Bontrager WaveCel: o novo sistema de proteção para capacetes que promete revolucionar o mercado

0
43
capacete bontrager wavecel

Estudos mostram que o sistema é 48x mais efetivo do que capacetes apenas com a tradicional espuma de EPS.

Desde o surgimento do ciclismo, a tecnologia não para de trazer novidades para o deixar esporte mais rápido e também mais seguro. E é justamente a segurança de ciclistas que a Trek promete melhorar com o lançamento do sistema WaveCel.

Desde os primeiros modelos de capacete de isopor, a tecnologia desse material se alterou um pouco. Pequenas mudanças no formato do capacete, mais ventilação, novos materiais para o casco, e a importante evolução para a espuma de EPS no forro. A última grande novidade foi o sistema MIPS, uma lâmina de material plástico que fica entre o forro e o casco do capacete.

Agora, a Trek promete revolucionar a tecnologia na fabricação de capacetes de ciclismo com o WaveCel. Vejamos as principais informações sobre o sistema divulgadas pela empresa.

O que é o WaveCel

WaveCel é uma estrutura de material celular colapsável (que pode achatar ou esticar) que reduz os efeitos dos impactos oblíquos na cabeça. Os impactos oblíquos são os impactos angulares causados por quedas em altas velocidades. Esses impactos são um grande problema no ciclismo, pois geram forças rotacionais que podem causar danos cerebrais.

Como funciona o WaveCel

No vídeo disponibilizado pela Trek você confere como o material funciona com diferentes tipos de impacto

Pesquisas, dados e resultados sobre a tecnologia

tecnologia capacete wavecel

Para o desenvolvimento da tecnologia foram necessários 4 anos de pesquisas feitas pelo Legacy Research Institute em Portland.

Os capacetes com WaveCel podem prevenir concussões em 99% do acidentes ciclísticos comuns e é 48 vezes mais efetivo que o capacete tradicional só com o forro em EPS.

Os resultados foram publicados em um estudo do Laboratório de Biomecânica do Legacy Research Institute. Os capacetes foram testados (com outros de outras marcas e sistemas de proteção) pela metodologia Virgínia Tech, que você pode conferir aqui.

A rede de WaveCel mede 15mm de espessura e adiciona 53 gramas aos capacetes.

Quanto custa um capacete com WaveCel?

bontrager wavecel

Os capacetes com a tecnologia já estão disponíveis no mercado.

No exterior, os preços variam entre USD 150 e USD 300, dependendo do modelo do capacete.

Aqui no Brasil os preços estão um pouco mais salgados: entre R$ 849 e R$ 1765.

Os atletas da equipe Trek Segafredo já vão começar a utilizar os capacetes com WaveCel na temporada de provas.

Você pode saber sobre a tecnologia WaveCel no site da Trek.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here