Especial Bicicletas – Bicicleta Speed

3
5
Bicicleta Speed Cervelo R3

O Especial Bicicletas de hoje traz a bicicleta speed. Speed é o termo mais famoso no Brasil usado para designar as bicicletas feitas para o asfalto com pneus finos de de alta pressão (aro 700) e guidão curvo. Mas existem várias outras denominações e variedades de modelos. É comum também ouvirmos o termo “road bikes“, “estradeira“, “bicicleta de estrada“, entre outros.

 

Bicicleta Speed Cervelo R3

Os modelos mais conhecidos de bicicletas speed ficaram famosos no Brasil a partir da década de 70, com a Caloi 10. Além dela, foram bem conhecidas a Monark 10 e a Peugeot. Além desses modelos, hoje considerados mais simples, a bicicleta speed evoluiu bastante na qualidade de seus componentes, desenvolvendo modelos de alto desempenho, utilizados nas competições de estrada pelo mundo.

 

Caloi 10 antiga. Via SampaBikers.com
Bicicleta Speed Specialized Tarmac

Por suas características, as bicicletas speed são indicadas para bons trechos de asfalto. Não são indicadas para terrenos acidentados, úmidos e escorregadios. A geometria da bicicleta speed deixa o ciclista em uma posição mais agressiva e aerodinâmica. Por isso, não é muito indicada para iniciantes ou para aqueles que procuram mais conforto ao pedalar. Apesar disso, com algum tempo de prática o ciclista já se acostuma. E pra quem gosta de manter altas velocidades e “voar baixo” no asfalto, são definitivamente a melhor opção.

Separei abaixo dois vídeos do Youtube mostrando as bicicletas speed em ação. Um de um pedalada na estrada dos Romeiros (SP) e outro de ciclismo profissional, com alguns trechos do Tour de France 2012.

Clique aqui para conhecer o Especial Bicicletas.

Veja todos as bikes do Especial Bicicletas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Corrigindo: essas são road bikes. Bikes “speed” são as de velódromo: sem marchas, mais comumente de alumínio e com freio contrapedal. São muito diferentes de road bikes.

    Esse termo “speed” designando “road bikes” somente é usado no Brasil.

  2. Obrigado por sua observação Paulo. Usei o termo “speed” pois é o mais utilizado corriqueiramente no Brasil (toda bike de pneu fino é chamada de “speed” por aqui). Mas você tem razão!
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  3. Aqui para meus lados eh muito comum a hibridizacao das road bikes. A modificacao mais comum eh o uso de guidao de mountain bike, que tira um pouco da agressividade e aerodinamica, mas oferece um conforto mair. Mas tambem vejo com pneus cravejados, mas ainda finos, para uso durante periodos chuvosos. No inverno ganham pneus com spikes de metal (sttuded tires) e tambem ainda finos.

DEIXE UMA RESPOSTA