Óculos de ciclismo: saiba mais sobre eles e faça a escolha certa

8
35
óculos de ciclismo
Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

Os óculos são na minha opinião um acessório indispensável para quem quer pedalar. Nesse artigo, além de explicar essa minha opinião, vou apresentar pra vocês os diferentes tipos de óculos de ciclismo, sua utilidade e as principais características de cada um.

Geralmente descobrimos a necessidade de pedalar de óculos de uma forma muito prática: quando o primeiro inseto, galho de árvore, pedrinha, objeto voador não identificado atinge o nosso olho quando estamos pedalando. Foi exatamente o que aconteceu comigo há muitos anos atrás, quando ainda estava descobrindo o ciclismo. E é por isso que digo que os óculos são indispensáveis.

Depois disso, experimentei diversos tipos de óculos para pedalar, e a diferença na qualidade e no conforto da pedalada aumenta muito, comparado com pedalar sem o acessório ou mesmo com óculos não esportivos. Vamos então entender o que faz dos óculos para ciclismo um acessório tão diferenciado.

Principais características dos óculos de ciclismo

A principal característica dos óculos de ciclismo é que eles são “fechados”, ou bem ajustados ao rosto do ciclista. Ou seja, todo o seu conjunto (armação + lentes) possui um formato que deixa um espaço muito pequeno entre os óculos e o rosto. É claro que existem rostos nos mais diversos formatos, e justamente por isso, diferentes formatos de óculos ou sistemas de ajuste. Mas todos seguem esse objetivo principal de proteção do rosto do ciclista.

Além da proteção, você encontra modelos com características importantes, como por exemplo:

Lentes intercambiáveis

óculos de ciclismo com lentes intercambiáveis

Como as lentes estão sujeitas a choques, arranhões e outras agressões, a maioria dos óculos de ciclismo possui o sistema de lentes intercambiáveis. Assim, você pode trocar de lentes de acordo com a necessidade. Mais abaixo no post temos uma seção especial falando de cada tipo de lente.

Sistema de ventilação

óculos de ciclismo com sistema de ventilação
Óculos Oakley com sistema de ventilação nas lentes e nas hastes

Muitos óculos de ciclismo possuem um sistema de ventilação próximo às lentes, para reduzir os efeitos de embaçamento e da transpiração do rosto. Muitos modelos possuem também ventilação nas hastes, também com o objetivo de reduzir a transpiração (além de deixar os óculos mais leves).

Sistemas de ajuste ao rosto do ciclista

Óculos de ciclismo com lentes transparentes
Sistema de ajuste do ângulo da lente (no detalhe da imagem, inscrito na haste dos óculos).

Para se adaptar aos mais diferentes formatos de rostos, os sistemas de ajuste são variados. Os principais deles são no apoio de nariz e na armação (feita de materiais maleáveis para o melhor ajuste. Existem ainda alguns modelos nos quais você também pode ajustar a posição da lente – mais aberta ou mais próxima ao rosto – o que é muito interessante dependendo da posição na qual você está pedalando (mais deitado ou mais ereto).

Os tipos de lentes

A proteção e o conforto são os principais objetivos quando falamos dos tipos de lentes de óculos. Por isso, um bom óculos de ciclismo deve ter lentes com proteção UV, para proteger dos raios solares. Devem também possuir tratamento antiembaçante e antirriscos, para dar conta da transpiração do ciclista e de eventuais arranhões. Abaixo você confere os tipos de lentes mais comuns nos óculos de ciclismo.

Lentes escuras

oculos shimano s41x-c
Óculos shimano s41x-c

São ideais para pedalar em ambientes de muita claridade: durante o dia, sob sol forte, neve etc.). Podem ser também espelhadas, o que aumenta a filtragem dos raios solares.

Lentes amarelas

oculos-de-ciclismo-lente-amarela

São utilizadas para dias nublados, mas ainda com um pouco de luz. Também são utilizadas para pedalar à noite. Isso porque as lentes amarelas não escurecem como as lentes escuras, e principalmente, diminuem o incômodo causado pela incidência dos faróis de veículos diretamente no rosto do ciclista, deixando a pedalada mais confortável.

