Atualizado em 03/12/2017
Essa dica é pra quem tem carro e gosta de levar a bike para trilhas ou passeios. Nesse post vou explicar como transportar bicicleta no carro seguindo as leis de trânsito.
Além disso, separei também 3 maneiras mais populares de levar a bike. É só escolher a que melhor atende suas necessidades e fazer da bike sua companheira de viagem!
Ah, e se estiver procurando racks para bicicleta, temos um post guia bem completo aqui no blog. É só clicar e conferir.
Transportar bicicleta no carro: o que diz a lei
A resolução do Contran para transporte de bikes foi atualizada em 2016. Separamos mais abaixo a resolução.
O mais importante é que a bicicleta não pode tampar a placa do veículo, as luzes traseiras, e também não pode ultrapassar as laterais do carro.
Confira abaixo:
Resolução
CONTRAN nº 589/16
– 588/16 – Altera a Resolução n. 552/15 (amarração no transporte de cargas);
589/16 – Altera a Resolução n. 349/10 (transporte de carga e bicicleta nas partes externas), passando a exigir, além de segunda placa traseira, quando encoberta, também régua de sinalização se as luzes traseiras estiverem obstruídas.
Art. 1º O art. 4, da Resolução CONTRAN nº 349, de 17 de maio de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 4° Nos casos em que o transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, quer seja da sinalização traseira do veículo, quer seja de sua placa traseira, será obrigatório o uso de régua de sinalização e, respectivamente, de segunda placa traseira de identificação fixada àquela régua ou à estrutura do veículo, conforme figura constante do anexo II desta Resolução.
•1° Régua de sinalização é o acessório com características físicas e de forma semelhante a um para-choque traseiro, devendo ter no mínimo um metro de largura e no máximo a largura do veículo, excluídos os retrovisores, e possuir sistema de sinalização paralelo, energizado e semelhante em conteúdo, quantidade, finalidade e funcionamento ao do veículo em que for instalado.
3 Formas de transportar bicicleta no carro
Essa regulamentação é a base para as dicas de transporte a seguir. Apresentamos as formas mais comuns utilizadas, sempre feitas dentro da lei! Vamos a elas
1 – Suporte para bicicletas atrás do carro
São os modelos vistos com maior frequência, disponíveis para todos os tipos de carros. Deve-se tomar 2 cuidados básicos:
- primeiro, proteger as bicicletas (panos, espuma, plástico bolha…) para que as mesmas não fiquem em contato durante o transporte, evitando arranhões e choques.
- Em segundo lugar, atenção também para a visibilidade da placa do carro, que não pode ser atrapalhada pelas bicicletas. Abaixo um modelo que leva até 3 bicicletas.
2 – Bicicletas em cima do carro
Minha maneira preferida de transportar as bikes. Não precisamos nos preocupar com possíveis adaptações para a visibilidade da placa, além de evitar danos às bikes no caso de uma indesejada batida na traseira do carro. Outro ponto positivo é que as bicicletas ficam melhor acomodadas, mais distantes uma das outras evitando arranhões. Alguns modelos podem levar até 3 bicicletas. Repare na foto que alguns levam as bikes “inteiras”, enquanto em outros elas devem ter as rodas dianteiras retiradas e acopladas ao bagageiro pelo sistema de blocagens.
Observação: muita atenção se você escolher carregar as bicicletas em cima do carro. Não se esqueça das bikes ao passar pelo portão da garagem, estacionamentos de shoppings, lojas etc. Fique atento à “nova” altura do seu carro com as bikes em cima.
3 – Trailer ou carretinha acoplada
Outro sistema que requer um pouco mais de investimento. Bom para quem tem muitas bicicletas, ou pra quem utiliza a carretinha para transportar outras coisas. Existem diversos modelos de carretinhas. Abaixo uma foto, que mostra a necessidade de acomodar, fixar e protegem bem as bicicletas para evitar arranhões e danos às bicicletas.
Transportar bicicleta no carro: dicas de racks
Aqui no blog temos um Post Guia bem completo sobre racks para bicicleta. Nele falamos de todos os modelos, explicando as vantagens de cada um. É só clicar e conferir.
E se quiser pesquisar preços e modelos atualizados, basta clicar nos links abaixo:
- Preços de racks para bicicleta na Netshoes
- Preços de racks para bicicleta na Centauro
- Preços de racks para bicicleta no Walmart
- Preços de racks para bicicleta na Americanas
Espero que esse post tenha te ajudado a escolher a melhor forma de transportar bicicleta no carro. Se você gostou e acha que esse conteúdo pode ajudar mais pessoas, compartilhe com os amigos nas suas redes sociais.
Um abraço e boas pedaladas!
tenho um cross , queria saber se tem suporte trasseiro pra ele
Não é possível ter duas placas lacradas. O DETRAN não permite isso.
Olá Allan
Muito obrigado por seu comentário e sua informação. Já corrigimos no texto ok?
Um grande abraço e boas pedaladas!
Como não é possível ter duas placas lacradas?? Tanto é possível como usamos nos veículos duas placas lacradas.
E mais: no caso de reboques e suportes estes devem ter a terceira placa adicional. (suporte de bike também entram nessa pois alguns modelos possuem suporte para mais uma placa e esta também deve ter o lacra do Detran).