Cicloturismo: Pedalando no Circuito do Piraí (SC)

0
647

Por Felipe Simões da Matta

Em um belo (e quente) dia de primavera minha esposa Patricia e eu realizamos o pedal do Circuito do Piraí.

Na área rural da cidade de Joinville/SC encontra-se o Circuito do Piraí de Cicloturismo. Um Circuito de 40 km, com um traçado planejado e demarcado a cada 5 km com placas.

O planejamento e organização do circuito são muito bons, tendo o seu início e chegada no Pórtico de Joinville (Moinho da Expoville). Sentimos, porém, que o circuito está um pouco esquecido pelo atual governo do município, com falta de divulgação e material impresso, antes existente.

O Circuito do Piraí

O circuito está localizado em uma bela paisagem, com muitas plantações de arroz, aos pés da Serra do Mar. Durante o trajeto observam-se muitas casas no estilo enxaimel (construções típicas dos colonizadores alemães). Fotografamos algumas casas, e conversamos com os seus moradores, que se enchem de orgulho com os elogios à conservação das belas construções.

Já na primeira parte do percurso encontra-se uma ponte coberta, em estilo colonial. No percurso existem alguns riachos como boas opções para se refrescar em dias de calor.

Circuito do Piraí
Foto: acervo pessoal Felipe Simões da Matta

Praticamente todo o trajeto é plano, com exceção da chamada serrinha, que de “inha” não tem nada. Mas com uma dose de ânimo extra foi possível superar. E assim como em outras das grandes subidas, quando acaba, vêm alguns Km sem precisar pedalar.

Neste circuito existem algumas rotas alternativas. Escolhemos esticar um pouco o roteiro em uma rota alternativa para o Salto do Piraí. Neste trecho costeamos um riacho durante alguns quilômetros, sendo acompanhados pelo relaxante som de águas correntes. Chegamos a uma propriedade próxima ao Salto do Piraí onde pudemos visitar uma belíssima cachoeira, e é claro, descansar.

Concluímos o dia de pedal com 72 Km pedalados, com belas paisagens e prazerosas vivências que ficarão na memória. Recomendamos o circuito, em especial para cicloturistas, de nível intermediário e avançado, que pretendem realizar um cicloturismo rural com duração de 1 dia.

Nota do blog: para hospedagens na região de Joinville, clique aqui.

Confira mais belas fotos do roteiro:

Circuito do Piraí
Foto: acervo pessoal Felipe Simões da Matta
Circuito do Piraí
Foto: acervo pessoal Felipe Simões da Matta
Circuito do Piraí
Foto: acervo pessoal Felipe Simões da Matta

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCicloturismo: de Santana do Livramento (RS) a São Grabriel (RS)
Próximo artigoCicloturismo na França: de Montpellier a Dijon
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike e muito mais. O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores? Basta enviá-la para contato@ateondedeuprairdebicicleta.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA