Especial Bicicletas: Bicicleta de Downhill

0
22
Bicicleta Transition Downhill tr450

 

Downhill Bike Santa Cruz v10

Chegou a hora de botar pra baixo no Especial Bicicletas

O downhill é uma das modalidades mais conhecidas do mountain bike, que consiste em descer de determinado percurso de bicicleta no menor tempo possível. No início, as bicicletas utilizadas eram as próprias mountain bikes clássicas. Mas com o desenvolvimento da modalidade, a bicicleta de downhill evoluiu bastante, e hoje encontramos modelos bem específicos pra quem gosta de descer ladeira abaixo.

Bike de downhill Specialized BigHit 2
Bicicleta Transition Downhill tr450

Principais características da bicicleta de downhill.

  1. Deve ser uma bike extremamente resistente, para aguentar os impactos das descidas. As bicicletas de downhill descem em lugares nunca antes imaginados para uma bicicleta, e precisam de uma estrutura que aguente o tranco
  2. Geometria do quadro: o tubo superior do quadro é mais inclinado, quando comparado à maioria dos modelos de mountain bikes tradicionais (fotos).
  3. Distância entre eixos: a distância entre os eixos das rodas dianteira e traseira geralmente é um pouco maior do que as mountain bikes tradicionais (foto do modelo Transition Downhill tr450, acima).
  4. Suspensões: isso mesmo, no plural. A bicicleta de downhill é chamada de full suspension, pois apresenta suspensão dianteira (no garfo da bicicleta) e traseira (no quadro), todas com o curso bem longo. A suspensão dianteira da bicicleta de downhill tem entre 180 e 200mm de curso, geralmente.  Já a suspensão traseira pode variar entre 180 e 250mm. Tudo isso para suportar os impactos de grandes alturas
  5. Pneus: pneus largos e com cravos, aumentar a superfície de contato com o solo, melhorar a aderência e a estabilidade da bicicleta em terrenos acidentados
  6. Freios: imagine descer a toda velocidade sem um sistema de frenagem da melhor qualidade? As bicicletas de downhill atualmente são equipadas com freios a disco.
Ficou curioso pra ver essa bike em ação? Abaixo, separamos dois vídeos: um downhill urbano e outro em montanha.
http://www.youtube.com/watch?v=v3nkzjACUG4

Além disso o blog já fez alguns posts mostrando importantes provas de downhill no Brasil e no mundo. Clique aqui e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA