Cicloturismo em Portugal: 3 roteiros imperdíveis para sua viagem de bike

0
1023

Publieditorial – A partir de uma parceria com a Top Bike Tours Portugal estamos trazendo esse post especial com 3 roteiros de cicloturismo em Portugal. Espero que gostem do material que preparamos pra você!

Conhecer outro país de bicicleta é uma experiência única. A cada dia, cicloturistas iniciantes ou experientes buscam aliar o turismo com a liberdade em duas rodas. E como aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta trazemos sempre os melhores destinos e dicas, hoje vamos te apresentar 3 roteiros lindos de cicloturismo em Portugal.

3 motivos para fazer cicloturismo em Portugal

cicloturismo em portugal
Cicloturismo em Portugal: roteiro Porto- Santiago de Compostela. Foto: Darren Alff

Mercado aquecido e com ótimos serviços: Em 2018 Portugal foi eleito pelo segundo ano consecutivo como “Melhor Destino do Mundo” pelo Worlds Travel Awards. A escolha foi feita pelos profissionais do setor e equivale ao “Oscar” do turismo mundial.

Facilidade de comunicação: claro que isso não é uma barreira para uma cicloviagem. Mas estar em um país onde falam a sua língua te dá mais segurança, além de permitir boas conversas e trocas de experiências com os habitantes da região.

Paisagens de tirar o fôlego: e não é porque você está cansado de pedalar! Portugal possui lindas paisagens naturais aliadas a um patrimônio histórico e culturalde rara beleza.

Quer conferir? Então olha só os roteiros que separamos pra você!

3 roteiros imperdíveis de cicloturismo em Portugal

Roteiro de Cicloturismo em Portugal: Porto – Santiago de Compostela

Duração: 7 dias

Nível de dificuldade: Fácil a moderado

Distância: +- 278km com 4121m de subida acumulada

Dia 1 – Recepção no Porto.

A viagem começa com um belo passeio (de bike ou a pé) pelo Porto, Patrimônio da Humanidade e Capital da Cultura e Turismo.

Hora de apreciar a arte, tradição e cultura portuguesa. Você vai conhecer o Centro Histórico e famosos pontos , como o magnífico Palácio da Bolsa, as igrejas de azulejos azuis e brancos e muito mais.

Dia 2 – Porto – Esposende (60 km)

cicloturismo em Portugal
Foto: Darren Alff

Saindo do Porto começaremos a nossa viagem em direção a Esposende, uma cidade à beira-mar localizada na região Norte.

Dia de curtir as paisagens à beira-mar e pequenas “rivieras portuguesas” até chegar Esposende, uma cidade medieval.  O caminho passa por vilas de pescadores (Póvoa de Varzim), onde podemos ver as antigas tradições da pesca e saborear esta famosa gastronomia. 

Dia 3 – Esposende – Caminha (50 km)

cicloturismo em Portugal
Foto: Darren Alff

Chegaremos em Viana do Castelo, outra cidade à beira-mar de grande importância durante os Descobrimentos. Aqui foram desenvolvidos os navios que partiram para o Brasil, Índia, África e outras colônias portuguesa durante os séculos XIV-XV.

Depois o pedal segue para Caminha, conhecida pelas belas paisagens nturais e verdes, com cachoeiras, prais e camping. Lá também se encontra o delta do rio Minho, uma paisagem de encher os olhos.

Dia 4: Caminha – Baiona (40 km)

cicloturismo em Portugal
Foto: Darren Alff

Neste dia entraremos em território espanhol, seguindo ate Baiona, cidade de raízes romanas que cresceu em direção ao litoral. 

Dia 5: Baiona – Pontevedra (57 km)

cicloturismo em Portugal
Foto: Darren Alff

Sempre seguindo pelo litoral, o quinto dia de pedal segue até Pontevedra. Com uma paisagem litorânea de encher os olhos, o destaque do dia fica com a cidade de Arcade e suas famosas ostras.

Dia 6: Pontevedra – Caldas de Reis (26 km)

Caldas de Reis é uma província pertencente a Pontevedra. Com uma rica herança cultural, a cidade possui ótima gastronomia, e você poderá experimentar as empanadas de lampreia e o tradicional pão espanhol.

Dia 7: Caldas de Reis – Santiago de Compostela (40 km)

Dia de chegar a Santiago de Compostela, um dos destinos de peregrinação mais famosos do mundo! A chegada será na praça do Obradoiro, onde você avistará a Catedral onde estão localizados os restos mortais do apóstolo Thiago.

Momento de fé e realização pessoal nesse roteiro especial de cicloturismo em Portugal.

Roteiro de Cicloturismo em Portugal: Costa da Prata

cicloturismo em portugal costa da prata
Foto: Top Bike Tours Potugal

Duração: 7 dias

Nível de dificuldade: Fácil

Distância: +- 243 km

Dia 1 – Recepção no Porto

O primeiro dia será para aproveitar o Porto, importante cidade reconhecida como  Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996. Uma visita guiada pela cidade vai te apresentar toda a sua arte e tradição presente nos mais diversos pontos turísticos.

Dia 2 – Porto – Furadouro ( 47 Km)


Foto: Top Bike Tours Portugal

Sairemos do Porto pela famosa Ponte D. Luis I e pedalaremos até a cidade de Vila Nova de Gaia, no lado sul do rio Douro. O pedal segue até a cidade de Espinho, famosa pelo seu peixe fresco.

Seguindo na linha do pedal gastronômico, passaremos por Ovar, onde não se pode deixar de provar o famoso pão-de-ló. Também passaremos pela a famosa Capela dos Passos, que é classificada como Monumento de Interesse Nacional e muitos mais exemplos dos azulejos típicos portugueses, não só nas fachadas de edifícios públicos, como também em casas de propriedade privada.

Dia 3 – Furadouro – Aveiro ( 45 KM)

cicloturismo em portugal
Foto: Top Bike Tours Portugal

Nossa rota costeira segue por estradas secundárias passando por várias aldeias de pescadores, incluindo Torreira, com um lindo trecho de praia. Passaremos também pela reserva natural das Dunas de São Jacinto e atravessaremos de balsa até Aveiro, destino do dia. Lá se pode visitar o Mosteiro de Jesus, observar os azulejos da estação de comboio e fazer um passeio de barco pela Ria de Aveiro.

Dia 4 – Aveiro  –  Praia de Mira (40 Km)

cicloturismo em Portugal

Foto: Top Bike Tours Portugal

O percurso do dia leva até Ílhavo, localidade de Vista Alegre, conhecida pela fabricação portuguesa de porcelana. Pode-se apreciar a paisagem fantástica da famosa Costa Nova do Prado, onde as praias estão interligadas com as fazendas rurais, criando um ambiente único, como os antigos palheiros que embelezam a paisagem.

Dia 5 – Praia de Mira – Figueira da Foz ( 50 Km)

cicloturismo em portugal

Foto: Top Bike Tours Portugal

Dia de descobrir as belezas de locais pouco explorados, como a bela Lagoa Barrinha. A paisagem se transforma indo da beira mar, passando por muitas dunas até a lagoa e as florestas aromáticas de pinho. A Rainha da Costa de Prata, Figueira da Foz, é o destino do dia. É aqui que o belo Rio Mondego se junta ao Oceano.

Dia 6 – Figueira da Foz – Coimbra ( 55 Km)

cicloturismo em portugal
Foto: Top Bike Tours Potugal

Nosso último dia de pedal se afasta do mar, continuando ao longo do rio Mondego até chegar em Coimbra. Cidade famosa pela sua Universidade, a mais antiga de Portugal, e uma das mais antigas da Europa. Ao longo do tempo Coimbra moldou a sua imagem para se tornar a conhecida “Cidade dos estudantes “.

Dia 7 – Transfer para o aeroporto

Roteiro de Cicloturismo em Portugal: Norte de Portugal

cicloturismo em Portugal
Melgaço. Foto: Top Bike Tours Portugal

Duração: 7 dias

Nível de dificuldade: Fácil

Distância: +- 152km com 1894m de subida acumulada

Dia 1: Melgaço – Valença (43 km)

Cicloturismo em Portugal

Foto: Top Bike Tours Portugal

Esta linda viagem de bike inicia-se ao lado do Rio Minho, em Melgaço. O pedal segue por vários caminhos ao longo do Rio, acompanhados sempre pela Espanha na outra margem.

O dia de pedal termina em Valença, cidade histórica situada na fronteira com a Espanha, separada pelo belo Rio Minho, e cercada por muralhas no topo de uma colina.

Dia 2: Valença – Caminha (30 km)

cicloturismo em Portugal
Foto: Top Bike Tours Portugal

Saindo de Valença e continuando à beira do rio Minho até chegar em Caminha, uma cidade de fronteira fortificada onde se travaram várias batalhas entre Portugal e Espanha.

Caminha é muito conhecida pelo seu patrimônio natural. Com belas áreas verdes, cachoeiras, praias e campings, além da Praia “Modelo”, um dos destinos favoritos dos famosos em Portugal.

Dia 3: Caminha – Viana do Castelo (25 Km)

cicloturismo em Portugal
Foto: Top Bike Tours Portugal

Dia de pedal com vista para o Atlântico até Viana do Castelo, uma das mais belas cidades costeiras do norte de Portugal. Viana teve uma enorme importância para Portugal na Época dos Descobrimentos e mais tarde com a pesca do bacalhau. Lá foram construídas os navios que partiram para o Brasil, índia e África nos séculos XIV e XV.

Dia 4: Viana do Castelo – Ponte de Lima (26 Km)

cicloturismo em Portugal

Foto: Top Bike Tours Portugal

Neste dia o caminho volta ao interior de Portugal, com a companhia do rio Lima. O destino do dia é Ponte de Lima, cidade rústica que reúne beleza e história. Datada de 1125, é a mais antiga aldeia portuguesa. A ponte sobre o rio Lima foi construída pelos romanos no século I, sempre foi um lugar de passagem para os peregrinos que iam a Santiago de Compostela.

Dia 5: Ponte de Lima – Ponte da Barca (18 Km)

cicloturismo em Portugal

Foto: Top Bike Tours Portugal

Dia de pedalar de Ponta a Ponte. Continuamos ao longo do rio Lima, agora com destino a Ponte da Barca, um município montanhoso com o rio Lima fluindo ao longo da margem esquerda, tendo metade do território no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Em Ponte da Barca, a ponte ocupa uma posição relevante, pois é uma das mais importantes pontes medievais em Portugal, que remonta à primeira metade do século XV.

Dia 6 – Arcos de Valdevez (dia extra) – 28 Km

cicloturismo em Portugal

Foto: Top Bike Tours Portugal

Esse roteiro apresenta um dia extra pedalando até Arcos de Valdevez, que exibe uma bela harmonia entre a área natural protegida e a vida cotidiana das pessoas que ocupam estas terras.

Sua paisagem constitui o Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, onde as colinas e vales estão em harmonia com a cidade:  Castelos, igrejas, torres, pontes, eremitérios e vestígios de Civilizações antigas, tudo aqui pode ser descoberto.

Dia 7 – Partida

Quer fazer um desses roteiros?

Os 3 roteiros de cicloturismo em Portugal que apresentamos aqui são oferecidos pela Top Bike Tours Portugal, nossa parceira neste conteúdo. Para informações sobre preços e datas basta clicar aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here