Balanço ciclístico de 2017

4
455
treinamento mental para ciclismo
Na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Mais um ano terminando, e chegou a hora do nosso Balanço Ciclístico de 2017. Faço esse balanço desde o ano de 2010, e é sempre momento de dividir com os leitores o que rolou durante o ano, e é claro adiantar algumas novidades para os próximos.

2017 foi um ano especial: foram 8 anos de blog (completados em Maio) e 8 mil quilômetros pedalados!

Confira nossa retrospectiva!

Os números e publicações do blog em 2017

Fechamos o ano com mais de 402 mil visualizações de página! Publicamos 40 posts, sobre os mais diversos assuntos relacionados à bike.

Destaco o Ciclismo e Cicloturismo da Itália, tema sobre o qual venho me especializando a cada viagem à terra da bota. Esse ano estive por lá novamente, e tive a oportunidade de lançar um ebook gratuito com 4 roteiros imperdíveis por lá.

E por falar em Itália, 2017 marcou também a inauguração da Loja do Blog, com produtos exclusivos vindos diretamente de lá. Se você ainda não conhece, te convido a fazer uma visita!

Camisa de ciclismo Italy Bike Tour Montagna - frente
Camisa Italy Bike Tour – frente

Mas quem nos acompanha sabe que este é um blog movido à pedal, e esse ano foi também muito especial com a bike na estrada! E de bike nova!

As pedaladas de 2017

2017 marcou a chegada de Giovanna, minha Cannondale Synapse.

Giovanna, minha Cannondale Synapse

Essa foi a minha primeira bicicleta de estrada. Ao todo foram 8 mil quilômetros rodados no ano, com muitos pedais de longa distância e brevets organizados pelos Inconfidentes Pedalantes, clube de ciclismo do qual faço parte da organização.

Você pode ver muitos desses pedais com fotos e informações técnicas seguindo meu perfil no Strava. Em breve vou fazer um review bem caprichado dessa bike aqui no blog.

Ciclismo de Longa Distância e Randonneuring

Com o uniforme de ciclismo do Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur

O trabalho junto aos Inconfidentes Pedalantes também cresceu bastante. Organizamos pela 1ª vez a série randonneur completa, com provas de 200, 300 400 e 600km. Nossas provas continuaram percorrendo cidades do interior. Estivemos em Governador Valadares (200km), Itabira (300 e 200km), Divinópolis (400 e 200km) e Itaúna (600km e 200km). Além de 2 brevets de 200km em Belo Horizonte: nossa prova tradicional, e uma para “escaladores”, com subidas pra ninguém botar defeito.

Treinar ciclismo com pouco tempo
Eu em um pedal longo. Foto: Vinícius Mundim

Esse ano eu consegui me desafiar e subir mais um degrau nessa modalidade. Pedalei a prova de 200km em Governador Valadares, 300km em Itabira (que havia abandonado no ano anterior) e os 400km em Divinópolis. Essa última eu abandonei vencido pelo sono. Fica o desafio para 2018!

E para quem quiser conhecer mais sobre a modalidade randonneur e sobre o clube, basta acessar o site do Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur.

Cursos e Palestras em 2017

balanço ciclístico de 2017
Durante o Vivência Outdoor. Foto: Luan Gesteira

O ano ficou marcado por um convite muito especial. Participei do Vivência Outdoor, evento que congrega amantes de diversas atividades na natureza, em um clima de cooperação e troca de conhecimentos como eu nunca havia visto.

vivência outdoor 2017Na oportunidade, fiz um relato sobre uma cicloviagem que fiz entre Caxambu e São Bento do Sapucaí. Foi muito bacana falar pra um público diverso de praticantes de atividades outdoor. Aprendi muito sobre atividades que sempre me interessaram (como trekking, camping e escalada), mas que nunca tive muito contato.

E as novidades para 2018?

Até onde deu pra ir de bicicleta.
Até onde deu pra ir de bicicleta.

Nosso foco para 2018 está na produção de conteúdos que possam ajudar os leitores a pedalar mais e melhor. Teremos uma série sobre treinamento para ciclismo. Continuaremos também com nossos posts sobre cicloturismo, cicloturismo na Itália e publicando os relatos de viagens dos nossos leitores.

Pra não perder nenhuma dessas novidades, te convido a assinar o nosso Boletim Mensal. Nele eu envio todas as novidades do site para os assinantes.

Obrigado a você que esteve conosco nesse ano.

Desejo a você um 2018 repleto de saúde e com muitas pedaladas!

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu amigo Schetino, Parabéns pelo bom ano de 2017!!! Que 2018 supere suas expectativas com grandes realizações!!! Grande abraço e muito obrigado por sempre nos ajudar a ter opções para pedalar!!! Inté mais…

  2. Olá André, parabéns pelo Blog e pelas pedaladas que nos instigam tanto!!! Você tem o dom de deixar a gente morrendo de vontade de viajar de bike…
    Gostaria de saber qual bike é essa da foto na Lagoa da Palpulha! Que coisa linda essa bike!!
    Abraços
    Acacio

  3. Olá Acácio, obrigada por seu comentário.
    A bike da foto é uma Cannondale Synapse Carbon. Já pedalei 8.000km com ela e vou soltar um review ainda esse mês.
    Um abraço e boas pedaladas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here