Escrever aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta me proporciona momentos muito especiais. E um deles aconteceu quando recebi do Evandro Torezan o seu livro De catedral a catedral: como passar em concurso público andando de bicicleta.
Isso porque o Evandro é leitor do blog, e já havia me enviado um relato de um dos seus pedais, que publicamos aqui. E qual foi a minha surpresa ao saber que ele tinha escrito um livro!
Escrevo esse post com uma pequena resenha do livro, que li em duas “sentadas” apenas. Fica o meu agradecimento ao Evandro pelo presente, e o convite a vocês para acessar o site https://serpedalante.com/catedral/ pra conhecer mais sobre sua obra, com fotos, tracklogs da viagem etc.
Livro de Catedral a Catedral: como passar em concurso público andando de bicicleta.
O título do livro em primeiro momento pode dar a idéia de um manual para o que se propõe. Mas na verdade fala àqueles que tem a bicicleta como estilo de vida, inserindo-a em seu cotidiano, seus propósitos e sua fé.
Ao tomar a decisão de mudar de vida, largando a iniciativa privada e se dedicando à exigente tarefa de estudar para concursos públicos, Evandro uniu uma de suas paixões ao seu propósito: se aprovado em um importante concurso, faria uma viagem de Brasília até Aparecida para agradecer a sua conquista.
De certo modo podemos dizer que o livro já começa com final feliz, uma vez que relata essa grande viagem de gratidão pelo feito alcançado. Viagem essa que foi dividida em 3 partes: a primeira pelo Planalto Central saindo de Brasília até Araxá; A segunda pela Serra da Canastra, de Araxá até Mococa; e finalmente o Caminho da Fé, saindo de Mococa até Aparecida, com uma esticadinha até Paraty. No total foram 1744kms pedalados.
Cicloturismo e concursos publicos
Evandro divide conosco alguns detalhes sobre seu processo de estudos e preparação para concursos públicos, e também sobre o seu treinamento para cicloviagens.
O livro apresenta boas analogias sobre o cicloturismo e o processo desenvolvido. Mas na minha opinião, é mais rico ainda ao retratar nos detalhes, através de um relato de viagem, tudo o que o cicloturismo nos proporciona. Os desafios do planejamento, como equacionar o planejado com o que a estrada realmente nos apresenta na hora da viagem, os desafios e as delícias de pedalar em grupo.
A grande viagem
Cada dia da viagem é descrito em detalhes, das paisagens pelo caminho aos sentimentos vividos durante o pedal. Achei muito interessante a descrição da dinâmica do início e final de cada dia (antes e depois das pedaladas). Esses momentos guardam consigo detalhes importantes sobre planejamento, organização e também o sentimento de todo o grupo de viajantes.
E os companheiros de viagem do autor são uma diversão à parte. Com pequenas variações do grupo de ciclistas nos três momentos do pedal, você vai se tornando íntimo da turma toda à medida em que a viagem transcorre.
Não tive como não me lembrar de minhas viagens e pedais em grupo, reconhecendo e me divertindo com comportamentos com os quais me identifiquei, ou identifiquei meus amigos de pedal.
O livro De catedral a Catedral fala sobre fé, amizade, dedicação e motivação à partir da história de vida de seu autor e de uma de suas paixões: o cicloturismo.
Para saber mais ou adquirir o livro é só clicar neste link: https://serpedalante.com/catedral/
Quer mais dicas de livros?
Temos outros artigos aqui no site com ótimas sugestões pra você. É só conferir nos links abaixo:
- 4 livros sobre ciclismo que você precisa ler
- 5 livros sobre bicicleta pra você se inspirar
- 5 livros sobre cicloturismo imperdíveis