5 equipamentos de ciclismo que melhoram seu desempenho no pedal

10
19

Atualizado em 29/12/2016

Roupas coloridas, bermudas apertadas, óculos, luvas e sapatilhas. Quem vê o ciclista “fantasiado” pedalando pelas ruas, nas trilhas ou estradas às vezes não imagina como esses equipamentos melhoram o desempenho na pedalada. Isso mesmo. E estou falando não só de desempenho, mas em muitos casos, também do conforto e da segurança do ciclista.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o uso , montei essa lista com 5 equipamentos de ciclismo que melhoram seu desempenho no pedal. Veja abaixo como as roupas e acessórios dos ciclistas são importantes.

5 equipamentos de ciclismo que melhoram seu desempenho no pedal

1 – Camisas de ciclismo

Equipamentos de ciclismo: camisas
Equipamentos de ciclismo: camisas

As camisas de ciclismo são fabricadas sob medida para o conforto e o desempenho de quem pedala. Feitas com tecidos sintéticos que permitem a evaporação do suor, muitas delas possuem zíperes onde o ciclista pode controlar a ventilação do corpo durante a pedalada. São mais justas ao corpo, melhorando os efeitos da resistência do vento. Possuem bolsos traseiros para carregar ferramentas, alimentos, documentos, etc. E além disso tudo, são geralmente feitas em cores fortes, pra se destacar no trânsito, estradas e trilhas. São encontradas modelos regata, manga curta e manga longa.

Aqui no blog temos um artigo que mostra como as camisas de ciclismo te ajudam a pedalar melhor. Uma boa opção para se informar mais sobre o assunto.

Os preços variam de acordo com a marca e qualidade do material. Para preços atualizados pesquise nos links abaixo:

 Preços de camisa de ciclismo na Netshoes

 Preços de camisa de ciclismo na Centauro

2 – Bermudas de ciclismo

Equipamentos de ciclismo: bermudas
Equipamentos de ciclismo: bermudas

.

Fundamentais para iniciantes e veteranos no pedal, são acolchoadas com espumas ou gel na região dos glúteos e genital. São de tecidos elásticos e comprimem as pernas, em alguns casos melhorando a circulação, mas principalmente, evitando a fricção entre as coxas e evitando assaduras. Tenho vários amigos que começam a pedalar e me procuram reclamando de dores nos glúteos e assaduras nas coxas. Eu sempre indico as bermudas para ciclismo, e logo depois de usarem, eles voltam para agradecer a dica. Os preços variam de acordo com a marca, material utilizado para a bermuda e para o enchimento. Para preços atualizados pesquise nos links abaixo:

 Preços de bermuda de ciclismo na Netshoes

 Preços de bermuda de ciclismo na Centauro

3 – Óculos para ciclismo

Equipamentos de ciclismo: óculos para pedalar
Equipamentos de ciclismo: óculos para pedalar

Um equipamento pouco valorizado entre os iniciantes, geralmente por desconhecimento. Os óculos para ciclismo protegem do sol forte, do vento e de insetos, areia, e pequenos objetos que podem atingir o rosto do ciclista durante uma pedalada. Além disso, existem também modelos com lentes amarelas, ideais para o uso noturno, que diminuem o desconforto pela luz direta dos faróis de carro nos olhos do ciclista. Possuem lentes curvas e são mais fechados, evitando a entrada de vento e objetos.

Temos um artigo completo que explica tudo sobre os óculos de ciclismo: os tipos de lentes, sistemas de ajuste e ventilação e muito mais. É só clicar no link para conferir.

O uso dos óculos no ciclismo me lembra a história do dedinho machucado: só quando você está com o dedinho do pé machucado que você percebe o tanto que você bate nas quinas e paredes. Com os óculos de ciclismo é a mesma coisa: quando você pedala sem eles, percebe o tanto de coisas que vão em direção ao seu rosto durante a pedalada! Para preços atualizados pesquise nos links abaixo:

 Preços de óculos de ciclismo na Netshoes

 Preços de óculos de ciclismo na Centauro

4 – Luvas de ciclismo

Equipamentos de ciclismo: luvas
Equipamentos de ciclismo: luvas

Outro equipamento muito importante tanto para a segurança quanto para o conforto do ciclista, que vai afetar diretamente em seu desempenho. Podem ser abertas (deixando os dedos descobertos) ou fechadas, e com proteção reforçada em algumas partes, como as palmas e costas das mãos. Elas proporcionam maior conforto das mãos quando seguramos o guidão da bike e utilizamos constantemente os freios, e isso fica mais claro a medida em que o pedal fica mais longo. No caso de um tombo indesejado, as luvas protegem as mãos, que geralmente são a primeira parte do corpo que toca o chão no caso de uma queda.

Se quiser saber mais sobre as luvas de ciclismo, temos um artigo mais completo pra você se informar.

Para preços atualizados pesquise nos links abaixo:

 Preços de luvas de ciclismo na Centauro

5 – Sapatilhas para ciclismo

Equipamentos de ciclismo: sapatilhas
Equipamentos de ciclismo: sapatilhas

.

Deixei a sapatilha por último pois é o único equipamento da lista que não considero para iniciantes. Você pode ver esse texto do blog que dá dicas para quem vai começar a pedalar de sapatilha. Se você já pedala há algum tempo, está empolgado com a bike e quer melhorar seu desempenho, a sapatilha é ideal pra você. Com ela você irá educar a sua pedalada, mantendo os pés na posição correta e com um bom ponto de apoio. A pedalada fica mais “redonda”, outros músculos são exigidos e em breve você vai perceber uma melhora nas pedaladas. Aqui os modelos variam muito. Você pode aprender mais no nosso artigo Sapatilha de Ciclismo: um guia completo pra você escolher a sua.

Para preços atualizados pesquise nos links abaixo:

 Preços de sapatilha de ciclismo na Netshoes

 Preços de sapatilha de ciclismo na Centauro

Gostou da nossa lista? Tem algum amigo com dúvida sobre algum dos equipamentos? Compartilhe com os amigos e contribua para uma pedalada melhor!

10 COMENTÁRIOS

  1. El Luiz, muito obrigado por seu comentário.
    Essa é a grande dificuldade, pois os óculos de ciclismo tem lentes grandes e curvas, o que dificulta a sua graduação. Basta buscar por “oculos graduados para ciclismo” no Google que você vai ver como é difícil encontrar. Eu utilizo óculos de grau, e procuro comprar armações mais esportivas, mas com lentes com pouca curvatura. Com isso, não tenho um óculo totalmente fechado como os de ciclismo, mas com boa cobertura para pedalar. As vezes eu pedalo com óculos de ciclismo sem grau mesmo. O segredo é buscar óculos esportivos e consultar às óticas sobre a possibilidade de fazer lentes graduadas para aquela armação. Alguns amigos conseguiram bons resultados.

    Um grande abraço e boas pedaladas!

  2. Luiz,

    Essa semana eu fui numa loja de bicicleta que já sou cliente faz tempo e a moça que sempre me atende sabia que estou procurando um óculos exatamente com lentes internas pra que usa óculos.

    Clip para colocar a lente:
    http://www.shimano-lifestylegear.com/us/ew/products/accessory/001parts.php?pSc001parts001

    E o óculos em si:
    http://www.shimano-lifestylegear.com/us/ew/products/r_series/002eqx2.php?pSccontentsPro

    Não tô fazendo propaganda, rs Apenas gostei da solução que me deram e gostaria de compartilhar…

    Abraços!

  3. Realmente, tudo isso é de suma importância para uma pedalada confortável e ACIMA de tudo SEGURA. Eu não era adepto das sapatilhas, entretanto, após uma queda que gerou contusões, devido ao foto de não estar encaixado estou cotando os famosos pedais de “clip”. rs, obrigado pelas dicas.

    Thiago Ribeiro, Engenheiro Mecânico e Ciclista entusiasta.

  4. Boas dicas.
    Pra mim, a desvantagem desses óculos com lente interna é que quando escurece (anoitece ou entra em ambiente escuro) você fica sem opção.
    Eu uso uma armação que tem uma boa curvatura e a lente é larga, alcançando boa parte da lateral. Coloco lentes que escurecem no sol (tipo transition ou outra marca) e vou pra todo lado sem problemas. Mas não é fácil encontrar uma armação assim, a minha já tem uns 6 anos.

  5. Eu prefiro as lentes de contato. Daí não tenho restrição nos óculos.

  6. Acho que não foi citado e é de extrema importância o uso de capacete, já o vi salvar a vida de ciclistas que caíram e bateram a cabeça no chão, na parede ou em uma guia, o capacete rachou e nada aconteceu com o ciclista, e já assisti tb a queda de alguém sem ele, perdeu a consciência e a memória por 6 meses. Usem capacete sempre ao pedalar!

  7. Eu uso um óculos Shimano com clip para lente de grau, e ele tem 3 opções de lentes, incolor, laranja e espelhada de sol, ou seja, vc pode usar em qualquer opção. O uso do clip traz 2 problemas, deixa o óculos mais pesado e muitas vezes embaça, principalmente a noite no inverno. A melhor opção para quem usa óculos de grau é fazer cirurgia, kkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA