Cicloturismo: de Balneário Camboriú (SC) a Porto Alegre (RS)

0
13
Foto: acervo pessoal Cesar Augusto Sant'anna

Por César Augusto Sant’anna

1982 – Pedalando de Balneário Camboriú a Porto Alegre (aventura)

Eu, Cesar Augusto Sant’Anna(gaúcho), aos 15 anos, já estava numa fase de fazer aventuras em praias vizinhas a Balneário Camboriú/SC (onde parte da família morava). Então dessa vez me despertou mais uma brilhante ideia: foi a de ir de Balneário Camboriú /SC a Porto Alegre/RS pedalando de bicicleta…

Estava procurando “algo mais”, além de ficar pedalando somente ali até as praias vizinhas, em Balneário Camboriú. Para mim, o principal agora era querer experimentar a sensação de estar me aventurando “um pouco” mais longe de casa… Aproveitei que tínhamos um apartamento em Porto Alegre e, com meus dois irmãos morando lá, além de outros parentes e decidi ser nessa direção que eu iria. Comecei logo a me concentrar por alguns dias e a estudar detalhadamente nos mapas como faria essa aventura…

Uma bicicleta Monark de 10 marchas eu já tinha, uma barraca para duas pessoas também, mochila grande também e o dinheiro básico também; quanto à disposição e o espírito aventureiro, estes estavam sobrando…

Esperei dar uma época de tempo seco e mesmo sem ter bagageiro na bicicleta dei a minha “louca”, mas confiante partida carregando tudo nas costas (acho que não é nem preciso dizer o que uma mãe pensa de um filho numa hora dessas)…

Resolvi então fazer em duas etapas, a primeira foi de um dia: Balneário Camboriú/Florianópolis (81 km), onde eu dormi no centro, no apartamento do meu amigo; já no outro dia, resolvi começar a segunda etapa: 476 km- Florianópolis/SC a Porto Alegre/RS…

A cada dia que passava, após pedalar(se possível em acostamento e sem pressa), eu armava a barraca num dos matos fechados na beira da estrada e descansava; deu uma média de 95 km por dia, ou seja, durou mais cinco dias e, graças a Deus, sem chuva alguma…

Uma das melhores sensações foi a do último dia, ao sair da BR-101 e entrar pedalando na estrada “Freeway”, que liga o litoral a Porto Alegre. Eu agora já podia sentir a emoção aumentar a cada km, principalmente quando foi possível avistar ao longe os enormes prédios de Porto Alegre; eles foram se aproximando, aproximando, aproximando… Até que cheguei na bendita cidade desejada e, logo a seguir, no nosso apartamento maravilhosamente bem. Foi uma “louca”, mas bela aventura e bela vitória concluída, após 557 km em 6 dias…

Balneário Camboriú
Balneário Camboriú. Foto: acervo pessoal Cesar Augusto Sant’anna


ATÉ ONDE VOCÊ FOI É O MAIOR BANCO DE HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS SOBRE A BICICLETA E O CICLISMO DA INTERNET BRASILEIRA. PARA CONHECER O PROJETO, ENVIAR A SUA HISTÓRIA E CONCORRER A PRÊMIOS BASTA CLICAR AQUI


COMPARTILHAR
Artigo anteriorCicloturismo: do Chuí (RS) a Montevideo (URU)
Próximo artigoAté Onde VOCÊ Foi: coletânea de pequenas histórias nº 2
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga - e premia - histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike, os treinos e competições, a descoberta de uma nova forma de se locomover pela cidade... O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores e concorrer a prêmios? Acesse ateondedeuprairdebicicleta.com.br/voce e participe!

DEIXE UMA RESPOSTA