Utilizando a bicicleta para gerar energia

0
463
Anúncio da Companhia Força e Luz de Minas Gerais, em 1945. Fonte: Revista Alterosa

Não é de hoje que se pensa em aproveitar a energia da bicicleta para produzir energia elétrica. A propaganda acima é do ano de 1945, e relata uma experiência feita anos antes.

Atualmente, os sistemas para aproveitar a energia das pedaladas evoluíram muito. Segundo o site Ciclovivo, a capacidade de produção de energia da bicicleta depende da pessoa que pedala. Uma pessoa sedentária, por exemplo, pode produzir 50 watts hora, enquanto um atleta pode alcançar 250 watts hora. As bicicletas elétricas estão cada vez mais populares nas grandes cidades, e acredita-se que em breve irão aperfeiçoar seu sistema de armazenamento de energia.

Hoje, a energia produzida pela pedalada é aproveitada em academias de ginástica. Bastante eficiente, uma vez que uma sala de spinning conta com muitas bicicletas (imagine trinta, quarenta bicicletas produzindo energia durante 8, 10 horas por dia!). Aqui no blog nós já mostramos um cinema movido a pedal, além de um purificador de água e um sistema de carregar baterias de celulares movido à energia das pedaladas.

Acredito que num futuro próximo poderemos ter sistemas de armazenamento da energia das pedaladas mais leves e mais eficientes. Já pensou em utilizar a bicicleta como meio de transporte e, ao chegar em casa, utilizar a energia produzida pra ver televisão, utilizar o computador ou ouvir música?

DEIXE UMA RESPOSTA