Montadora desenvolve tecnologia para evitar colisão de carros com ciclistas

0
5

Nem sei se essa  notícia é tão nova assim, mas descobri nesse final de semana um avanço da tecnologia que pode ajudar bastante na segurança do ciclista. Assisti ao vídeo acima, da montadora de carros Volvo, que desenvolveu uma nova tecnologia que freia o carro automaticamente antes de colidir com um pedestre ou ciclista. Vejam só que legal!

 

Uma câmera reconhece os objetos que estão a sua frente, inclusive em movimento, e estará disponível nos carros da marca a partir de maio. Segundo a empresa o sistema seria acionado, por exemplo, no caso de um ciclista circulando na mesma pista cruzar de repente na frente do carro, como mostrado no vídeo. O sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo, automaticamente.

Tudo bem, podemos falar que o sistema (e os carros da marca) são para uma minoria, mas como toda tecnologia, com o tempo vai barateando e pode chegar a um conjunto maior de pessoas. E além disso, trata-se de um sistema para surpresas, emergências. Importante mesmo é prestar bastante atenção ao trânsito, dirigir defensivamente, e acima de tudo, respeitar a distância de 1,5m ao ultrapassar um ciclista.

DEIXE UMA RESPOSTA