Bicicleta elétrica vale a pena? Veja 7 vantagens desse modelo

0
8
Bike elétrica Sense Wind
Bike elétrica Sense Wind

A bicicleta elétrica não é novidade. Afinal, o primeiro modelo foi concebido no final do século XIX, por Oldgem Bolton Jr. Esse primeiro protótipo estava bem distante das modernas bicicletas elétricas que temos hoje em dia, mas ajudou a inspirar muitas pessoas na busca por essa evolução.

Hoje a bike elétrica é considerada um produto de desejo por muitas pessoas, aquecendo esse mercado, que ainda está em desenvolvimento aqui no Brasil. Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura.

Mas, afinal, o que é uma bicicleta elétrica?

Bicicleta elétrica Pedalla Gioia
Bicicleta elétrica Pedalla Gioia

Uma bicicleta elétrica (que também pode ser chamada de e-bike) nada mais é do que uma bike que usa um motor elétrico integrado na hora de ter mais propulsão. As baterias são recarregáveis e a velocidade atingida dependerá do modelo.

Lembrando que do ponto de vista da legislação no Brasil, a Resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) equipara as bicicletas elétricas às bicicletas comuns. Pra isso, os modelos devem ter bateria de no máximo 350w e atingir a velocidade máxima de 25km/h. Se estiverem enquadradas nessa resolução, as e-bikes são dispensadas de registro, tributação e seguro.

Lá fora, a bike elétrica já é bem conhecida, enquanto por aqui o mercado ainda está em crescimento. Os preços das e-bikes costumam ser um pouco salgados, quando comparados a modelos de propulsão humana com as mesmas peças e qualidade.

Mas o fato é que as e-bikes tem sido uma opção interessante para fugir do nosso trânsito cada vez mais caótico e até para impactar menos o meio ambiente. E agora, com os modelos mais novos e esportivos, uma opção inclusive pra quem quer viver o esporte de uma forma diferente.

Modelos de bicicleta elétrica

Bicicleta elétrica Lev aro 24
Bicicleta elétrica Lev aro 24

Hoje no mercado você encontrará basicamente dois tipos de bicicleta elétrica, de acordo com o tipo de propulsão:

  • pedelecs: bicicletas sem acelerador e com motores que apenas se ativam conforme o ciclista pedala;
  • bicicletas elétricas com acelerador: possuem três opções de uso, como apenas acelerar, apenas pedalar ou uma junção de ambos.

Atualmente o mercado das e-bikes está bem diversificado. Os modelos mais populares são os urbanos e de lazer, voltados para o deslocamento nas cidades.

Mas já começam a surgir Mountain Bikes e Bicicletas de Estradas elétricas, voltadas para o alto desempenho e para pessoas que querem aproveitar a prática esportiva com um modelos elétrico.

e-mountain bike Sense Impulse Trail
e-mountain bike Sense Impulse Trail

Quais as vantagens da bicicleta elétrica?

Como em tudo na vida, a bicicleta elétrica também possui defensores e críticos. Contudo, nós reunimos alguns motivos para colocar esse tipo de bike como “mocinha” na nossa sociedade. Confira.

1- Economia com combustível

e-bike dobrável Sense Easy
e-bike dobrável Sense Easy

Não dá para negar que manter um carro hoje em dia é algo caro. Além dos milhares de impostos e do seguro, ainda é preciso lidar com os preços exorbitantes da gasolina, que tendem a aumentar ainda mais.

Para fugir desses gastos, existem algumas opções e entre elas está a e-bike. Embora comprar a primeira bike possa ser algo mais “carinho”, com o tempo a economia compensará, já que existem modelos que consomem apenas R$0,02 por quilômetro rodado.

2- Sustentabilidade

Bicicleta elétrica Pedalla Velom
Bicicleta elétrica Pedalla Velom

É claro que todo meio de transporte causa algum impacto. Mas a bicicleta elétrica causa um impacto bem menor quando comparada aos veículos que utilizam combustível fóssil para funcionar, como os carros.

A maioria dos modelos funciona com uma bateria de lítio, sendo muito mais amigável ao planeta. Além disso, a bike elétrica possui outras facilidades como freio a disco, painel digital, suspensão com amortecedores, entre outros.

3- Incentivo à prática de esportes

e-MTB Caloi Elite eVibe
e-MTB Caloi Elite eVibe

Você pode estar pensando “mas, como uma bicicleta elétrica pode incentivar a saúde, e não o sedentarismo?”. Bom, muitas pessoas podem começar a sentir vontade de pedalar justamente andando por aí com suas bicicletas elétricas, descobrindo a alegria e a liberdade que só uma bike pode lhe oferecer.

Além disso, existem modelos de bikes elétricas que dispõem de pedais. Assim, quando você desejar usar o “método tradicional de funcionamento”, é só começar a pedalar e pronto.

4- Economia de tempo

e-MTB Two Dogs
e-MTB Two Dogs

Perder tempo no trânsito infelizmente ainda é uma realidade para milhares de brasileiros que vivem nos grandes centros urbanos. Com cada vez mais carros nas ruas, o problema só tende a ficar pior para os próximos anos.

Uma forma de fugir de todo esse estresse é usando uma bicicleta elétrica. Com ela, você pode fugir do trânsito rapidinho e ir para qualquer lugar que desejar independente do fluxo da sua cidade.

5- Conforto

Fat Bike elétrica Pedalla Spectro
Fat Bike elétrica Pedalla Spectro

Pedalar é uma delícia, mas às vezes pode ser inconveniente usar a bike tradicional para ir ao trabalho. Um exemplo é para aquelas pessoas que não têm como tomar banho no serviço e precisam cruzar um trajeto mais longo.

Com a bicicleta elétrica você pode usar um meio mais sustentável e rápido de se locomover, sem sofrer com os problemas habituais do uso da bicicleta tradicional.

Muitos modelos ainda vêm equipados com outros acessórios que oferecem um conforto extra, como amortecedores, freio a disco, entre outros.

6- Independência

Bike elétrica Sense Wind
Bike elétrica Sense Wind

Quem deseja se locomover sem ter um carro precisa, obrigatoriamente, se limitar aos horários e a disponibilidade do transporte público, como os ônibus e os metros. Infelizmente, a realidade brasileira ainda é de transportes públicos caros e ineficientes.

Com uma bicicleta elétrica, você não dependerá de nada disso e poderá se locomover como e quando quiser, ficando mais fácil de você prever seu trajeto e até de programar suas saídas e chegadas.

7- Praticidade

Bike elétrica dobrável Two Dogs Pliage
Bike elétrica dobrável Two Dogs Pliage

Uma bicicleta elétrica, além de todas essas vantagens, ainda é extremamente prática, já que você poderá levá-la para onde desejar. Os modelos são compactos, fáceis de transportar e com uma bateria que pode ser carregada em qualquer tomada, com tempo de recarga variável entre 3 e 5 horas.

Onde comprar minha bicicleta elétrica?

Depois de ler este conteúdo, você já está com vontade de comprar a sua bicicleta elétrica? Separamos alguns links pra você pesquisar preços e modelos atualizados:

E, então, gostou de ler sobre as vantagens da bicicleta elétrica? Aproveite e se inscreva no nosso Canal do YouTube para acompanhar as melhores dicas para pedalar!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here