Câmeras de ação: saiba tudo sobre essa tecnologia para filmar seus pedais!

0
53
câmeras de ação GoPro Hero 5
Diferentes modelos da GoPro Hero 5

Na hora de registrar as suas trilhas, sua participação em um campeonato e até um trajeto incrível da sua cicloviagem, as câmeras de ação são ótimas pedidas.

Desenvolvidas justamente para conseguirem filmar com precisão os esportes de ação como o surfe, o skate e a mountain bike, esses equipamentos viraram febre e são bem fáceis de acoplar no capacete ou em outros pontos.

Porém, na hora de comprar a sua câmera de ação é preciso cuidado, garantindo que a escolha esteja de acordo com as suas necessidades e expectativas e realmente ajude a conseguir ótimas imagens. Confira nossas dicas.

O que considerar ao escolher uma câmera de ação?

Garmin Virb XE montada no guidão, abaixo do GPS

Uma câmera de ação é aquela capaz de filmar e de fotografar, por isso é fundamental que ela consiga fazer as duas coisas com qualidade de imagem. Veja alguns pontos técnicos que você precisa conferir antes de levar a sua câmera de ação para casa.

Taxa de FPS

FPS é a sigla para Frames per Second, ou quadros por segundo, em português, e corresponde a quantidade de “quadros” que a câmera filma em um segundo, ou de fotos que ela é capaz de registrar.

Assim, se uma câmera de ação consegue gravar na qualidade 4K em 30 FPS, essa informação mostra que ela é capaz de registrar 30 quadros ou fotos do tamanho de 4096 por 2304 pixels a cada segundo de gravação.

Uma boa câmera de ação, que consegue fazer com que o movimento pareça natural aos nossos olhos deverá ter no mínimo 24 FPS, já que uma quantidade menor que essa pode fazer com que os movimentos pareçam robotizados.

Resolução

É importante que a resolução da câmera de ação esteja de acordo com a das telas atuais de tablets, notebooks, computadores de mesa e de smarTVs, garantindo a qualidade do que você filmou. Por isso, o ideal é que a sua câmera tenha resolução full HD ou HD (com resolução mínima de 1280 por 720 pixels).

Se você deseja algo ainda melhor, o recomendado é optar por uma câmera com resolução 4K, capaz de filmar quadros com 4906 x 2304 pixels por segundo de gravação.

Modelos

câmeras de ação GoPro Hero 5
Diferentes modelos da GoPro Hero 5

Sob o termo “câmeras de ação”, você encontrará uma infinidade de modelos, com nomenclaturas bem diferentes, que pode confundir quem não tem familiaridade com o setor.

A GoPro, por exemplo, é a mais conhecida e ela também possui variações, como os modelos “Black” que são equipamentos superiores e com recursos mais avançados e as “Silver” que são os modelos mais amadores e medianos.

Já no caso da Sony Action, outra marca bastante procurada, quem dita a qualidade é o número do modelo. A Sony Action HDR-AS20, por exemplo, é mais avançada que a Sony Action HDR- AS15. Assim, a ordem crescente determina a complexidade de recursos que a câmera oferece. Cada fabricante poderá ter sua própria forma de indicar isso nos seus produtos.

Especificações Técnicas

Além do FPS e da resolução de imagem, busque conferir também outras especificidades técnicas, como sensibilidade, sensores, áudio, etc. No caso dos modelos com preços mais acessíveis, nem sempre a qualidade desses itens é boa. Mas, claro, tudo dependerá do uso que você fará da câmera. Assim, priorize essas funções técnicas.

Um dos pontos mais delicados das câmeras de ação, geralmente, é o áudio, por isso teste a captura antes de fazer a sua compra. As filmagens em alta velocidade ainda podem sofrer com o barulho dos ventos e outros ruídos bem incômodos.

Bateria

Ninguém quer comprar uma câmera de ação e não conseguir filmar toda a aventura porque o equipamento estava sem bateria, não é? Mas, infelizmente, isso pode acontecer, principalmente se você não conferir qual é a durabilidade da bateria – algo que pode ser bem pequeno em alguns modelos, já que os visores costumam sugar bastante do aparelho.

Suporte técnico

É claro que você não vai comprar uma câmera pensando que ela vai dar problema, mas se isso acontecer, a marca oferece suporte técnico no país? Infelizmente, muitas marcas ainda são recentes por aqui e nem sempre têm essa possibilidade.

Lembrando que uma câmera de ação pode ter o triplo de risco de acidentes, já que está o tempo todo envolvida em movimentos e cenários complicados. Se você comprar a sua câmera diretamente no Brasil, terá ao menos a garantia contra defeitos de fabricação.

Usos

Câmera Atrio Fullsport HD montada no guidão

Saber muito bem como funciona e quais são as utilidades de uma câmera de ação é fundamental antes de realizar uma compra. Como esses equipamentos possuem um tamanho bem reduzido, é mais fácil levá-lo a outros passeios que poderiam colocar em risco a sua câmera tradicional, como uma trilha a uma cachoeira, por exemplo.

Porém, é claro, que a qualidade não é exatamente a mesma de uma DSLR, assim tenha certeza de que o uso que dará ao equipamento será realmente interessante, como é o caso de quem já pratica ciclismo de aventura e deseja registrar seus movimentos com ainda mais precisão e facilidade.

5 modelos de câmera de ação que podem lhe interessar

Agora que você já viu alguns pontos importantes na hora de escolher a sua câmera, veja um comparativo entre os principais modelos do mercado.

1- GoPro Hero 6

câmeras de ação GoPro Hero 6
GoPro Hero 6

A GoPro é a marca mais conhecida das câmeras de ação, e a Hero 4 da linha Silver apresenta alta resolução tanto para vídeos, como para fotos. Alguns pontos importantes dessa câmera:

  • resolução máxima de foto 12 MP;
  • USB;
  • Wi-Fi integrado;
  • grava vídeos em 4K60;
  • à prova d’água;
  • visor touchscreen de 1,5 polegada;
  • peso aproximado de 199g
  • microSD de até 64GB.

Para pesquisar preços atualizados deste de outros modelos da GoPro Hero, basta clicar no link abaixo:

2- Sony Action Cam HDR AS50R

Câmeras de ação Sony Action Cam HDR AS50R
Sony Action Cam HDR AS50R

A Sony também possui uma linha de respeito entre as câmeras de ação e essa é uma boa opção, com:

  • resolução máxima de 16 MP;
  • Wi-Fi integrado;
  • gravação de vídeo em fullHD (1080p 60fps);
  • resistência a água (até 10 metros) e capa para resistência contra água (até 60 metros);
  • microSD de até 64 GB.

Para pesquisar preços atualizados da Sony Action Cam basta clicar clicar no link abaixo:

3- Garmin Virb XE

Câmeras de ação Garmin Virb XE
Garmin Virb XE

Essa é uma das menos populares entre as câmeras de ação, mas conta com um diferencial interessante: ela é capaz de registrar vários dados sobre a sua movimentação, como velocidade, aceleração, distância, temperatura,etc. Alguns pontos sobre ela:

  • grava vídeos com resolução de 1080p 60 fps;
  • sistema de estabilização;
  • acessórios para ser usada em superfícies planas ou curvas;
  • conexão Wi-Fi e Bluetooth;
  • corpo resistente a até 50 m de profundidade na água;
  • compatível com acessórios GoPro.

Para pesquisar preços atualizados da Garmin Virb XE basta clicar clicar no link abaixo:

4- Samsung Gear 360

câmeras de ação Samsung Gear 360
Samsung Gear 360

É a primeira geração de câmeras 360 da Samsung e permite registrar movimentos de forma mais ampla do que as câmeras tradicionais, mas ela não possui a mesma resistência que os demais modelos. Algumas das suas características são:

  • resolução máxima de 15 MP;
  • grava vídeos em 360 graus em UltraHD (1080p 60fps);
  • é resistente a água;
  • microSD de até 200GB.

Para pesquisar preços atualizados deste de outros modelos da Samsung Gear 360, basta clicar no link abaixo:

5- Atrio Fullsport HD

Câmeras de ação Atrio Fullsport HD
Atrio Fullsport HD

É uma opção bem mais barata que as concorrentes, e possui especificações técnicas um pouco mais simples, quando comparadas aos outros modelos mostrados. Mas filma em HD, e é uma opção ideal pra quem quiser iniciar nas filmagens de pedal sem gastar muito. Algumas características deste modelo::

  • resolução máxima para fotos de 5MP;
  • gravação em fullHD (720p 30fps);
  • capa de resistência contra água;
  • microSD de até 32 GB;
  • visor de 2 polegadas.

Para pesquisar preços atualizados deste de outros modelos da Atrio Fullsport HD, basta clicar no link abaixo:

Dicas finais: como ficam os vídeos com câmeras de ação?

As câmeras de ação possibilitam vídeos incríveis, de acordo com a criatividade do atleta, a beleza dos locais por onde pedala etc.

No Canal do Youtube do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta você pode ver vários vídeos gravados com câmeras de ação. Deixo apenas um deles pra você curtir, gravado durante o Granfondo Squali, prova ciclística na Itália.

 

Você gostou desse nosso conteúdo sobre câmeras de ação? Ainda tem alguma dúvida? Então deixe um comentário pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA