Lubrificante para corrente: saiba como escolher o melhor

0
11
lubrificantes para bicicleta

A lubrificação é um dos pontos mais importantes quando falamos da manutenção da sua bike, garantindo que tudo estará funcionando como deveria. Mas, com tantas opções de lubrificante para corrente, nem sempre é fácil definir o ideal, não é mesmo?

Se você também compartilha dessas dúvidas, continue a leitura e saiba tudo sobre lubrificante para corrente!

Qual a importância de escolher corretamente o lubrificante para corrente?

lubrificante Smoove
Lubrificante Smoove à base de cera

Muitas pessoas que estão começando agora no ciclismo não sabem que existem lubrificantes próprios para correntes e podem recorrer a óleos queimados, graxas, etc. – algo que pode colocar em risco o seu pedal.

Outro item que muitas pessoas recorrem é o WD-40, um produto multiuso que pode ser usado em casa nas dobradiças das portas e até nos cadeados.

O problema é que esse produto não tem a viscosidade adequada para lubrificar a corrente da sua bike e ainda conta com características desengraxantes. Com isso a corrente pode ficar seca e sujeita a um desgaste muito maior.

Assim, é fundamental escolher um lubrificante específico para bicicletas e de acordo com o tempo no qual você vai pedalar, algo que falaremos mais adiante.

Lembre-se que o lubrificante é o material capaz de reduzir o atrito  entre a corrente, o cassete e a coroa, tornando o funcionamento desse mecanismo mais suave e reduzindo o desgaste das peças e também os ruídos.

Quais os tipos de lubrificante para corrente e suas indicações?

Agora que você já entendeu a importância de optar por um bom lubrificante de corrente, é fundamental saber escolher os mais adequados dentre as opções disponíveis no mercado.

Lubrificante para corrente em tempo seco

lubrificante seco para corrente Puroil
Lubrificante seco Puroil

São ideais para serem usados em tempo e também em terreno seco. Eles possuem fórmulas específicas capazes de evitar a aderência de poeira, areia e terra à corrente (que podem formar uma espécie de “pasta abrasiva” reduzindo a vida útil da corrente).

Você também deverá analisar a durabilidade da lubrificação que deseja, já que essa informação poderá variar dependendo do fabricante.

Esse tipo de lubrificante para corrente são mais úmidos enquanto você estiver aplicando, mas ficam secos logo em seguida.

Normalmente são produzidos polietrafluoretileno ou de teflon e são aplicados em forma líquida para penetrarem profundamente nos elos das correntes, criando uma espécie de película seca, protegendo o seu equipamento.

Lubrificante para corrente para tempo úmido

Lubrificante wd40 úmido
Lubrificante WD-40 úmido. Esse é o modelo específico e indicado para corrente.

Como o próprio nome indica, esse tipo de lubrificante se mantém úmido na corrente, mesmo após um bom tempo da sua aplicação. Em geral, são opções mais oleosas e a prova de água, protegendo completamente a sua corrente para dias de chuva ou terrenos úmidos.

Porém, esse tipo de lubrificante não deve ser usado em tempo seco, porque atrai muita poeira, terra, areia e outras sujeiras, criando problemas para a sua bicicleta. Então, não se esqueça de sempre retirar o excesso da corrente antes de pedalar novamente em outras condições de clima.

Lubrificante para longa distância

lubrificante para corrente Zefal Bike Wet
Lubrificante úmido Zefal Bike Wet Lube

Se você está se preparando para fazer longas distâncias, como em uma viagem de bicicleta, o ideal é contar com um lubrificante específico para essa finalidade.

Esse tipo de material é mais úmido que os demais, tendo uma durabilidade maior. Contudo, também pode exigir que você limpe com mais frequência todo o sistema de transmissão.

Não se esqueça que, se você for enfrentar um terreno muito seco, esse lubrificante mais úmido pode não ser uma boa pedida. Nesse caso, o melhor é optar por um lubrificante específico para tempo seco.

Lubrificante para corrente com cera

Lubrificante para corrente Super Cera Cycles Bike Shop
Lubrificante R Line Super Cera Cycles Bike Shop

Como o próprio nome indica, são materiais mais cerosos e secos. A grande vantagem desse produto é que, além de lubrificar, ele também limpa a corrente, já que você terá de aplicá-lo várias vezes.

É importante sempre remover esse lubrificante da corrente, caso contrário ele irá esfarelar. Além disso, se você for pedalar em um terreno com muita lama ou em um dia de chuva, o lubrificante em cera não durará muito.

Como saber se a corrente da minha bicicleta precisa ser lubrificada?

bicicleta detalhe corrente
Foto: Pixabay

Isso é algo que você acabará se acostumando com o tempo. Porém existem duas maneiras bem simples de identificar se está na hora de lubrificar a sua corrente:

  • passando o dedo na parte superior ou inferior da corrente e analisando se o dedo está seco ou sem vestígio de óleo, ou ainda com uma textura pouco viscosa e granulada;
  • ficando atento aos barulhos da sua bicicleta. Se você ouvir um rangido metálico a cada pedalada, é hora de lubrificar a corrente.

Dicas para lubrificar a corrente

bicicleta: detalhe do cassete e corrente
Foto: Pixabay

Algumas dicas para lubrificar e manter a sua corrente em dia são:

  • sempre mantenha a corrente limpa por fora. Para isso você poderá usar uma escova de dentes e um pano seco. Só após fazer a limpeza, você deverá lubrificar a corrente;
  • encoste a roda de trás ou então coloque a bike de ponta cabeça para fazer a lubrificação, permitindo que os pedais girem livremente;
  • escolha um dos elos da corrente e marque-o com uma gota de lubrificante, sabendo onde seu processo terminará;
  • a partir de então vá colocando uma gota de lubrificante por eixo até chegar ao ponto em que você fez a marcação;
  • dê algumas voltas lentas no pedal, girando a corrente e espalhando o lubrificante;
  • acione também o trocador de marchas e vá girando o pedal, garantindo uma lubrificação completa;
  • se for possível, tente lubrificar um dia ou uma noite antes de usar a bike, dando um tempo de “descanso” maior para a absorção do material;
  • sempre limpe o excesso com o pano seco, afinal a lubrificação deverá ficar na parte interna da corrente.

Uma dica essencial é não usar muito lubrificante, deixando a corrente “empapada”, pois isso não trará benefícios extras, ao contrário, poderá facilitar para que sujeiras grudem na parte externa da corrente. O ideal é aplicar menos de 1 gota por elo.

Onde comprar lubrificante para corrente?

lubrificantes para bicicleta

Depois de ler este artigo, já está convencido da importância de contar com um lubrificante específico para bicicleta? Abaixo nós separamos alguns links pra você pesquisar os preços atualizados:

E, então, gostou deste conteúdo de lubrificante para corrente? Se você ainda tiver dúvida, deixe um comentário pra gente. E não se esqueça de acompanhar nosso Canal do YouTube. Lá nós temos uma playlist sobre Produtos e Acessórios para bike com muitas dicas legais.

Esperamos você por lá 🙂

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here