Conheça o Ciclismo Artístico

0
405
Imagem: womenscycling.ie

O ciclismo artístico é uma modalidade que faz parte da categoria Indoor, reconhecida pela União Ciclística Internacional, e que consiste na realização de apresentações em cima da bike. Podendo ser feita solo, por duas pessoas ou até equipes de quatro atletas, a modalidade lembra muito a patinação artística no gelo e a ginástica solo.

Apesar de não ser muito difundido no Brasil, o ciclismo artístico é um esporte popular na Alemanha, com uma média de 10 mil atletas registrados, e tem ganhado espaço em alguns outros países europeus, como Suíça, Áustria e Holanda. O Japão também tem garantido destaque nas últimas competições.

Imagem: womenscycling.ie
Imagem: womenscycling.ie

Características da competição

No ciclismo artístico as competições são realizadas em quadras de 14 m x 12 m e cada apresentação dura seis minutos. As músicas que acompanham os atletas são preparadas para esse tempo, e elas desempenham um papel de guia importantíssimo nas apresentações. Os competidores precisam de força, equilíbrio e muita concentração para realizar os movimentos no tempo certo e de acordo com a música.

No caso das competições individuais, os atletas podem escolher 28 movimentos para montar seu roteiro de apresentação. Alguns movimentos são obrigatórios dependendo da categoria em que se está competindo. Já quem compete em duplas pode usar 22 movimentos, 11 realizados em duas bicicletas, 11 em apenas uma. São cerca de 120 movimentos no total para escolha dos atletas.

Durante as competições, os atletas entregam previamente o roteiro de movimentos aos jurados, que pontuam de acordo com o desempenho do(s) candidato(s). Duzentos pontos são atribuídos aos movimentos obrigatórios e o restante aos outros movimentos escolhidos.

Veja abaixo um vídeo do atleta francês Patrick Klein, durante o campeonato mundial de 2012, realizado na Alemanha.

Um pouco da história do Ciclismo Artístico

O ciclismo artístico teve início nos Estados Unidos, em meados de 1800. Em 1888 foi realizada a primeira competição do esporte. Mas a primeira competição oficial da modalidade foi realizada em 1956, apenas com competidores homens. Em 1970, o campeonato foi aberto para as mulheres. Em 2014, o campeonato mundial será realizado de 21 a 23 de novembro, na República Checa.

O último UCI Indoor Cycling World Championships foi realizado na Suíça, em novembro de 2013. Cerca de 140 competidores de 17 países participaram do campeonato mundial. Os campeões do campeonato foram: David Schnabel, que agora acumula oito medalhas de ouro na categoria masculina, e Corinna Hein, que possui quatro medalhas douradas. Ambos são da Alemanha, país onde o esporte é mais popular e que acumula 38 medalhas de ouro desde o início das competições.

Ranking UCI

Os austríacos Fabian Allgauer e Adriana Mathis lideram, em 2014, o ranking da UCI da modalidade em par, somando 250 pontos feitos. Mathis também lidera a categoria feminina, com 235 pontos, e o suíço Yannick Martens lidera a masculina, com 150 pontos.

No site da UCI você pode conferir notícias sobre competições, vídeos e matérias sobre os atletas da modalidade. E aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta você confere o Especial Ciclismo – Modalidades, com muitas informações sobre os esportes das bicicletas.

DEIXE UMA RESPOSTA