Mountain Bike: aprenda mais sobre a modalidade

0
573

Uma das modalidades de ciclismo mais populares de todo o mundo é o Mountain Bike, ou, como é chamado em outros países, Mountain Biking (MTB). Na América Latina e em Portugal, também é chamado de Bicicleta Todo Terreno, ou BTT. Consiste basicamente em pedalar fora de estrada, em terrenos acidentados e com muitos obstáculos naturais, como montanhas, trilhas, parques e fazendas. No fim das contas, qualquer terreno que não seja uma pista lisa é lugar para se pedalar uma Mountain Bike! Conheça mais sobre a modalidade agora!

A origem do Mountain Bike

Assim como o skate, o Mountain Bike surgiu a partir de brincadeiras e experimentações feitas por surfistas, junto de outros ciclistas, em busca de outras emoções e desafios em terra firme. Tudo isso teria acontecido por volta de 1970 na Califórnia, mas há registros de bicicletas adaptadas para terreno acidentado no final do século XIX, utilizadas em expedições de soldados norte-americanos em 1896!

De qualquer forma, uma das primeiras bikes projetadas e fabricadas especialmente para se pedalar offroad foi a Breezer JB#1, produzida por Joe Breeze em 1978. Desta época até hoje, muita coisa mudou nas magrelas, com a criação de várias adaptações e equipamentos especializados para a modalidade.

Breezer JB #1, a 1ª Mountain Bike já fabricada. Fonte: http://forums.mtbr.com/vintage-retro-classic/breezer-1-photos-622039.html
Breezer JB #1, a 1ª Mountain Bike já fabricada. Fonte: http://forums.mtbr.com/vintage-retro-classic/breezer-1-photos-622039.html

A Mountain Bike

Uma bicicleta que encare qualquer terreno precisa ser leve e resistente, é claro. Mas o que uma Mountain Bike tem que é diferente das outras?

Primeiro, o quadro precisa ser reforçado para aguentar os impactos de obstáculos, saltos e quedas, de forma que seja leve o bastante para não comprometer o desempenho. Amortecedores ajudam nessa tarefa, pois fazem com que as irregularidades do terreno não sejam transmitidas das rodas para o quadro, melhorando a estabilidade e o conforto do ciclista.

Outro aspecto das Mountain Bikes são os pneus mais largos, conhecidos como “pneus balão”. Ao contrário do que ocorre nas bicicletas de asfalto, os pneus das MTB possuem travas que “mordem” a terra para maior aderência e controle, e são montados em rodas reforçadas, mais resistentes e um pouco mais pesadas do que as convencionais. As mais usadas são as de aro 24” e 26”, e hoje em dia temos também rodas de 29”, apesar de que a maioria dos atletas opta pelas tradicionais rodas de 26”.

A relação dessas bicicletas conta com numerosas marchas, sendo encontrados câmbios de 21 a 27 marchas. Já existem versões com 30 marchas, mas muitos acreditam que a tendência de 20 velocidades adotada por alguns modelos focados no Cross Country seja mais amplamente utilizada no futuro.

Os equipamentos de segurança adequados ao Mountain Bike

Para pedalar, é indispensável o uso de equipamentos de segurança. Os principais são: o capacete, as joelheiras, as cotoveleiras e as luvas. É importante usar sempre os equipamentos de segurança, pois centímetros podem ser a diferença entre uma curva bem feita ou uma queda dolorosa.

Modalidades de Mountain Bike

O esporte se popularizou ao longo dos anos 90, dando origem a várias modalidades diferentes que possuem bicicletas, equipamentos e regras específicas para cada caso, sendo as principais:

Cross Country Olímpico (XCO): percursos em pistas de terra, com alto nível de dificuldade, de média quilometragem (até 40 km aproximadamente).

Cross Country Maratona (XCM): percursos mais longos, que a modalidade olímpica, podem durar dias.

Freeride: praticado em ambiente urbano, com muitas manobras e saltos.

Enduro: prova em que o mais importante é manter a regularidade de chegada nos checkpoints.

No Mountain Bike existem vários níveis de dificuldade. Você pode começar em estradões de terra e evoluir para trechos bem técnicos  e, nesses casos, é preciso muito treino para praticá-lo. Mas quem experimenta sabe que é uma delícia, além de muito motivante!

Fique ligado na nossa série Especial Ciclismo: Modalidades para conhecer outras modalidades e muito mais sobre o mundo das bicicletas! Qualquer dúvida, deixe um comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA