Cicloturismo: Faça sua primeira viagem de bicicleta

18
1299

atualizado em 23/11/2016

Pensei em escrever esse texto sobre o planejamento e a execução de viagens de bicicleta logo após uma viagem de bicicleta, pela Estrada Real, em 2012. Afinal, as viagens são um ótimo momento para reflexão.

Se você planeja fazer a sua primeira viagem de bicicleta, talvez esse texto funcione como um incentivo, o empurrãozinho que faltava para suas primeiras pedaladas no cicloturismo. Se você já viajou ou viaja de bike frequentemente, pode dividir conosco suas experiências e opiniões sobre esse assunto.

Minha Caloi Citytour embarcando para Araxá (MG) em 2010

A mensagem principal é a seguinte: Viajar de bicicleta exige sim planejamento, mas fundamentalmente, exige ação!

Digo isso porque vejo muitos conhecidos planejando e planejando, buscando condições mais do que ideais para as viagens, os melhores equipamentos, tentando cobrir todas as possibilidades de imprevistos, mas na hora H, a viagem não acontece.

Ou ainda, pessoas que planejam grande viagens, fazem grande projetos e roteiros. Treinam, se preparam muito pra isso, mas, por algum motivo, não conseguem realizar a viagem.

Não se trata de uma crítica, apenas uma constatação. O passo entre o planejamento e a realização de uma cicloviagem pode ser realmente difícil, pois envolve expectativas, medos, dúvidas e muito mais.

Digo isso com conhecimento de causa, pois sou exemplo do que falo. Conheci o cicloturismo no ano de 2004, e desde então já sonhava com minhas viagens de bicicleta. Tinha uma boa bike, bom condicionamento, mas só fui fazer minha primeira viagem de bicicleta 5 anos depois, em 2009.

Eu tinha grandes projetos: sonhava com a Estrada Real, mas tinha que fazê-la completa. Depois quem sabe pedalar por todo litoral brasileiro, atravessar as Américas, pedalar 2 anos na Europa, libertar meu espírito aventureiro! Como era bom sonhar com tudo isso!

Estrada para Sacramento (MG)

Mas nada disso saiu da cabeça, e nem do papel. As demandas do trabalho, da vida, o cotidiano ia pouco a pouco me fazendo colocar esses sonhos em 2º plano. Demorou bastante, 5 anos, e só em 2009, aproveitei uma viagem de trabalho para cicloviajar por 4 dias.

primeira viagem de bicicleta: parnaiba a jericoacoara
Minha primeira viagem de bicicleta: de Parnaíba (PI) a Jericoacoara (CE) em 2009

Pronto! Estava finalmente vencido o desafio! Era mais simples do que eu pensava! E a primeira coisa que veio na minha cabeça foi:

Por que não tinha começado antes?

Viajar de bicicleta é pra mim uma curtição sem tamanho. Desde esse dia, em 2009, quando estou viajando ou terminando uma cicloviagem tenho uma satisfação tão grande, e sempre me pergunto: “por que demorei tanto a pegar estrada com minha bicicleta?”

Mas sem ressentimentos! Minha grande viagem agora é curtir cada momento que estou pedalando. E a maior viagem do cicloturismo é justamente a viagem interior. Acreditem, isso não é um clichê.

E depois da primeira viagem de bicicleta?

Desde 2009, viajo de bicicleta uma vez por ano. Planejo sempre, e vou no tempo que tenho, com os materiais que tenho, do jeito que posso, sozinho ou acompanhado.

Todas as minhas viagens estão aqui no blog. Você pode conferir clicando nos links abaixo:

 2009 –De Parnaíba (PI) a Jericoacoara (CE)

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-cicloturismo-02

 2010 – Encontro Nacional de Cicloturismo em Sacramento (MG)

cicloturismo-araxa-juaguara

 2011 –Encontro Nacional de Cicloturismo em Santa Maria Madalena (RJ)

encontro-cicloturismo-madalena

 2012 –Estrada Real – Caminho do Ouro

... mas com belas paisagens!

 2013Cicloturismo na Itália – Região da Puglia 

Cicloturismo na região da Puglia - Itália

 2015 – De Caxambú (MG) a São Bento do Sapucaí (SP) 

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-cicloturismo-caxambu

 2016 – Cicloturismo na Itália – Região da Emilia Romagna 

Ciclistas na República de San Marino.

Como fazer a primeira viagem de bicicleta?

E agora é a sua vez não é mesmo? Faça sua primeira viagem de bicicleta! Planeje sim, se organize, e fundamentalmente, coloque o pedal na estrada!

No que depender do planejamento, conteúdo e informação, pode contar comigo. Aqui no blog temos muito material: ebooks, posts e até cursos para você que deseja entrar para o mundo do cicloturismo e fazer a sua primeira viagem de bicicleta. Temos também uma infinidade de roteiros para você se inspirar a pedalar, seja no Brasil ou no exterior.

Um bom começo é baixar o nosso Guia para Viajar de Bicicleta – Volume 1 e se inscrever no nosso Boletim Mensal. Nele os assinantes recebem conteúdo sobre cicloturismo, para ajudar a fazer a sua primeira viagem de bicicleta, ou mesmo a aprimorar o planejamento e o treinamento se você já é um cicloturista experiente.

E não se esqueçam de entrar em contato contando como foi a sua primeira cicloviagem! Adoramos saber que inspiramos os leitores a entrar para o mundo das viagens de bike. Conte pra gente a sua história. Ela pode ser publicada aqui no blog!

18 COMENTÁRIOS

  1. pedalo mesmo desde 2005, quando me mudei de londrina para curitiba e sempre sonhei em ir a londrina no pedal e depois de anos finalmente vai rolar, se o mundo nao acabar em 21.12.2012, em janeiro.2013. Sonho com essa viagem todo santo dia. Vai eu e um amigo. Estamos planejando e nos preparando para isso.
    No decorrer, vou innformando como anda tudo.
    Boas pedaladas…
    Aquele

  2. Valeu Daniel! Ótimas pedaladas pra você cumpadre! Vai se sentir realizado já no momento da sua primeira pedalada rumo a sua aventura… Grande abraço!

  3. Galera,espero completar meus 50 anos em uma cicloviagem,saindo de Ouro Preto até Paraty,pela Estrada Real. Espero escolher bem a data para não pegar muita chuva. Se tiver alguém que tenha um canal de guia para esse caminho,favor me avise. Devo ir na época de carnaval em 2013. Tenho uns 15 dias para fazê-lo,vou tranquilo e me divertindo. Tenho apoio e uns loucos que querem ir também. Já iniciei minha preparação física(falta tirar o buchinho). Mas estou bem tranquilo.

  4. Fiz minha primeira viagem de bike em dezembro de 2012. Pedalei de Recife a Exu, terra de Gonzagão. Saí no dia 6 e cheguei no dia 12, um dia antes do centenário de Luiz Gonzaga. Foram 645km! Comecei a planejar a viagem no início de julho do ano passado. Como não tinha experiência em viajar de bike, procurei me cercar de cuidados e dicas. Acessei vários sites que tinham listas do tipo “o que levar numa cicloviagem”. Logicamente não levei tudo ou segui a risca nenhuma lista. Filtrei as informações e fiz minha própria lista levando em consideração a viagem que teria pela frente (mais de 600km de muito asfalto e sol na cabeça). Tive que ouvir muita coisa do tipo “vai ser assaltado”, “tu é louco?”, “o sertão é muito violento”, etc… Tive que trabalhar meu psicológico para não me deter com todo o pessimismo de algumas pessoas. Por outro lado, muitas pessoas me incentivaram. Antes da viagem sair do papel, eu vivia contando os dias para que ela chegasse logo, mas, à medida que a data da viagem foi chegando, bateu um misto de ansiedade e preocupação… No final das contas, a viagem foi um sucesso, Graças a Deus!!! Não tive nenhum problema, a não ser três furos num mesmo dia! Foram dias maravilhosos… como o blogueiro diz “é uma viagem interior”. As vezes vc pensa em desistir, pensa que não precisa fazer aquilo, etc… são os receios, os medos, os fantasmas tentando minar tua confiança! Não desista! Faça um bom planejamento (não precisa ser um planejamento para lançamento de um foguete ao espaço), mas é bom planejar sim! Mesmo com um bom planejamento, é bom estar pronto para imprevistos, encare com naturalidade, faz parte da vida!
    No mais, como não largo minha fé, levo comigo Cristo no coração e nos meus pensamentos!

    Que Deus abençoe a todos!

    A viagem está registrada no meu blog: http://www.pedalsolepoeira.blogspot.com.br

  5. Bom dia. O comentário que você fez em relação aos amigos que planejaram sair para uma viagem de bike e nunca saíram está acontecendo comigo. Mas não vou desistir.
    Li sua história e achei bacana. Mais um incentivo.

  6. Fiz a primeira em janeiro de 2013 de Valença para Visconde de Mauá-RJ. Foi épica, saí de Valença às 5 da manhã e cheguei em Mauá às 5 da manhã do dia seguinte, 24hs depois!!!!

  7. Concordo plenamente com os seus comentários sobre a primeira cicloviagem. Vejo muita gente que fica só no projeto. Anualmente também faço a minha cicloviagem, gosto muito da Estrada Real e do Caminho da Fé. Qdo comento que fiz um dos dois circuitos as pessoas me olham e comentam como se eu tivesse atravessado o universo, dizem sobre preparo físico, segurança, equipamentos e tudo o mais. Vejo que por traz disto realmente existe uma insegurança muito grande da pessoa com relação a sua própria vida. A maioria das pessoas que ensaia mas não sai são pessoas que ensaiam muito na vida e não fazem acontecer. Então vejo que, durante uma cicloviagem, ou qualquer outra viagem desta envergadura, a pessoa, depois que coloca em prática o plano, também muda sua postura em relação a sua própria vida.

  8. Cicloturismo é assim meu amigo, tem que planejar com certeza, mas tem ser meio louco tbm kkk. Fiz minha primeira viagem em 2013 foi 193km, de Curitiba ate trevo do relogio indo pra Guarapuava Pr show de bola, esse ano fiz de Guarapuava-Pr ate Antonina- Pr pela Serra da Graciosa com duas pernoites uma em Palmeira-Pr outra em Curitiba,jamais vou esquecer essa viagem mesmo pq depois subi de trem de Morretes-Pr ate Curitiba muito bom mesmo. O correto é vc não ficar se enrolando, faça o planejamento pega as e partiuuuuu!!! Agora quero fazer o circuito europeu em Sc diz que excelente esse vou fazer com certeza.

    Partiu em Janeiro pra lá!!!

  9. E AMIGO SENTI NA PELA.ESSE DESEJO PELO CICLOTURISMO..DEMOREI PARA TOMAR CORAGEM..E QUANDO ME PREPARAVA PARA COMPLETAR MEUS 60 ANOS DE IDADE..DECIDI FAZER MINHA PRIMEIRA VIAGEM DE CICLOTURISMO..NÃO FOI MUITO LONGE, MAS SAI DE CASA CARREGADO COMO SE FOSSE FAZER UMA VIAGEM TIPO PATAGONIA.KKKK MUITO PESADO MESMO..MAS FUI E VOLTEI BEM ..COMEMOREI MEU NIVER… FOI MUITO LEGAL… E AGORA DESDE JUNHO VINHA ME PREPARANDO MINHA PROXIMA VIAGEM JA BEM MAIS LONGA..O QUAL SERIA UMA VIAGEM MUITO LINDA .. E QUE AINDA VOU REALIZAR..MAS FUI PEGO DE SURPRESA, COM A DOENÇA E MORTE DE MINHA SOGRA…A QUAL QUE TIVE QUE APOIAR MINHA ESPOSA..MAS ESPERAR ABAIXAR ESSA POEIRA..E AI SIM FAREI MAIS ESTE PASSEIO PARA INCLUIR EM MEU CURRICULUM…..POIS ATE VAI ME FAZER MUITO BEM…E COM FAÇO MEU CICLOTURISMO E MINHA ESPOSA SEMPRE VAI JUNTO DE CARRO MAS ME AGUARDA NO LOCAL NO FIM DO DIA… DA PEDALADA….E VAMOS LA CICLOTURISMO…ABRAÇO..E BOA PEDALADA A TODOS.

  10. pedalo a anos em porto alegre, a 14 anos p ser mais exato. sempre quis sair por aí p pedalar, nao tinha experiencia em viajem. este ano surgiu a oportunidade e eu nao exitei: em pleno sabado de carnaval arrumei minha velha sundow top hill e parti rumo a bacupari, 125 km de porto alegre. o destino final seria sao simao, mais 70 km depois de bacupari , onde fiquei acampado por 2 noites. ja conhecia bem o caminho, trecho misto, maioria asfalto e uns 15 km de chao batido e areia de praia. sei que nao foi uma grande viajem, mas temos que começar de alguma forma. ja estou planejando outras viajens, mas tenho que planejar tudo sozinho porque nao tenho parceria. mas foi uma experiencia espetacular, e posso dizer a quem tem vontade e nunca foi por algum motivo , que ciloque a bike na estrada e siga em frente! um abraço.

  11. Olá boa noite estou planejando a primeira viagem de bicicleta julho de 2016 Cuiabá MT a Paranavaí PR eu e meu pai

  12. Circuito europeu minha amiga Susi fez e garante que é NOTA 1000. Eu também quero realizar,tomara Deus, lá pelo segundo semestre 2016. Vamos Nessa!!!

  13. Amanhã farei minha primeira viagem de pedal. Vou de Curitiba a Morretes, o caminho que farei é de em torno de 94 km, acredito que já seja um bom começo pra quem esta acostumado a andar somente dentro da cidade. Estou a meses convencendo os panacas que andam comigo a encarar essa. Iremos descer a serra da Graciosa, espero que minha magrela não desmonte por conta dos paralelepípedos… hehehehe… Abraço a todos.

  14. Alguem poderia me ajudar? Tenho um sonho de ir de Jundiaí-SP (onde moro) até Porto de Galinhas-PE

    Entao, queria ir pela costa litorânia alguem sabe o melhor caminho/estradas a pegar, tipo um mapa!? AJUDARIA MUITO!! Obg desde ja

  15. Olá Pedro, obrigado por sua mensagem!
    Veja, a primeira coisa que devemos fazer quando queremos começar a fazer cicloturismo é se informar! Aqui no Blog temos ótimos materiais gratuitos que são um bom começo pra você descobrir o que precisa com relação ao planejamento e ao treinamento. Veja nos links abaixo:
    Guia para Viajar de Bicicleta Volume 1
    Guia para Viajar de Bicicleta Volume 2
    Só aí já são 80 páginas com muita informação. Além disso, sugiro assinar o nosso Boletim Mensal, onde enviamos novidades do blog aos inscritos.
    Espero ter ajudado nesse início. Um abraço e boas pedaladas!

  16. QUERO FAZER UMA VIAGEM DESSA. MAIS NÃO QUERO IR SOZINHA.
    ALGUÉM CONHECER PESSOAS QUE FORMA GRUPO, PARA FAZER ESSA VIAGEM??

  17. Olá Gláucia, obrigado por seu comentário. Temos alguns canais na internet que costuma reunir cicloturistas, É possível encontrar pessoas com objetivos comuns de viagens por lá. Tente o grupo Cicloturismo Brasil no Facebook e a lista de emails do clube de cicloturismo do Brasil.
    Um abraço e boas pedaladas,

DEIXE UMA RESPOSTA