Sapatilha de Ciclismo: um guia completo pra você escolher a sua

99
43

Atualizado em 18/03/2016

A sapatilha de ciclismo é um acessório que vem sendo usado cada vez mais por quem pedala. Minha experiência é provavelmente igual a de muitas pessoas. Todo mundo que começa a pedalar e toma gosto pela bicicleta, vai pouco a pouco aumentando a quilometragem e  duração dos passeios/treinos, se interessando por novos equipamentos para melhorar o conforto e o rendimento das pedaladas, e um dia se pergunta: será que é hora de começar a pedalar com sapatilha?

Pensando nessa pergunta resolvi fazer um guia para a escolha da sua sapatilha. Vou falar um pouco das vantagens de pedalar com sapatilha, além de mostrar os principais tipos e dar algumas dicas práticas da sua utilização. Você verá que existem sapatilhas pra todos os gostos e bolsos: seja pra quem tá escolhendo a sua primeira, ou pra quem já pedala e quer um modelo de alto desempenho. Então vamos às dicas!

Guia: escolhendo sua sapatilha de ciclismo

sapatilha de ciclismo

1 – As vantagens da sapatilha de ciclismo

A grande vantagem da sapatilha é aproveitar melhor todos os estágios da pedalada. Como os pés ficam presos ao pedal, o ciclista faz força não só para baixo, mas também para trás, para cima e para frente, deixando a pedalada mais “redonda”, recrutando outras fibras musculares não exigidas com a pedalada com pedal solto.

Os músculos recrutados na pedalada
Os músculos recrutados na pedalada
Pedalada com sapatilha de ciclismo
Fases da pedalada com sapatilha

2 – Os tipos de sapatilha de ciclismo

Como todo esporte que busca o melhor desempenho para cada modalidade, as sapatilhas de ciclismo também são divididas pela modalidade e pelo uso. Separei abaixo três tipos básicos e suas características.

Sapatilhas speed

Sapatilha de ciclismo de estrada
Sapatilha Specialized Sport Road

Com o taquinho maior e em formato triangular (com três pontos de apoio), visam aumentar o rendimento do ciclista no asfalto. São mais rígidas e leves, e o encaixe mais firme, feitas para proporcionar o maior rendimento e conforto no asfalto, seja em “sprints” ou em pedaladas longas. Como são próprias para a modalidade, tem o taquinho bem “alto”, ou seja, são utilizadas apenas para pedalar. Se o ciclista por acaso precisar empurrar a bike ou caminhar, o taquinho encostará diretamente no asfalto.

Sapatilhas de Mountain Bike

Sapatilha de ciclismo MTB
Sapatilha Scott MTB Team Boa 2013

Um pouco menos rígidas do que os modelos speed, as sapatilhas para mountain bike tem o solado que protege um pouco mais o taquinho, além de mais ranhuras (foto), pois o ciclista precisa eventualmente colocar o pé no chão (lama, mato, barro, cascalho etc…) e até empurrar a bike em determinados trechos. O taquinho tem dois pontos de fixação.

Sapatilhas estilo tênis

Sapatilha de ciclismo tipo tenis
Sapatilha Shimano SPD SH-MT42

É a sapatilha que utilizo atualmente. Ideal pra quem anda de bike na cidade e não quer ficar levando tênis na mochila. Geralmente utilizam o mesmo sistema de clipagem (taquinhos e pedais) das sapatilhas de mountain bike. Além do desempenho na pedalada, o calçado é bem confortável e com solado mais alto, que permite que você caminhe com ela tranquilamente sem raspar o taquinho no chão. Existem modelos com cadarços, bem urbanos, semelhantes aos tênis que encontramos nas lojas de calçados.

3 – Acostumando-se com o sistema de clipagem

Taquinho de sapatilha de cilismo MTB
Taquinho de sapatilha para mountain bike
Taquinho de sapatilha de ciclismo speed
Taquinho de sapatilha para speed

Se você procurar a experiência de outros ciclistas em sites e fóruns na internet, vai encontrar relatos de pessoas que levaram alguns tombos, muitos deles em baixa velocidade, na hora de parar a bike, por não conseguirem “desclipar” o taquinho do pedal. Realmente, no início pedalar de sapatilha exige uma pequena adaptação, especialmente se for no trânsito, pois os sinais, travessias de pedestres etc podem obrigar o ciclista a ter que parar várias vezes, e com isso, clipar e desclipar o pedal constantemente. Eu fico sempre atento, e desencaixo o pedal um pouco antes de parar, sem problemas.

Ainda tem dúvidas?

Nos links abaixo você encontra outros artigos que fiz sobre sapatilha de ciclismo. São dicas para quem quer começar a pedalar de sapatilha, sugestões de modelos e reviews com testes e vídeos de um modelo de sapatilha e de um pedal clip pra te ajudar na sua escolha. Confira abaixo:

Pedalar de sapatilha: 5 dicas para iniciantes

 Sapatilha de Mountain Bike: 3 modelos pra você mandar bem nas trilhas

Review da Sapatilha Shimano MT23

Review do Pedal Shimano M530

Onde comprar sua sapatilha de ciclismo

As sapatilhas mostradas nesse post (e outros modelos diferentes) você pode encontrar nos sites abaixo:

 Preços de sapatilha de ciclismo na Netshoes

 Preços de sapatilha de ciclismo na Centauro

Eu já pedalo de sapatilha há muitos anos, e digo que depois que você experimenta dificilmente vai querer pedalar sem uma. E você, pedala de sapatilha? Começou a pedalar depois que leu esse post? Sentiu muita diferença comparado à pedalada comum? Comente aqui no blog e conte-nos sua experiência!

99 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, muito grato pelas dicas!
    Tô nesse momento “será que é pra mim” (a sapatilha).
    Agora me decidi!!
    Abraços

  2. Comecei a usar sapatilha com clip há pouco tempo e estou gostando, porém, quando estou subindo uma ladeira muito inclinada, fico com medo de cair no meio por não haver tempo de desclipar, caso eu perca o folego na subida…mas acho que terei que pegar a manha de subir e desclipar no meio da ladeira caso precise…

  3. Isso Lucia!
    Mas não é tão difícil. A dica que te dou é olhar sempre a frente (na subida costumamos olhar pro chão, pois é mais inclinada). Além disso, é legal você treinar o clipar e desclipar, mesmo não precisando, aí vai pegando a manha!
    Um grande abraço e boas pedaladas pra você!

  4. Olá, comecei a andar clipado por orientação de algumas pessoas e após ler este post. Tenho gostado muito, porém tive dificuldade em achar na minha cidade a sapatilha tênis no meu número 45 BR e comprei um número menor. Não cometam este erro. rsrsrs Dói tudo kkkkk

  5. Achei que fossem dicas sobre escolha de modelos, marcas, pesos e melhores opções do mercado, mas valeu as dicas aos inciantes, mas procurem sempre uma sapatilha e capacetes o mais leve e confortáveis possíveis, pois faz a diferença, e vale a pena pagar um pouco mais……….

  6. Pedalei anos com pedais clipados em sapatilhas especiais para ciclismo, tanto em mountain bikes como na estrada (esse termo, speed, não faz sentido..) e sou de opinião contrária: é mais confortável, saudável para os joelhos, pedalar com tenis de sola mole e pedais de plataforma. Não é só a minha opinião mas de muitos ciclistas de longa data da California.. ver Rivendell Cycle Works.

  7. Ei Flávio
    Obrigado por sua visita!
    O termo “speed” não é o tecnicamente mais correto, mas é o mais utilizado especialmente por iniciantes ao falar das bicicletas de estrada (que também muitas vezes são referidas como bicicleta “speed”). Como a intenção do Guia é ajudar as pessoas interessadas a escolher uma sapatilha para pedalar, acho válido utilizar o termo de forma coloquial. Quando às diferenças, pedalar de pedal plataforma e calçado com solado mais mole é sim mais confortável. Mas no caso da sapatilha estamos falando de desempenho em pedaladas de longa distância. Muitos cicloturistas não utilizam sapatilhas (pelas características das viagens). Mas, em compensação, a maioria dos ciclistas de longa distância amadores (como o Audax, por exemplo, ou o próprio mountain bike) utilizam. Vale lembrar que uma sapatilha bem ajustada e regulada não deve trazer dor alguma para o ciclista. Obrigado pela dica de site! Um grande abraço e boas pedaladas!

  8. Uso sapatilha há quase 10 anos, não me vejo mais andando sem. Até mudei recentemente pra um pedal crank brothers. Melhor coisa que fiz.

  9. Eu estou nesse dilema e tenho perguntado para alguns amigos e todos garantem que se eu começar a usar a sapatilha, vou querer usá-la para ir à qualquer lugar com ela, mas, a dúvida é: qual comprar, que modelo? Iniciante em MTB.
    Muito boa essas dicas.

  10. Bom dia André! copiei essas dicas para um grupo de amigos que pedalam, achei muito bem elaborado, eu pedalo com sapatilhas de mtb, e é tudo isso mesmo. abçsss.

  11. Olá Luciomar! Obrigado pelo comentário! Pode compartilhar com todo mundo mesmo, o objetivo do blog é espalhar informação e conteúdo com os amantes do pedal! Grande abraçoe e boas pedaladas!

  12. Gostei dos comentários e também decidir pegar uma sapatilha eu pedalo mas os colegas usam sapatilha e sempre eu fico e eles passam e me chamam bota força!! mas sem sapatilha eu só emburro e eles empurra puxam e chutam e com isso eles ganham bem mais velocidade e eu fico para traz.

  13. Muito boa matéria, para os amantes do pedal independente da modalidade (mtb, road, cicloturismo e etc.) o uso da sapatilha só tem a ajudar. Eu concordo quando alguém diz “só quero passear e não preciso me clipar” mas não acho certo alguém dizer que pedalou vários anos com sapatilha e por motivos particulares como problemas no posicionamento ou outro, desencorajar os possíveis novos adeptos de pedalar clipado. Eu já tenho uma certa experiencia e afirmo que pedalar clipado é mais seguro quando se tem o domínio do clipar e desclipar sem dificuldade e menos cansativo porque exige pouco dos músculos que você usa para manter o pé na posição certa. Então se for simplesmente comprar pão, não precisa calçar sapatilha mas um passeio esportivo já seria um bom usá-las.

  14. Olá pessoal ! Gostei muito da matéria estou pensando muito em comprar esse tipo speed mas as vezes preciso caminhar um pouco , bem q poderia existir um solado adaptador heim , mas gostei muito do site obg

  15. Olá Nuno, muito obrigado por sua mensagem!
    Procure bem, pois alguns modelos tem opção de um solado mais alto que permitam pequenas caminhadas! Geralmente são os modelos tipo “tênis”, mas encontra-se também alguns modelos esportivos (mtb) com solado um pouquinho mais alto.

    Grande abraço e boas pedaladas!

  16. Eu tenho uma Caloi Sprint 20 e agora estou pensando em começar a usar sapatilha. O pedal da bike, aparentemente, é próprio para usar sapatilha, mas não tenho certeza. Como saber qual sapatilha é adequada ao pedal da minha bike?
    Alguém pode me ajudar???

  17. Ei Hiana, obrigado por seu comentário.
    Pelo modelo da sua bike (de estrada) provavelmente o pedal tem encaixe para sapatilha de “speed”. Aqui no post você tem as foto dos taquinhos de sapatilha speed e mountain bike. O de speed é com encaixe em triângulo.
    Um abraço e boas pedaladas!

  18. Olá, ganhei um pedal MB520 shimano, mas minha bike é de triathlon. O taquinho de sapatilha speed encaixa no pedal MB? Ou o taquinho de MB encaixa na sapatilha de speed?

  19. Olá,tenho uma mtb,e vou ao trabalho com ela.Gostaria de saber se a sapatilha tênis e e pesada ou igual a sapatilha para mtb convencional.

  20. Não sou muito experiente, talvez esteja aí minha opinião contrária a maioria. Pedalo a pouco mais de um ano e há uns 6 meses investi(aliás achei caríssimo) nas sapatilhas, até agora não vi nenhum beneficio, no inicio tomei vários tombos, um por sinal muito grave, coisa que não tinha me acontecido antes, depois da sapatilha fico ansiosa o tempo todo(acabei adquirindo dores nas costas),estou sempre preocupada em desclipar e me antecipar aos obstáculos simples que antes eu não precisava. Ja voltei na loja 2 vezes para eles retirarem e eles acabam me convencendo que é um retrocesso. Minha opinião é que teria que ter como fazer um teste drive primeiro, como não tem, tem que pensar muito e investir num modelo mais barato inicialmente.

  21. Ei Lúcia, obrigado por seu comentário!
    Você está certa: devemos investir primeiro em modelos mais simples de sapatilhas, e caso nos adptemos bem, ai partir pra algo mais completo. Vale lembrar que qualquer produto de ciclismo varia muito no preço, do uso de lazer para os materiais dos atletas de alto rendimento, que são bem mais caros.
    Quanto aos tombos, vou falar da minha experiência: quando comecei a usar a sapatilha passei alguns apertos e tomei 2 tombos com a bike parada. Com o tempo me acostumei e gostei muito. Sentia muita diferença no uso da sapatilha, especialmente nas subidas. Mas é uma questão realmente de adaptação.
    Tente mais um pouco, e se perceber que realmente não lhe agrada, é só voltar aos pedais normais!
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  22. Olá Alex, obrigado por seu comentário.
    A sapatilha tipo tênis que eu usei era um pouco mais pesada que a sapatilha de mtb. Isso porque os materiais do tenis eram mais pesados mesmo. Mas como eu usava na cidade para resolver tudo de bicicleta, precisava caminhar com ela e por isso preferi esse modelo.
    Hoje em dia você pode achar sapatilhas tipo tênis mais leves. Mas quando comparadas com os modelos de performance esportivas (que também são mais caros) elas vão ser um pouco mais pesadas.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  23. Olá André, você tem algum artigo ou video ensinando a regular as sapatilhas? Comecei a usar sapatilhas para MTB a poucos dias e tenho sentido dores nas pernas, o que não acontece quando uso tênis normal. Obrigado Osvaldo

  24. Ola estou comprando uma sapatilha mas a duvida está muito grande. Calço 34 porem alguns tenis 35. Achei duas sapatilhas com o preço bom, uma specialized Sport Mountain tamanho 34, e outra Giro Sica Carbon tamanho 35. Qual será o melhor custo beneficio? E voces sabem de dizem se a forma deleas são grande ou pequenas?
    Obrigada

  25. Oi Camila, muito obrigado por sua mensagem.
    Realmente a compra de uma sapatilha gera muitas dúvidas, e é um investimento e tanto. Portanto, você está certa em pensar bem qual modelo escolher. Muitas marcas concorrentes de qualidade – como a Specialized e a Giro – fabricam bons produtos, e a decisão se baseará nos detalhes. A melhor coisa – se você tiver a possibilidade – é calçar os dois modelos. Fazendo isso você vai pode perceber uma questão central, que é o conforto do modelo nos seus pés. Você disse que um modelo é 34 e o outro é 35. A sapatilha deve ter um encaixe justo. Com modelos mais largos o pé escapa, sai da sapatilha, mas isso nem é o mais comum. Eu já usei uma vez um modelo de sapatilha um pouco apertado, e isso deve ser evitado. Quando pedalamos, e especialmente se caminhamos um pouco que seja com a sapatilha, nosso pé sofre dilatação, e se o modelo estiver muito apertado isso vai causar bastante incomodo.
    Então, se você puder calçar os dois modelos provavelmente se decidirá na hora pelo fator conforto.
    Caso não tenha essa possibilidade, você deve avaliar outros fatores, como a qualidade do material, e o peso da sapatilha. A qualidade vai influenciar diretamente na durabilidade e na relação custo x benefício. Outra coisa legal é ver se a empresa tem atendimento no Brasil, dessa forma fica mais fácil um contato pós-compra ou inclusive antes com a empresa, que geralmente tem um bom canal de atendimento ao cliente.
    Minha resposta ficou longa, mas é pra você ver como tem muita coisa pra levar em conta na sua decisão. Espero que tenha ajudado um pouco.
    Grande abraço e boas pedaladas!

  26. André, fui experimentar um modelo da Shimano de MTB n. 41 e ele não coube no meu pé, que é tamanho 41. Pode-se concluir que as saptilhas em geral tem que ser um número superior ao do tamanho do pé? Pretendo comprar um modelo da Specialized pelo site sem experimentá-lo, considerando um numero superior ao do meu pé.

  27. Olá Fernando, obrigado por sua mensagem.
    Nem sempre essa regra se aplica. Eu por exemplo, tenho um modelo também da Shimano, só que do tipo tênis, e a numeração dela é a mesma da minha numeração de tênis. Se puder experimentar em alguma loja física antes, melhor.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  28. Olá, muito bom esse site e as dicas apresentadas. Estou planejando comprar uma sapatilha e um pedal para pedalar de mtb na cidade. Como é tudo caro aqui no Brasil eu vou comprar nos eua, vc sabe como funciona a nuneração?
    Abs

  29. Olá. Gostei muito da matéria sobre as sapatilhas, muito instrutiva. Pedalei a vida toda e a um ano venho participando de algumas competições amadoras de MTB mas nunca usei sapatilhas. Confesso que sempre tive receio em usá-las pelo fato de quedas, mas decidi agora em começar a usar as sapatilhas. Comprei os pedais Shimano Click’r PD-T400 (indicado para iniciantes) e vou comprar na sequência as sapatilhas Specialized Comp MTB. Vamos ver qual será a melhora no rendimento e tomar cuidado para não cair clipado hehe. Parabéns pela matéria e pelo site.

  30. tenho interesse nessas sapatilhas para iniciantes Shimano Click’r, alguem pode dizer sua experiencia com elas? e onde comprou o conjunto sapatilha mais pedal? obg!

  31. Pedalo a cinco anos c sapatilha e realmente o aproveitamento e fantastixo. Recomendo e o ideal e estar ligado e atento no inicio. Abraco e pedaladas galera

  32. Ola, pratico ciclismo um pouco mais de 1,5 ano.Gostaria de mudar para sapatilhas, pois conforme nós vamos se apaixonando pelo o esporte temos que se especializar nele. Então a duvida é a seguinte: Se eu comprar uma sapatilha preciso trocar o pede vela da bike? ps:Vou comprar sapatilha tênis. Obrigado

  33. Olá Tiago, obrigado por seu comentário.

    Você não precisa trocar o pé de vela da bike não. Como imagino que você esteja trocando de sapatilha com o mesmo encaixe de pedal clip (mountain bike) pode trocar numa boa.
    Um abraço e boas pedaladas!

  34. Ola galera!!
    PEDALO A 18 ANOS DE TENIS E RECENTIMENTE ADIQUIRI COM MUITA FELICIDADE UMA SAPATILHA.
    NO DIA SEGUINTE FUI FAZER UM PEDAL DE 90KM COM BASTANTE SUBIDA . ESTOU ACOSTUMADO A PEDALAR CERCA DE 45KM . COM 10KM COMECEI A SENTIR FISGADAS NA COXA. COM 24KM ,
    NUMA SEGUNDA SUBIDA LONGA, MINHAS PERNAS SIMPLISMENTE TRAVARAM. VOLTEI DE CHINELO CARREGANDO A BIKE . NAO COSTUMO SENTIR COXA NOS PEDAIS. GERALMENTE PARO PELA FALTA DE FOLEGO MAS NESSE CASO SIMPLISMENTE TRAVOU AS PERNAS.
    E QUESTAO DE COSTUME OU TENHO QUE REGULAR O TACO DE MODO QUE MEU ENCAIXE FIQUE MAIS NO MEIO DO PE? PORQUE EU PERCEBI QUE MEU PE ESTA UM POUCO MAIS PRA TRAS QUANDO ENCAIXADO….

  35. Olá Mauro, obrigado por seu comentário.
    A primeira coisa a ser checada, como você comentou, é a posição do taquinho da sapatilha. Quando encaixado, a base de apoio dos seus pés com o pedal serão os ossos do metatarso. Ou seja, a parte superior do pé, antes dos dedos.
    Isso vai exigir um tempo para o ajuste do seu corpo, uma vez que pedalar sem sapatilhas deixa o pé mais livre às acomodações. Acredito que esse tenha sido o principal motivo da sua exaustão. Capriche na regulagem da sapatilha, e vá aumentando a quantidade pedalada aos poucos. Se precisar, não peça ajuda a um colega que já pedala a mais tempo com a sapatilha ou ainda, em um bike shop. Essas regulagens são boas de serem feitas, “ao vivo”, e você deve experimentar até que encontre a posição ideal de regulagem pra você.
    Um grande abraço e boas pedaladas,

  36. PEDALO DE SAPATILHA MTB SINTO MUITA DOR NA SOLA DO PÉ E FORMIGAMENTO NO DEDÃO MEU MUNERO É 42 PARA TENIS E COMPREI UMA SAPATILHA 44 SHIMANO.
    DESDE JA OBRIGADO

  37. André, tenho várias dúvidas além de se é ou não o momento. Primeiro, estou pegando no spinning e vejo que a sapatilha ajuda no “um pé empurra e o outro puxa”, que deve ser similar ao que comentastes. Já estou ficando com a perna bem resistente e preciso começar a me aventurar nas subidas do alto da boa vista, próximo a minha casa, aqui no Rio. Para isso, já tinham me dito, sem pedal e sapatilha, a puxada vai ser mais cansativa e desconfortável. É aí que entram duas questões: 1 – Quero uma sapatilha que possa usar tanto no spinning quanto na bike, é possível? 2 – Como casar meu calçado com o pedal (acho que precisarei trocar meus pedais)? Tenho uma bike mais para urbana, mas não chega a ser uma speed, quadro de alumínio, bons equipamentos sem ser de alto desempenho, será que vale a pena agora?

  38. Olá Luis, obrigado por sua mensagem. Difícil avaliar sem ver, mas esse tipo de problema geralmente é causado pela má regulagem da posição do taquinho da sapatilha, que interfere diretamente na posição do pé e nos pontos de pressão ao pedalar.
    Abraços e boas pedaladas!

  39. Ei Carlos, obrigado por seu comentário. Vamos lá:
    1 – Quero uma sapatilha que possa usar tanto no spinning quanto na bike, é possível? R – Depende do modelo de pedal da bicicleta do spinning. Ou seja, ele deve ter o mesmo tipo de encaixe do pedal clip que você vai comprar pra sua bike. Eu já tive uma sapatilha de MTB, que possuía o mesmo encaixe das bikes de spinning de uma das academins onde trabalhei. 2 – Como casar meu calçado com o pedal (acho que precisarei trocar meus pedais)? R – na verdade não tem muita relação com a bike, mas sim a compatibilidade entre o sistema de encaixe do pedal e o taquinho da sapatilha. Você pode ter um pedal clip de MTB em uma bike speed (e usar uma sapatilha de MTB, é claro). Mas isso não é recomendado pela especificidade do esporte. Se pensarmos no alto rendimento, o melhor é o equipamento específico pra cada modalidade, pois será melhor aproveitado. Portanto, se comprar uma sapatilha de MTB compre também um pedal clip pra modelos de MTB. Um abraço e boas pedaladas!

  40. Me falaram que os números da sapatilhas não são os mesmo que calçados normais, calço 39, me falaram pra pegar uma sapatilha 42. É isso mesmo???

  41. Ei Vinícius, obrigado por sua mensagem. A numeração é a mesma dos calçados normais. Porém, você deve atentar para o padrão de numeração da sapatilha (padrão americano, europeu ou brasileiro). Alguns modelos importados são vendidos com numeração europeia e americana, então você dave saber quanto você calça nesses sistemas de numeração. Se a numeração for no padrão brasileiro, tudo bem. Outro detalhe: algumas pessoas buscando mais conforto compram a sapatilha 1 número maior do que os calçados tradicionais. Eu uso com a minha numeração exata e me adaptei bem. Questão de gosto mesmo. Um abraço e boas pedaladas!

  42. Posso dizer que sou prova viva de alguns tombos no inicio da utilização, comecei usar a sapatilha a um mês, e levei 3 tombos, creio que o pior tipo de tombo que existe, na hora de parar a bike, o engraçado é pra sair de baixo da bike, você nao consegue se apoiar pra sair de baixo, criando uma cena digna de uma ‘Vídeo cacetada”. mas creio que nao irei abandonar o uso delas tao cedo. Bom pedal galera.

  43. Pedalo com sapatilha há 01 ano e afirmo e aprovo, insegurança no inicio? Sim, sensação de estar preso e não conseguir soltar, mas é o começo, basta estar atento e pronto pra “desclipar”, hoje posso afirmar que não me vejo pedalando sem sapatilha, excelente matéria essa, parabéns!!!
    Abraços!

  44. Uso sapatilha a 4 anos e faço provas de longa distância e não as troco por nada.
    O começo pode ser um pouco difícil para alguns até pela ansiedade mais vale o investimento.
    Pra quem está começando e tem medo principalmente nas subidas tente subir, principalmente se estiver pedalando em grupo, com um dos pés desclipado de preferência sempre ao do pé que vc costuma descer da bike para o caso de uma emergência. Não fique com a cabeça baixa, tenha sempre um alcance de 5 metros a frente. Procure sempre antecipar uma parada e desclipe um dos pés antes. Parece óbvio mais as pessoas esquecem disso principalmente no inicio do aprendizado.
    Se tiver um rolo em casa ou de algum amigo treine um pouco clipando e desclipando pra pegar o jeito ou vá pedalar na grama em algum parque e treine isso. Persista, vale a pena.
    Uma dica importante é não deixar muito apertado a tensão do pedal pra ficar mais fácil de soltar, com o tempo e experiência vc pode ir apertando aos poucos. Nos pedais de MTB observe que tem uma regulagem de tensão de + / – nele nos 2 lados do pedal.
    Eu sempre deixo o pé que costumo descer um pouco mais solto que o outro.
    Uma opção é o pedal Click’r PD-T400 da Shimano para iniciantes são bem mais moles e fáceis de tirar e são indicados para quem faz pedal recreativo.
    Outra dica que acho muito importante é em relação a posição do taco na sapatilha, se tiver condições faça um bike fit pra fazer o ajuste na posição correta pois vc pode ter problema nos joelhos, formigamento e dor nos pés se eles estiverem na posição errada para o seu tipo de pé… e ninguém tem um pé igual ao outro. Tive sérios problemas com isso que foram resolvidos com o ajuste correto. Acredite se estiver 0,5 cm errado no posicionamento deles vc pode ter problemas no futuro.
    É perfeitamente possível usar pedal de MTB em bike de estrada, eu tenho os 2 modelos de bike e uso o mesmo tipo de pedal, tenho vários amigos que fazem longas distâncias (200, 300, 400 km) que tbm usam e o resultado é bem satisfatório e confortável até mesmo pra andar… claro que se vc quiser abdicar do conforto e quiser alto rendimento deve usar o pedal de estrada.
    Compre sempre uma sapatilha com um número maior, os pés dilatam, sempre experimente os 2 PÉS antes de comprar, caminhe com ela.. se não estiver confortável por mais linda que seja a sapatilha procure outro tamanho ou modelo. Se for comprar pela internet se possível vá antes em alguma loja e experimente vários modelos/tamanhos pra saber qual o mais adequado para vc. Existem diferenças entre as marcas.
    Se pretende fazer cicloviagem não tenha dúvidas compre um modelo tênis pra não ter que levar um tênis extra pro dia a dia no pedal e tbm pelo maior conforto.
    ANDRÉ SCHETINO desculpe pelo longo cometário, espero ter ajudado com um pouco da minha experiência no uso de sapatilhas.
    Abs

  45. acho muito bom a sapatilha; sempre andei com firma pé gostava muito ,mas a sapatilha além de ficar mais firme tem a prática de soltar rápido os pés ,mas tem que prever a hora de soltar as vezes não dá ;estou usando a 2 meses e cai umas 5 vezes mas é questão de prática com o tempo acho que não caio mais .

  46. Davi, muto obrigado por seu comentário! Esse post está super rico com as contribuições e opiniões dos leitores. Valeu por partilhar sua experiência.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  47. Olá, comecei a pedalar a pouco tempo e não gostaria de comprar uma sapatilha agora, poderia me indicar algum tipo de tenis que fosse “ideal” para uma melhor “performasse”. Desde já, obrigado.

  48. Olá Felipe, obrigado por sua mensagem.
    O tênis pra pedalar deve ser resistente, pois a pedalada vai exigir um bocado dele. Eu prefiro os tênis com solado mais rígido, pra firmar bem no pedal. Não gosto daqueles muito flexíveis não.
    Um abraço e boas pedaladas!

  49. Primeiramente… parabéns pelo post… estou a vários dias procurando alguma luz para as minhas dúvidas. Através dos comentários e explicações as dúvidas foram sumindo.
    Pedalei por muitos anos uma MTB e namorava uma estrada.
    Quando comprei a minha primeira estrada fiquei entusiasmado e dois meses depois investi em sapatilha e pedal… foram 4 tombos, conclusão vendi o conjunto e voltei a utilizar a velha plataforma.
    Depois comecei a prestar a atenção em qual pé eu colocava primeiro no chão e descobri que o meu pé de apoio era justamente o que ficava com mais tensão no Pedal e com dificuldade em soltá-lo, quando lembrava do outro pé eu conseguia parar, mas quando não lembrava ou não dava tempo era tombo…rs. Na época disseram que era assim mesmo por que o taco precisava lacear é verdade?
    Estou pensando em tentar novamente a usar sapatilha e desta vez deixar o pe´ de apoio com a menor tensão possível.
    O investimento é alto e não quero comprar um conjunto que dificulte a minha nova tentativa.
    Estou analisando dois conjuntos – Sapatilha Speed Shimano Sh-r107w + Pedal R540 ou Sapatilha Shimano Speed Sh-r065l + Pedal R540.

    Poderia dar a sua opinião sobre o conjunto acima e se a estratégia em deixar o pé de apoio o mais livre possível é válida.

    Desculpe pelo livro, mas queria deixar a minha experiência e esclarecer a minha última dúvida sobre o pé de apoio.
    Valeu.

  50. Olá Mauro, muito obrigado por sua mensagem.

    Os modelos de MTB da shimano possuem uma chave de ajuste da pressão da clipagem. Não estou certo quando aos modelos de speed. Você ajusta com uma chave allen número quatro, regulando assim a pressão para desclipar o pedal. Quanto ao conjunto que você citou, talvez seja melhor algum colega que ande de speed opinar. Mas os produtos da Shimano (mesmo os da linha de entrada) costumam ter boa qualidade. Na minha bike eu uso uma sapatilha M23 e um pedal M530.

    Abraços e boas pedaladas!

  51. É verdade que a sapatilha de ciclismo tem que ser sempre um número acima da numeração do sapato ou tênis?

  52. Ei Julio, obrigado por sua mensagem. Na verdade não; É que algumas sapatilhas tem a numeração americana e europeia, que são diferentes da nossa. Eu calço 40, e minha sapatilha é tamanho 43 (mas essa medida é européia). Na verdade, o ideal é experimentar a sapatilha antes (mesmo que você não vá comprar na loja e vá comprar pela internet, por exemplo). Mas se não tiver essa possibilidade e for comprar pela internet, por exemplo, existem (as vezes no próprio site da loja) conversores e medidas dos calçados e também tabelas com o tamanho deles.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  53. Estou na dúvida de qual marca comprar…….
    Tenho uma Sidi mountain bike e gosto muito!
    Mas agora comprei uma speed specialized. Continuo na Sidi ou mudo para uma da mesma marca?
    Obrigada.

  54. Oi Ana, obrigado por sua mensagem,
    Eu aconselho que você mude para uma sapatilha e pedal de encaixe próprios de bicicleta de estrada. São mais específicos para o uso, e se você estiver buscando melhor rendimento vai valer a pena. Você até poderia utilizar um pedal de encaixe + sapatilha de mtb na bike de estrada, mas seria uma adaptação.
    Um abraço e boas pedaladas,
    André

  55. Além da regulagem no pedal, os taquinhos são diferentes de um lado para o outro. Um sai com um ângulo de rotação do pé menor que o outro, se não me engano com 15° e outro com 20°. Portanto escolha qual o pé se tira primeiro e coloque com o de menor grau. Já pedalei com shimano e hoje com Crank Brothers, prefiro este último, encaixa e desencaixa melhor e tem a mesma performance. Não dá pra pedalar nas trilhas sem encaixe, em algumas “rampas” só com as forças de empurra/puxa! Sem contar com as “perdas” de pedal quando não há encaixar, e aí, haja canela!!!!

  56. boa tarde, estou na escolha de um modelo de sapatilha, pelo que li e o tipo de pedalada realizada por mim, acho que tipo sapatenis de ser a melhor escolha. realizo pedaladas em trilhas e estradas de terra. este deve ser o modelo de escolha mesmo ? GRATO ABRAÇOS E BOM PEDAL A TODOS

  57. Ei Wanderley, obrigado por seu comentário. Para o uso que você mencionou uma sapatilha tipo tênis é uma boa opção. Eu tenho uma da Shimano e vou apresentar o review dela em breve aqui no site. Você pode olhar alguns modelos de sapatilha tipo tênis na internet mesmo, pra ter uma ideia. Pode tentar os principais: Centauro e/ou Netshoes
    Abraços e boas pedaladas!

  58. Oi! Eu comecei a andar de bike agora, numa MTB e tb faço aulas de cycling numa academia. Queria comprar uma sapatilha que desse pra usar nesses dois pedais. Só existem, então, essas dois tipos de clipagem?

  59. Olá Virgínia, obrigado por seu comentário. Você deve se certificar que o pedal de encaixe da bike da academia tenha o mesmo sistema de encaixe da sapatilha (e pedal) que você vai comprar pra sua bike. Esses são os sistemas de clipagem mais famosos, encontrados na maioria das bicicletas. Mas existem outros também. Vale conferir.
    Um abraço e boas pedaladas 🙂

  60. Olá, eu cai de bike e estou com uma placa de titânio e 6 parafusos. Hoje faz um mês que operei e me dei de presente uma bike com quadro de carbono 29. Estou com medo de começar a pedalar com a sapatilha, porque parece que no início é inevitável cair…mas não posso porque posso deformar a placa, e só tirarei daqui um ano e meio. O que Você sugeriria? ( sem ser treinos na garagem…rs). Tem algum tênis com solado mais duro que eu possa usar até tirar a placa e me sentir mais confiante?

  61. Olá Sandra, tudo bem?
    Pelo que você relatou sua situação inspira cuidados. Não vou sugerir treinos na garagem (risos). Vou sugerir que procure um médico, se possível um especialista e com conhecimento em medicina esportiva, pois ele irá avaliar com conhecimento as suas possibilidades, com base nos exames e em mais informações. Talvez sapatilhas no momento não sejam uma boa opção, não é mesmo? Boa recuperação pra você e boa pedaladas (quando você já estiver liberada pra isso!)

  62. Olá, boa nte!
    Gostaria de sabe e esses tipo de sapatilhas são pra todos os tipo de pés?! Ex.: pé prono, ou pé supino? !

  63. Olá Fernanda, obrigado por seu comentário. Como o sistema de clip fixa a parte da planta do pé (na altura do metatarso) no pedal, as grande maioria das sapatilhas são para todos os tipos de pés. Ainda desconheço alguma que seja desenvolvida para diferentes tipos de pisada, uma vez que seu principal uso é pra ficar no pedal mesmo. Mas como o mercado apresenta constantes inovações, caso exista algum modelo, os leitores do blog que passam por aqui podem indicar pra gente nos comentários!
    Um abraço e boas pedaladas!

  64. […] Nesse artigo vamos apresentar o review do Pedal Shimano M530. O pedal faz parte da linha de mountain bike da Shimano. Confira os nossos testes e a nota do produto no final do post. Se você ainda está pensando em começar pedalar clipado, pode dar uma olhada no nosso artigo: Sapatilha de Ciclismo: um guia completo pra você escolher a sua. […]

  65. Muito bom o guia, André!
    Tenho uma sapatilha tipo tênis e já pedalei clipada, mas depois de cair várias vezes e machucar feio, peguei um medo tão grande que basta clipar o pé pra começar a tremer e não conseguir me concentrar em pedalar. Tirei então os taquinhos dela e uso sem. Ainda que sempre tenham me dito que vou amar, que não vou conseguir mais ficar sem, etc., hoje não faço questão mais. Faço trilhas com ela sem o taquinho mesmo (e uma plataforma que ajusta no pedal de encaixe) e não me atrapalha. No uso urbano (que é a maior parte do meu deslocamento) não clipo mesmo, porque preciso ter agilidade e se eu cair no meio dos carros vai ser fatal.
    Sim, pode ser que um dia eu volte a usar, não descarto tentar de novo, talvez com um outro modelo, não sei. Mas, por hora, é sem mesmo. E, pra quem estiver lendo isso, uma dica (que é quase um pedido): por favor não encha o saco do seu conhecido que quer pedalar sem clipe. Mais importante que desempenho, na minha opinião, é se sentir seguro, confortável e confiante pra pedalar. Tem espaço pra todo mundo. 🙂

  66. É isso aí Janaína! Tem pedal pra todos os gostos. Eu pedalei clipado por uns 6 anos, fiquei mais uns 4 anos sem sapatilha e agora estou usando novamente. Antes de tudo, questão de gosto! ABração procê e boas pedaladas!

  67. A QUEM POSSA ME AJUDAR. QUANDO PEDALO EM MINHA MTB FAZENDO USO DA SAPATILHA OS MEUS PÉS PASSAM A ESQUENTAR EM TORNO DE DUAS HORAS DE PEDALADA. COMO PROCEDER? OU QUAL A SAPATILHA IDEAL.

  68. Olá Plínio, muito obrigado por seu comentário.
    Você pode procurar por modelos mais ventilados, com tecidos tramados em poliéster (conhecido como mesh). No review que fiz da sapatilha shimano M23 você pode ver um exemplo – http://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/review-sapatilha-shimano-mt23/
    Além disso, existem modelos de sandálias tipo “papete” que tem a função clip embaixo.
    Mas se tiver querendo sapatilha fechada mesmo, basta procurar esses modelos em mesh e mais ventilados neste link.
    E é claro, além da sapatilha, escolha uma meia esportiva que permita a evaporação da transpiração 🙂
    Espero ter ajudado. Um abraço e boas pedaladas!

  69. […] Deixei a sapatilha por último pois é o único equipamento da lista que não considero para iniciantes. Você pode ver esse texto do blog que dá dicas para quem vai começar a pedalar de sapatilha. Se você já pedala há algum tempo, está empolgado com a bike e quer melhorar seu desempenho, a sapatilha é ideal pra você. Com ela você irá educar a sua pedalada, mantendo os pés na posição correta e com um bom ponto de apoio. A pedalada fica mais “redonda”, outros músculos são exigidos e em breve você vai perceber uma melhora nas pedaladas. Aqui os modelos variam muito. Você pode aprender mais no nosso artigo Sapatilha de Ciclismo: um guia completo pra você escolher a sua. […]

  70. Estou pedalando a um ano e meio e me identifico mais no MTB. De tanto falarem dos beneficios da sapatilha, pesquisei bem e baseado no videos e opinioes desse site, optei pelo pedal m530 exatamente por passar uma maior segurança pela existência da plataforma. Comprei a sapatilha wm63 (feminina) da shimano tb. Li todos os posts e certamente mts dicas já levarei comigo nessa nova fase de pedaladas. Mais tarde, postarei minha experiencia que espero ser a melhor possivel. Obg a todos que tiram um pouco do seu tempo e deixam dicas importantissimas aqui. Valeu!

  71. Daí André, sou bem amador no assunto de repente você pode me ajudar.
    Cara tenho uma dúvida específica sobre a sapatilha Shimano RT-32. Modelo indicado como sendo speed/road, mas ela não possui os encaixes em “triângulo” para os parafusos. Na época comprei os tacos da Look pois eu havia comprado uma bike com pedais Look, mas não serviram (ou pelo menos não consegui fazer o encaixe dos tacos na sapatilha). Acontece que todas as sapatilhas de speed que vejo pela internet tem encaixes na sola diferentes desta, que são muito parecidas com as de Mtb… enfim, acabei pedalando muito pouco e vendi a bike, os tacos e fiquei com essa sapatilha (nova- comprada nos eua), que quero anunciar a venda. Mas preciso saber do que se trata… hehehe
    Muito obrigado pela atenção, abraço

  72. Boa noite André!
    Parabéns pelo blog e pelo assunto abordado! Sou novo no esporte e ainda não comprei o pedal nem a sapatilha…só a bike mesmo! Gostaria de saber, se possível, qual é o melhor clipe, para iniciantes, o melhor pedal e a melhor sapatilha para Mountain bike.
    Agradeço a atenção e lhe desejo sucesso e boas pedaladas!

  73. Olá Kleider, muito obrigado por seu comentário.
    Bom, na minha opinião os melhores modelos pra iniciantes são os modelos de entrada, pois além de um pouco mais baratos que os modelos mais avançados, são ideais pra quem está começando. Depois que tomar gosto pode pensar em investir em algo mais avançado (e caro). Mesmo porque muitos modelos são pra níveis competitivos.
    Então eu recomendaria uma sapatilha tipo tênis e um pedal com plataforma mais larga. Não precisam ser esse que vou indicar agora, mas aqui no blog eu testei dois exemplos:
    Sapatilha M23 Shimano
    Pedal Shimano m530

    Existem outros modelos e marcas que podem lhe atender bem. Mas acho legal ser um pedal com plataforma mais larga e uma sapatilha tipo tênis.
    Espero ter ajudado. Um grande abraço e boas pedaladas!

  74. Olá Felipe, muito obrigado por sua mensagem.
    Eu procurei a sapatilha na Internet, mas não achei nenhuma foto dos taquinhos, apenas da sapatilha. Se quiser, por gentileza envie uma foto para andre@ateondedeuprairdebicicleta.com.br pra eu dar uma olhada. Se algum leitor que visita esse post também for familiarizado com esse modelo poderá ajudar.
    Um abraço e boas pedaladas!

  75. Oi André, obrigado pela resposta. Então, acho que não consigo anexar foto aqui no espaço, mas se você digitar no google “shimano rt 32” aparecerá o modelo nas primeiras imagens (inclusive do solado). Pelo que entendi até agora nas minhas buscas (virtuais e numa loja aqui em floripa), ela é uma sapatilha que usa taco de Mtb, embora se pareça e até mesmo seja vendida como sendo para “road bike”. Muito estranho pois o encaixe não é igual as de speed que vejo normalmente. Se você tiver uma opinião me ajudará bastante. Obrigado novamente pela atenção, um abraço e parabéns pelo site…

  76. Felipe, essa sapatilha usa taquinhos spd (MTB). Achei numa loja virtual gringa:
    Features:
    Lightweight sport touring shoe with sleek rubber sole and standard SPD cleat mounting system

    Muito legal o guia André, parabéns! Estive nessa dúvida sobre sapatilhas em novembro quando adquiri minha primeira road, depois de 2 anos de MTB urbano e despretensioso. Peguei os pedais R540 e a sapatilha R078 da Shimano e não troco por nada, a pedalada muda de nível, te faz ir cada vez mais longe, mais rápido e cansa menos.
    Para o pessoal de estrada as dicas (de iniciante para iniciantes rs) que deixo são:
    – regule a mola do pedal para a menor tensão possível, para ficar fácil de desclipar;
    – treine muito clipar e desclipar parado, antes de sair de casa, de preferência debaixo de uma porta para ter apoio dos dois lados;
    – treine desclipar um pé de cada vez, depois treine desclipar os dois ao mesmo tempo;
    – nas primeiras voltas na rua ande no plano, devagar, parando o máximo de vezes possível e, se possível, na grama;
    – veja e pense adiante, desclipe com antecedência no começo;
    – “marque” seu pé dominante, o pé que vc geralmente começa pedalando, a tendência é desclipar o pé oposto primeiro e não desclipar o pé dominante. Treine desclipar o pé dominante também, porque é aí que acontecem a maioria dos tombos: você vai parar e por um motivo qualquer o peso da bike vai pro lado errado e por hábito este pé vai estar clipado. Resultado: chão.
    – Depois que acostumar com o básico de parar/andar, comece a prestar atenção na maneira como se pedala para treinar pedalar “redondo”, fazer as 4 fases do pedal. Pedalar somente com um pé por certas distancias ajuda a perceber a diferença que a sapatilha faz. Pedalar em subidas também, muitas vezes a perna está gritando e penso “mas por que raios estou só empurrando??”. Aí começo a puxar e chutar e pronto, subida vencida muito mais facilmente. Treinar cadência é outro diferencial;
    – E finalmente prestar atenção no ajuste do taquinho da sapatilha. Bikefit é bom, mas o presencial é caro e no fim das contas só a gente consegue saber “onde o sapato aperta” realmente. Reajustei meu taquinho em um pé milímetros para o lado e para trás e pronto, fim da dormência na parte externa do pé após 3 horas de pedal.

    Este é o começo da coisa e apesar de parecer muito para se pensar é igual dirigir um carro, em certa altura vai ser meio que automático, você irá fazer sem pensar muito (mas é bom sempre estar ligado). Para mim funcionaram que é uma beleza e o resultado é que tive zero tombos por causa das sapatilhas/pedais clipless.

  77. Matéria bastante elucidativa.
    Pretendo iniciar uma rotina de ciclismo mais séria e não sabia nada sobre os taquinhos ainda. Agradeço pelas dicas. Estarei acompanhando o site de agora em adiante.

  78. Tem algum problema em pedalar com pedal/clip/sapatilha de MTB com minha Speed?

  79. Bom dia André. Estou começando a pedalar agora e além disso acabei de voltar a fazer atividades física por conta de uma cirurgia. Por enquanto estou pedalando na academia para ganhar condicionamento. Vou comprar minha primeira sapatilha e só depois de todo este processo, pretendo começar a acompanhar o grupo. Queria uma dica de como escolher um modelo e marca de sapatilha. Parabéns pelas dicas.

  80. Olá Dre, muito obrigado por sua mensagem. Veja, a escolha de uma sapatilha é uma decisão muito pessoal. Você deve considerar o uso que vai fazer da sapatilha e o quento quer investir. Por exemplo: vai pedalar só pela cidade? Vai fazer muita trilha? Vai pedalar de Mountain Bike ou Speed? Como estamos falando de sua primeira sapatilha e de um momento de retomada de atividades pós cirurgia, eu sugeriria um modelo de entrada. No caso de usar em grupos de pedal urbano, na cidade, em situações que precise tirar muito o pé do pedal, ou até caminhar, sugeriria uma sapatilha tipo tênis ou um modelos de entrada de mtb. Como não sei o seu uso ao cero, vou fazer algumas sugestões abaixo ok? Se você for fazer algum uso diferente, me responda aqui nos comentários que posso sugerir outros modelos.
    Um modelo de sapatilha tipo tênis (ideal pra uso urbano ou se precisar caminhas com ela) – http://lnk.do/wFRm6
    Um modelo de entrada para Mountain Bike – http://lnk.do/y9kSC
    Um modelo de entrada para Speed – http://lnk.do/vZesY
    Espero ter ajudado. Um abraço e boas pedaladas!

  81. Olá Diogo, obrigado por sua mensagem. Se você adaptar todo o conjunto pedal clip + sapatilha de MTB não terá problemas não. Claro que você pode não aproveitar o máximo que a speed poderá lhe oferecer, por exemplo, no caso de treinos e desempenho. Mas poderá utilizar sem problemas.
    Um abraço e boas pedaladas!

  82. Dizem que uma sapatilha specialized que tem numeração 10 ou 10.5 nao tem diferença de tamanho no comprimento e sim que a 10.5 significa que ela é mais larga na frente. Verdadeiro ou falso?

  83. Boa tarde ando clipado a oito meses e estou C dores na região externa ao fêmur , será por conta do taco mal posicionado ???

  84. Olá Luciano, obrigado por sua mensagem!
    Difícil dizer sem avaliar o caso de perto. Precisaria ver o ajuste da sapatilha, posição do taquinho, compreender o seu volume de treinamento… Mas, se as dores começaram após começar a pedalar clipado, e se você não fez nada de diferente na sua rotina além disso, é provável que seja essa a causa. Aconselho procurar um serviço de bikefit. Eu faço e me ajuda muito! Aqui nesse post eu explico como funciona e indico alguns pelo país – http://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/bike-fit-dinamico-saiba-como-funciona-e-porque-esse-e-o-melhor-sistema-de-ajuste-da-bicicleta/
    Espero ter ajudado. Um abraço e boas pedaladas!

  85. Olá Anrde. Post maravilhoso, mas estou com uma dúvida. Um amigo está em Miami e traria uma sapatilha para mim (vou comprar na amazon msm), porém estava vendo que existe a possibilidade do taquinho não encaminhar no pedal da bicicleta. Eu estou comprando somente para uso em aula de spinning. Vc teria alguma indicação de modelo ou marca? Não entendi a questão do modelo de taquinho que vcs falam em post anterior. Não queria procurar os mais caros ois nem sei se vou me acostumar. Obrigada

  86. Excelente blog. Útil objetivo. Ajudou um monte. E o blogueiro participa, responde. Valeu. Muito obrigado.

  87. Olá Maria Cláudia, muito obrigado por seu comentário.
    Nesse caso a primeira coisa é saber qual o modelo de pedal de encaixe usado nas bikes de spinning da sua academia. Justamente por serem de spinning, são modelos mais genéricos, que combinam com a maioria dos pedais de encaixe de sapatilhas estilo mountain bike ou urbano. Porém, vale a pena checar primeiro na academia ok?

    Um abraço e boas pedaladas

DEIXE UMA RESPOSTA