Pedal de encaixe para sapatilha: aprenda a escolher o seu!

3
214

O pedal de encaixe para sapatilha, também conhecido como pedal de clip ou clipless pedal (em inglês) é bastante conhecido de muitos ciclistas. Mas, para quem está começando agora a pedalar sempre fica aquela dúvida: afinal, será que é melhor optar por esse tipo de pedal ou pelo modelo tradicional?

Você também compartilha desse dilema? Então continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o pedal de encaixe para sapatilha.

E se quiser saber mais sobre sapatilha de ciclismo, não deixe de conferir nosso Post Guia sobre o assunto. É só clicar no link.

Como funciona o pedal de encaixe para sapatilha?

Pedalar de Sapatilha
Foto: 123RF.com

O pedal de encaixe, como o próprio nome indica, possui um clip específico que faz o encaixe do pé do ciclista a partir de um sistema de molas. Para usar esse tipo de pedal, você terá de contar com uma sapatilha específica e compatível com o sistema usado.

O seu funcionamento acontece de maneira semelhante aos esquis de neve, utilizando uma espécie de “taquinho” (feito de metal ou de plástico) que é aparafusado no fundo da sapatilha.

Assim, quando o ciclista pisa no pedal, o taquinho trava no mecanismo do pedal, mantendo o pé em um ângulo firme ou permitindo uma leve movimentação angular, dependendo do modelo.

Esse tipo de pedal é bastante popular, já que, ao deixar os pés do ciclista preso, ele ajuda a melhorar a performance e o desempenho durante as pedaladas, além de esse ser um sistema leve e fácil de usar.

Vantagens e desvantagens

Pedal de encaixe para sapatilha Look Keo Easy
Pedal Look Keo Easy para bikes de estrada

A grande vantagem de usar o pedal de encaixe é que ele possibilita ao ciclista não apenas empurrar o pedal, mas também efetuar o retorno e a puxada, deixando o seu movimento mais sincronizado, além de o sistema oferecer mais segurança, principalmente em condições adversas, como terrenos com lama, subidas, entre outros.

É possível usar o pedal de encaixe para sapatilha em diversas modalidades, como para passeios urbanos, MTB, speed e outros.

Contudo, vale à pena salientar, que é preciso um pequeno período de adaptação, já que o ciclista ficará clipado ao pedal e quando for parar é preciso se lembrar de soltar os pés, caso contrário acabará caindo.

Na maior parte dos modelos, esse “destravamento” é feito apenas torcendo o calcanhar para fora.

Além disso, boa parte desses pedais possui presilhas laterais que funcionam sob a ação de molas. Essas, por sua vez, podem ter suas tensões ajustadas, garantindo maior ou menor firmeza.

Para quem está começando, a dica é deixar a mola na tensão mínima, facilitando na hora de engatar e desengatar o pé.

Quais são os modelos de pedal de encaixe para sapatilha?

Hoje no mercado é possível encontrar uma ampla variedade de pedais de encaixe, com vantagens e desvantagens que devem ser analisadas dependendo das suas preferências.

Também é preciso ficar atento ao sistema de encaixe, já que o mesmo poderá variar dependendo da marca do pedal, assim como a compatibilidade entre o pedal e a sapatilha.

Veja os modelos mais usuais.

Egg Beater

Pedal de encaixe para sapatilha Crank Brothers Egg Beater
Pedal Crank Brothers Egg Beater

É um sistema desenvolvido pela marca americana CrankBrothers, sendo bem leve e minimalista, oferecendo possibilidade de clipagem mais rápida que os concorrentes, além de quatro posições de engate (enquanto os demais apresentam apenas duas).

Porém, esse tipo de pedal é bem mais caro e, com o passar do tempo, o sistema pode apresentar folgas, porque utiliza rolamentos de pequenas dimensões, principalmente para ciclistas com mais de 80 kg.

Nesse tipo de sistema, o taquinho é feito de latão e não de aço como a maioria dos concorrentes, trazendo mais leveza e melhor encaixe, porém, apresenta um desgaste maior e uma vida útil menor. Também pesa contra esse modelo o fato de não apresentar ajuste de tensão das molas.

Contudo, uma vantagem interessante é que esse tipo de sistema permite uma movimentação lateral do pé do ciclista (que pode ser entre 15 e 20 graus), deixando os pés em uma posição mais natural e confortável, sendo muito indicado para quem tem problemas no joelho.

ATAC

Pedal de encaixe para sapatilha Time-Atac-xs-titan-carbon
Pedal Time ATAC XS Titanium – Carbon

ATAC é a sigla para Auto Tension Adjustement Concept e o sistema foi produzido pela francesa Time no início dos anos 90.

Embora mais antigo, esse pedal tem algumas vantagens, como a possibilidade de movimento dos pés do ciclista (em um ângulo de 5 graus) e lateralmente (cerca de 6 mm de cada lado), sendo bastante recomendado para pessoas que sofrem com problemas nos joelhos.

Esse sistema é produzido com eixo titânico e corpo em fibra de carbono, apresentando características como leveza e robustez, além de um valor mais elevado.

SPD

Pedal de encaixe Shimano Xtr Pd-M9000 Spd
Pedal Shimano Xtr Pd-M9000 Spd

Os pedais Shimano (SPD) são os mais conhecidos no mercado, já que oferecem um custo mais acessível, alta durabilidade e baixa necessidade de manutenção.

Além disso, é bem fácil de regular a tensão, tornando mais simples o uso desse pedal pelos ciclistas menos experientes. Para fazer isso, você precisará apenas de uma chave Allen.

Como esse é um sistema usado por várias marcas (como a Wellgo, a Ritchey e a Exustar) é possível encontrar uma variedade maior de preços e de modelos.

Outra grande vantagem de optar por esse sistema é a facilidade maior de encontrar sapatilhas que sejam compatíveis com ele, já que é o mais utilizado em todo o mundo.

S-Track

Pedal de encaixe Look S-Track Race
Pedal Look S-Track Race

Produzido pela francesa Look, esse sistema é voltado para quem deseja ter melhor performance na lama, dispondo de duas barras e taquinhos recortados e perfurados para não reterem sujeira (apenas nos modelos mais recentes).

Esse mecanismo apresenta uma boa durabilidade, com um sistema de encaixe bem protegido. Os modelos mais recentes ainda contam com ângulo de liberação de 15 graus, altura do taquinho adaptável e uso com qualquer sapatilha.

Speed

Pedal de encaixe Shimano Ultegra 6800 Carbono Road
Pedal Shimano Ultegra 6800 Carbono Road

Esse tipo de pedal de encaixe apresenta um taco maior que os demais modelos, aumentando a firmeza do pé no encaixe. Além disso, ele apresenta outras diferenças fundamentais quanto aos pedais de encaixe de MTB, como:

  • encaixe ajustável com regulagem de tensão de encaixe;
  • posicionamento mais espaçado dos rolamentos (gerando uma distribuição de carga mais estável e uniforme);
  • plataforma mais larga (oferecendo uma transferência de potência mais eficaz).

Pedais mistos

Pedal de encaixe Shimano Pd-A530 Spd Misto
Pedal Shimano Pd-A530 Spd Misto. De um lado encaixe, e do outro a plataforma tradicional

Outra possibilidade é o uso de um pedal misto, ou seja, que une os pedais de encaixe com os tradicionais de plataforma em um só componente. Assim, de um lado ele é um pedal de plataforma, e do outro um pedal de encaixe do tipo clip.

Como dissemos, escolher o pedal correto dependerá muito das suas necessidades e preferências, além, é claro, do quanto você está disposto a investir. Se for possível, tente fazer um teste antes com algumas opções, encontrando aquela que lhe pareça mais confortável e fácil de se adaptar.

Onde comprar meu pedal de encaixe para sapatilha?

Depois de ler o tópico anterior, você já tem ideia de qual modelo de pedal de encaixe para sapatilha é mais indicado para você? Então use os links abaixo para consultar os modelos mostrados no post (e muitos outros) com preços atualizados:

Depois de ler este conteúdo, você ainda tem alguma dúvida sobre pedal de encaixe para sapatilha? Então deixe um comentário pra gente. E se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com seus amigos de pedal nas suas redes sociais!

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, obrigado pelo texto explicativo. Tenho uma dúvida, pois minha bicicleta tem pedal “normal”, sem encaixe, e gostaria de começar a pedalar com sapatilha…há alguma maneira de adaptar o pedal, ou é mesmo necessário trocar? Obrigado!

  2. Olá Thiago, obrigado por seu comentário.
    Nesse caso é realmente necessário trocar por um pedal de encaixe. E lembre-se que o taquinho da sapatilha deve ser compatível com o tipo de encaixe do pedal.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

DEIXE UMA RESPOSTA