Especial Bicicletas: Tandem

0
19

O termo Tandem é utilizado para descrever uma organização em fila, onde todos os elementos da composição (cavalos, carros, assentos de bike) apontam para a mesma direção (para saber mais, clique aqui). Podemos portanto ter cavalos in tandem, carros, aviões, e no caso do nosso post, bicicletas.

As bicicletas tandem portanto, são bikes com dois ou mais assentos dispostos em fila. Não são bicicletas muito comuns, mas podem ser vistas com algum esforço pelas cidades, geralmente dedicadas a passeios. Mas já foram muito utilizadas em competições.

As tandens podem alcançar altas velocidades, dependendo da cumplicidade, do treinamento e do ritmo dos parceiros de pedal. Abaixo, algumas fotos e vídeos de tandens em diversos momentos.

Tandem em Tiradentes (MG). Foto: Cecília Estella
Tandem reclinada. Fonte: Recumbent & Tandem Rider
Tandem “tamanho família”. Fonte: Picnic Basket.com

Abaixo, um vídeo muito massa, de uma cicloviagem em tandem que saiu de Brasília e percorreu a Estrada Real. Foram 1800km percorridos por dois ciclistas, um deles deficiente visual. O vídeo também tem várias informações sobre as tandens. Vale a pena conferir a história, que virou até livro.

Esse post faz parte da série Especial Bicicletas. Para saber mais, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA