 Preços de bicicleta infantil na Americanas

 Preços de bicicleta infantil no Submarino

 Preços de bicicleta infantil na Walmart

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a escolher a bicicleta infantil ideal. Se tiver dúvidas, perguntas e sugestões é só deixar aqui nos comentários. Se você achou esse post útil, compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA