As bicicletas no Museu da Ciência em Londres

0
11
Velocípede Michaux de 1867 e Gout Bicycle, de 1871, no museu da ciência em Londres.
Velocípede Michaux de 1867 e Gout Bicycle, de 1871. Foto: André Schetino

Estive em Londres em julho de 2015, e dessa viagem saiu uma série de posts sobre a bicicleta na cidade. Neste aqui vou falar sobre as bicicletas no Museu da Ciência.

O Museu da Ciência de Londres

scm-logo-blue-300px_400x400

O Museu da Ciência de Londres foi fundado em 1857 como parte do South Kensington Museum, mas funciona de forma independente desde 1909. Atualmente ele é reconhecido mundialmente por suas coleções históricas, galerias e exposições temáticas.

Seu tema central é a evolução da humanidade através da ciência e tecnologia, o que abre espaço para falar de diversos assuntos, desde a descoberta de materiais e técnicas, passando pelos transportes, meios de comunicação e vida cotidiana.

O museu está localizado na Exhibition Road, South Kensington, SW7 2DD em Londres. A entrada é gratuita, mas o museu tem setores específicos para receber contribuições financeiras.

As bicicletas do Museu da Ciência de Londres

Fui ao museu a passeio, sem pesquisar antes sobre as suas obras e sem qualquer expectativa de encontrar algo relacionado às bicicleta. Mas eis que, logo na entrada, me deparei com a instalação Bicycle Tour.

Bicycle Tour, no Museu da Ciência de Londres.
Bicycle Tour, no Museu da Ciência de Londres. Foto: André Schetino

Bicycle Tour é uma instalação da designer Emily Pugh que utiliza bicicletas da coleção do Museu da Ciência. A inspiração desta peça foi a ideia de um velódromo que flutuante, que tem as bicicletas organizadas por cores, densidades e modelos, para revelar os detalhes e contrastes dos diferentes tipos de design. As fitas curvas de madeira (no alto, que servem também de suporte para amarração das bicicletas) adicionam um senso de velocidade e liberdade.

Depois do impacto positivo logo na entrada, fui curtir o passeio pelo museu, que mostra o caminho da humanidade através das descobertas e avanços da ciência e da tecnologia. Ao mostrar da descoberta de novos materiais, um dos exemplo era o quadro de uma bicicleta Raleigh de 1995, feito em alumínio e titânio.

Quadro Raleigh 1995 no Museu da Ciência em Londres.
Quadro Raleigh 1995. Foto: André Schetino

E a bicicleta continua aparecendo, seja em exposições ligadas ao novos materiais e tecnologias, seja em espaços dedicados a mostrar a evolução dos meios de transporte na história. Confira abaixo algumas fotos dos principais modelos.

Velocípede Michaux de 1867 e Gout Bicycle, de 1871, no museu da ciência em Londres.
Velocípede Michaux de 1867 e Gout Bicycle, de 1871. Foto: André Schetino
Bicicleta Marston, de 1927, no museu da ciência em Londres.
Bicicleta Marston, de 1927. Foto: André Schetino.
Bicicleta Marston de 1927. Foto: André Schetino
Bicicleta Marston de 1927. Foto: André Schetino
Bicicleta de corrida Claud Butler, de 1950. Foto: André Schetino
Bicicleta de corrida Claud Butler, de 1950. Foto: André Schetino
Raleigh Chopper de 1978, e Mountain Bike de 1993. Foto: André Schetino
Raleigh Chopper de 1978, e Mountain Bike de 1993. Foto: André Schetino
Bicicleta dobrável Brompton, de 2000, no museu da ciência em Londres.
Bicicleta dobrável Brompton de 2000. Foto: André Schetino
Rover Safety Bicycle, de 1885, no museu da ciência em Londres.
Rover Safety Bicycle, de 1885. Foto: André Schetino

Espero que tenham gostado dessa visita virtual às bicicletas do Museu da Ciência de Londres. Um local que vale a pena ser visitado não só pelas magrelas, mas pelo interesse na história d ciência e da tecnologia.

E se você estiver planejando um passeio por Londres, pode conferir nossos outros artigos sobre bicicletas e cicloturismo na cidade, além de buscar por opções de hospedagem nos links abaixo:

Confira todos os nossos artigos sobre bicicleta em Londres, com passeios, dicas de bike shops e muito mais.

Confira opções de hospedagem em Londres.

 

DEIXE UMA RESPOSTA