Lentes transparentes

Óculos de ciclismo com lentes transparentes
Óculos de ciclismo com lentes transparentes

São as lentes “clássicas” da maioria dos óculos não esportivos. São indicadas para tempo nublado com pouca incidência de luz. Podem também ser utilizadas à noite, mas não tem o mesmo desempenho das lentes amarelas.

Lentes fotocromáticas

Óculos Shimano s61r-ph com lente fotocromática
Óculos Shimano s61r-ph com lente fotocromática

São lentes que escurecem ou clareiam de acordo com a quantidade de luz no ambiente. São uma opção interessante se você vai pedalar em condições de variação de luminosidade, pois não precisa parar para trocar lentes ou trocar óculos (por exemplo, um pedal com o sol nascendo ou se pondo).

5 dicas importantes para escolher o seu óculos de ciclismo

  1. Muitos modelos de óculos são vendidos com mais de uma lente, seja como reserva no caso de perda/estrago etc., ou mesmo combinações para tipos diferentes de luminosidade. Escolha uma combinação que lhe atenda.
  2. Se você transpira muito, prefira modelos mais ventilados.
  3. Se você utiliza óculos de grau, atenção: as lentes dos óculos de ciclismo geralmente são muito curvas, o que impede que você reproduza uma semelhante com grau em uma ótica. Alguns óculos possuem sistema onde você pode encaixar por dentro deles as suas lentes de grau. Uma outra opção são as lentes de contato.
  4. Verifique a disponibilidade de compra de lentes avulsas.
  5. Cuidado com modelos “genéricos”. As características de proteção da lente são muito importantes não só para sua segurança como para sua saúde. Compre de marcas e lojas confiáveis.

Onde comprar óculos de ciclismo

Separei abaixo links de lojas na internet que oferecem mais de 50 modelos diferentes de óculos (muitos deles mostrados aqui nesse artigo). O número de lentes, capacidade de diversos ajustes, ventilação e é claro o material influenciam diretamente no preço dos óculos. Nos links abaixo você pesquisa os modelos e confere os preços atualizados.

Preços de óculos de ciclismo na Netshoes

Preços de óculos de ciclismo na Centauro

Espero que tenham gostado desse post especial. Em breve vou testar algum desses modelos apresentados no post e produzir um review aqui para o Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta. Se tiverem dúvidas ou dicas para melhorar esse post, é só comentar abaixo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Tenho lido quase tudo que aparece sobre óculos para ciclistas, mas até agora não li nada sobre óculos de ciclismo para quem já usa óculos, como no meu caso, com alguns graus de miopia, não tem como deixar de usar o óculos de grau para usar um desses de ciclismo. Por esse motivo sofro muito quando estão muito frio ou chovendo, meus óculos embaçam muito nessa situação. Mas valeu pela dica.

  2. pra quem usa lentes graduadas e de grau forte como eu.
    o melhor modelo que encontrei e me adaptei muito bem trocando as lentes originais para graduadas foi o Ray Ban Dady O RB2015

  3. Esqueceu de mencionar que existem vários modelos nos quais é possível adaptar lentes de grau, é só levar numa óptica com a sua receita de óculos de grau. A Shimano tem alguns modelos nos quais pode-se usar um clip interno onde de adaptam as lentes de grau. O clip também é fabricado pela Shimano.

  4. Olá Edumundo, muito bem lembrado!
    Vou colocar essa informação na próxima atualização do post.
    Uma coisa legal aqui do blog é que os leitores trocam conhecimento e isso enriquece muito o conteúdo das postagens. Obrigado mesmo!
    Grande abraço e boas pedaladas

  5. Tenho o mesmo problema do Carlos, uso óculos a noite(quando a vista está muito cansada) e ainda não achei um óculos que eu possa sobrepor o que uso no dia a dia. Se alguém souber, por favor nos informe.

DEIXE UMA RESPOSTA