Rodas para mountain bike: aprenda a escolher o modelo certo para você

0
24
rodas para mountain bike vzan everest carbon 29
Rodas Vzan Everest Carbon 29

Os tamanhos das rodas para mountain bike são fontes inesgotáveis de discussões entre os ciclistas. Há quem não abra mão do aro de 27,5”, enquanto muitos afirmam que o aro de 29” é o que garante o maior desempenho. E ainda temos os tradicionais 26″ que ainda equipam muitas bikes.

Embora não exista um consenso sobre as melhores rodas para sua MTB, há muita informação disponível que pode ajudar você a tomar a sua escolha. Ficou curioso? Então continue lendo este post e veja as dicas que separamos!

Composição das rodas para mountain bike

rodas para mountain bike vzan everest carbon 29
Rodas Vzan Everest Carbon 29

As rodas foram uma invenção incrível da humanidade – e desempenham um papel fundamental para as bicicletas. Elas são basicamente compostas por 3 partes:

  • cubo: núcleo da roda e responsável por 40% da rigidez lateral e da absorção vertical, é nesse local que estão os rolamentos e o eixo;
  • niples e raiação: pode ser considerado o “miolo” da roda e também respondem por 40% da rigidez que pode ser ampliada ou reduzida dependendo da quantidade e da espessura usada durante a montagem;
  • aro: é o que dá a forma a roda e é responsável por 20% da rigidez. É o aro que dita à característica da rodagem e também a aerodinâmica, o seu peso ainda pode afetar a reatividade às retomadas e a aceleração.

O que considerar na hora de escolher as rodas para mountain bike?

roda vzan everest 27.5
Roda Vzan Everest 27.5

Agora que você já compreendeu como uma roda é formada, que tal ver algumas dicas indispensáveis na hora de comprar as suas rodas novas? Confira.

Qualidade dos materiais

Os materiais que compõem a roda estão diretamente relacionados à durabilidade e a qualidade do produto que você está comprando. Assim, existem alguns pontos que você precisa considerar.

Aro

O material mais comum é o alumínio, mas também é possível encontrar modelos com fibras de carbono, apresentando características como baixo peso, alta resistência, rigidez e maior capacidade de absorver impactos verticais.

Contudo, o alumínio é mais “confiável” já que ele amassa antes de quebrar e pode continuar trabalhando por muito tempo.

Cubo

Os de melhor qualidade têm o corpo em alumínio forjado ou fundido, mas é possível encontrar modelos com partes em carbono.

Também é possível encontrar rolamentos tradicionais ou de cartucho selado em ligas de aço, ou ainda com esferas cerâmicas que garantem mais velocidade e potência.

O mecanismo de catraca varia de acordo com a quantidade de chanfros para engate e o número de linguetas. Hoje é possível encontrar modelos que engatam mais rapidamente e que são resistentes a água, poeira ou carga.

Raios

Os fabricados em aço inox costumam ter uma qualidade superior porque são mais resistentes. É possível encontrar modelos lisos, de espessura variável ou aero, cada um com uma finalidade diferente.

Outra informação importante é o tipo de raio. O mais usado é com a cabeça em J que garante maior durabilidade e facilidade na hora de ser reparado, sendo ideal para quem vai pedalar em locais remotos ou para cicloturismo.

Tamanho da roda

Esse é um tema que sempre gera discussão, por isso vamos explicar um pouco sobre cada tamanho.

27.5 polegadas

Rodas para mountain bike Shimano Deore XT 27.5
Rodas Shimano Deore XT 27.5

Há alguns anos apenas existiam duas opções: os de 29 polegadas e os de 26 polegadas. Em 2013, porém, os fabricantes de bicicleta resolveram lançar um novo tamanho: 27,5 polegadas.

De tamanho intermediário, essa roda tem um rolamento fácil e uma dirigibilidade ágil. Por isso, ela ganhou espaço em modalidades mais radicais do mountain bike, como enduro e downhill, além de estar presente em outras modalidades como cross country e maratona, sobretudo para mulheres e ciclistas mais baixos.

26 polegadas

Roda MTB Vuelta 26
Roda MTB Vuelta 26

Esse é o tamanho mais antigo e ainda bastante tradicional estando presente em bikes urbanas e até de estrada e de corrida. Ainda é a mais recomendada para quem deseja fazer uma cicloviagem já que é mais fácil de adquirir em qualquer bicicletaria – principalmente para quem quer viajar para locais mais distantes e ermos.

29 polegadas

Roda Shimano MT-15 29
Roda Shimano MT-15 29″

É um dos tamanhos mais usados nas mountain bikes, sendo uma medida mais recente criada pelos fabricantes. Esse tamanho de roda apresenta algumas vantagens como:

  • melhor desempenho ao passar por rochas e raízes já que tem uma circunferência maior;
  • cada pedalada percorre uma distância maior, uma vez que existe maior contato do pneu com o chão;
  • mais conforto ao pedalar porque apresenta mais volume de ar.

Mas nem tudo são flores e esse tamanho também pode ter algumas desvantagens, como:

  • peso maior do que as de 26 polegadas;
  • menor agilidade em terrenos fechados;
  • dificuldade de adaptação ao tamanho principalmente em ciclistas de menor estatura;
  • precisa de compatibilidade dos componentes como garfo e quadro.

27,5+

roda Mercury X1 Carbon 27.5+
Roda Mercury X1 Carbon 27.5+. Detalhe para a largura do aro.

É um aro de 27 polegadas, porém um pouco mais largo conseguindo acomodar um pneu maior, em torno de 3 polegadas. A sensação ao pedalar é bem diferente do que quando se usa um pneu tradicional de 2,4 polegadas.

Esse tipo de aro é mais indicado para uso em trilhas porque oferece maior aderência, porém com uma resistência de rolamento semelhante à de um pneu tradicional.

Fat Bikes

Fatbike Mongoose Dolomite
Fatbike Mongoose Dolomite

É uma novidade da indústria de bicicletas. São bikes com pneus realmente largos e que permite o uso em vários tipos de terrenos como areia, neve, dunas, entre outros.

Roda Fatbike Bontrager Jackalope 26
Roda Fatbike Bontrager Jackalope 26

O pedal é bem mais lento, mas em compensação esses pneus mais largos oferecem um controle de direção mais previsível, tornando mais fácil explorar outros tipos de terrenos.

Como escolher as rodas de mountain bike certas para mim?

Depois de ler este conteúdo, você ainda não tem certeza qual é a melhor roda para você? Então considere algumas dicas importantes:

  • preste atenção a sua altura, já que as rodas aro 29 polegadas costumam ser mais indicadas para ciclistas mais altos;
  • considere o terreno em que você pedala. Para terrenos que exigem muita agilidade, aros menores como 26″ ou 27.5″ podem ser mais interessantes;
  • para quem precisa de alto desempenho, como em pedaladas velozes em grupo ou competições, as rodas devem ter boa aerodinâmica, alta resistência a torção, baixo peso, boa rigidez lateral, boa frenagem, alta durabilidade e rapidez de engate de catraca;
  • as rodas de treino devem ter um custo acessível, alta capacidade de suportar impactos e facilidade de uso;
  • para fazer escaladas prefira rodas com boa rigidez global, aerodinâmica, poucos raios e cubos aero.

Onde comprar rodas para MTB com bons preços?

Agora que você já sabe tudo sobre as rodas de MTB pode escolher a que vai atender melhor o seu uso. Separamos alguns links onde você pode pesquisar a roda ideal pra sua bike com preços atualizados. Basta clicar nos links abaixo:

Com essas dicas ficou mais fácil escolher as rodas para mountain bike? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here