Especial Bicicletas – Bicicleta de Trial (Bike Trial)

4
1267
Via Bikestuning2012.blogspot.com

Você já ouviu falar em Bike Trial? Trata-se de uma modalidade do ciclismo que consiste na transposição de obstáculos em um percurso – natural, construído artificialmente ou misto – de forma precisa e obtendo o menor número de erros possível. E a bicicleta de trial é o tema dessa edição do Especial Bicicletas.

Via Bikestuning2012.blogspot.com

 

Essa modalidade surgiu na Espanha, e obviamente necessitou de uma bicicleta especial, que hoje destacamos aqui no nosso Especial bicicletas. A bicicleta de trial deve ser extremamente resistente para aguentar os trancos e saltos de lugares altos. Além disso, seu quadro geralmente não possui bancos (ou tem um banco bem baixo, para uso urbano), pois o praticante passa a maior parte do tempo de pé controlando a magrela. O eixo do pedal também é mais alto que o das bicicletas comuns, para evitar que bata em obstáculos maiores.

Modelo Adamant, com selim

As bicicletas de trial podem ser encontradas com rodas tamanho 20″, 24″ ou 26″, todas bem reforçadas. Em competições são utilizados o menor (aro 20″) e o maior modelo (aro 26″), enquanto as bicicletas com aro 24″ são bastante utilizadas no chamado “street trials”, as manobras e “rolés” mais urbanos (essas geralmente com selim). Os pneus são largos, com cravos e calibrados com baixa pressão, para ficarem mais macios. Além disso, para melhorar o controle sobre a bike, que deve ser total, a bicicleta de trial possui guidom largo, design do quadro diferenciado (tubo inferior bem alto), uma única marcha (com a coroa e a catraca bem pequenas!) e freios bem precisos.

Abaixo um belo vídeo com a demonstração do bike trial, onde você pode ver bicicletas de diferentes tamanhos em ação. Qualquer semelhança com o brinquedo clássico dos anos 80 “Pogobol” não é mera coincidência (rs).

Haja habilidade!

 

Clique aqui para conhecer o Especial Bicicletas.

Veja todos as bikes do Especial Bicicletas.

4 COMENTÁRIOS

  1. quero comecar na modalidade trial tenho 1.70 m. qual o melhor tamanho de quadro pra mim?

DEIXE UMA RESPOSTA