Lubrificantes para bicicleta: veja como utilizá-los e cuidar bem da sua bike

0
655
lubrificantes para bicicleta

 Publieditorial – A partir de uma parceria com a MX Bikes estamos trazendo esse post especial para falar um pouco sobre lubrificantes para bicicleta. Espero que gostem do material que preparamos pra você!

Todos sabem que a vida útil dos componentes e peças da bicicleta dependem muito do cuidado que temos com eles. E é aí que os lubrificantes são importantes. Eles vão agir para proteger as peças e componentes do acúmulo excessivo de sujeira. E mais ainda: vão fazer com que as peças funcionem de forma mais fluída, com menos estalos e trancos, diminuindo o desgaste e aumentando a vida útil.

Nesse artigo separamos 2 tipos de lubrificantes para bicicletas mais utilizados, com dicas de produtos para cada um deles.

2 tipos de lubrificantes para bicicleta

Lubrificante Anticorrosivo

lubrificantes para bicicleta
Lubrificante Anticorrosivo Zefal Pro Bio Lube 125ml

Como o próprio nome diz, esse tipo de lubrificante atua minimizando o processo de corrosão que é próprio das peças e componentes metálicos. No caso da bicicleta, podemos pensar principalmente nos passadores traseiro e dianteiro, que são muito utilizados na troca de marchas.

Uso do lubrificante Anticorrosivo

Com a ação do tempo e o desgaste do uso, essas peças vão ficando secas e/ou sujas. Você deve então aplicar o lubrificante anticorrosivo. A duração da aplicação vai depender do uso da bike. No caso de mountain bike, estradão de terra com muita poeira e lama, recomenda-se aplicação logo após a limpeza da bike. Para uso em asfalto a durabilidade é maior, podendo chegar 3, 4 semanas, dependendo do volume de treinos e condições do tempo.

Dica: Lubrificante Anticorrosivo Zefal Pro Bio Lube

O lubrificante anticorrosivo que utilizamos na foto do post é o Zefal Pro Bio Lube. Ele é totalmente biodegradável e feito de compostos que protegem as peças de metal, diminuindo o desgaste do dia-a-dia e protegendo da corrosão.

Clique aqui para pesquisar o preço atualizado do Lubrificante Anticorrosivo Zefal Pro Bio Lube

Lubrificante à base de cera

lubrificantes para bicicleta
Lubrificante à base de Cera Finish Line Krytech 120ml

Os lubrificantes à base de cera  são “a nova geração” de lubrificantes para bicicleta, e seu uso é indicado para a corrente da bike. Isso porque, depois de aplicado e seco, a cera adere à corrente da bicicleta, proporcionando não só a lubrificação como boa durabilidade. A viscosidade dos lubrificantes podem variar d acordo com a quantidade de água em sua composição.

Uso do lubrificante à base de cera

Após a limpeza da bicicleta, você deve aplicar o lubrificante na corrente (1 gota por elo) e na relação da bicicleta (passadores, catraca, coroa). Para calcular a hora de reaplicar você deve ficar atento às condições nas quais pedalou: muita chuva, lama, terra, minério exigem reaplicações mais frequentes. Uma boa dica é acompanhar não só visualmente, mas estar atento aos barulhos: a bicicleta deve rodar suavemente, sem muitos estalos e rangidos.

Dica: Lubrificante à base de Cera Finish Line Krytech

O lubrificante à base de Cera Finish Line Krytech (na foto acima) é um dos mais reconhecidos e utilizados por ciclistas. Ele é do tipo seco, indicado não só para a corrente como também para a relação da bike. Seu uso indicado é para a relação de bikes MTB.

Segundo o site do fabricante, caso você use o lubrificante de forma contínua, o intervalo entre limpezas da sua relação pode ser estendido.

Clique aqui para pesquisar o preço atualizado do Lubrificante à base de Cera Finish Line Krytech 120ml

Mais dicas sobre lubrificantes para bicicleta

Além dos dois modelos mostrados neste artigo, no site da Mx Bikes você encontra 18 modelos diferentes de lubrificantes para bike. É só conferir no link abaixo:

Clique aqui para pesquisar tipos e preços de lubrificantes para bicicletas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here