Bretelle de ciclismo: veja como escolher o modelo ideal

0
1850
Bretelle de Ciclismo Power da Refactor
Bretelle de Ciclismo Power da Refactor

Atualizado em 28/10/2019

Dizem que quem usa um bretelle de ciclismo nunca mais quer voltar a usar a bermuda. Se isso é sempre verdade, nós não sabemos, porém que as dúvidas sobre este item são várias, isso com certeza é uma realidade.

As dificuldades na hora de encontrar o modelo certo, de comparar os tipos de bretelles e até na hora de usar este tipo de vestuário no dia a dia do pedal são imensas. Por isso, nós montamos este conteúdo bem completo e com várias dicas importantes que podem lhe ajudar.

Se preferir, assista a esse conteúdo em vídeo:

No final do post temos links pra você pesquisar modelos e preços atualizados de bretelle de ciclismo.

Bretelle de ciclismo x Bermuda: qual é melhor?

Bretelle de ciclismo feminino 3xU Refactor
Bretelle de ciclismo feminino 3xU Refactor

Esta é uma daquelas dúvidas que fazem com que muitos ciclistas entrem em discussões bem fortes. Afinal, é difícil chegar a um consenso sobre qual é o melhor vestuário e tudo dependerá das suas preferências pessoais.

A principal vantagem do bretelle de ciclismo e que faz com que ele seja o favorito de muitas pessoas é o conforto. E isso acontece porque, ao contrário das bermudas, ele oferece um ajuste perfeito ao corpo, evitando apertar demais na cintura, por exemplo.

Além disso, devido à presença das alças, é certeza que o bretelle não se movimentará, mantendo o forro sempre no lugar certo e dando mais segurança para o ciclista, mesmo em pedais mais longos.

Porém, se o modelo não for escolhido de maneira correta, podem existir problemas. No caso das mulheres, por exemplo, não optar por um bretelle feminino pode causar muitos desconfortos, já que as alças costumam ficar posicionadas sobre os seios. Outra desvantagem é a dificuldade na hora de ir ao banheiro. Assim, optar por modelos exclusivamente femininos é a melhor solução.

Como você viu, não é possível definir se é melhor a bermuda ou o bretelle e tudo dependerá das suas preferências e necessidades. Para quem faz pedais mais curtos e recreativos, uma boa bermuda já pode ser suficiente. Agora, para quem pretende viajar, fazer pedais mais longos ou até competir com a bike, um bom bretelle pode trazer mais conforto e segurança.

Se quiser saber mais sobre bermuda de ciclismo, basta clicar no link e conferir nosso post guia sobre o assunto.

Como escolher o bretelle de ciclismo?

Bretelle de Ciclismo Oggi New Agile Masculino

Assim como em qualquer acessório de ciclismo, o bretelle também precisa de alguns cuidados básicos. A escolha de um bom modelo é muito importante, afinal é ele quem trará mais conforto durante o seu pedal, favorecendo a sua performance. Por isso, economizar no modelo não é uma boa ideia, já que marcas mais baratas podem comprometer o seu prazer em pedalar.

Forro

Detalhe do acolchoamento da marca Aerotech

Assim como nas bermudas, o bretelle de ciclismo também pede por atenção especial no que diz respeito à parte acolchoada que será responsável por evitar o atrito constante entre o ciclista e o selim.

Os forros de espuma geralmente não oferecem um conforto muito bom e são recomendados apenas para pedais mais curtos, como os passeios dentro da cidade ou trilhas menores.

Para quem deseja um pouco mais de conforto, os forros em gel ou que fazem uma mistura entre gel e espuma são os mais indicados. Mas, além do material, vale à pena conferir o ajuste do forro ao corpo, garantindo que a posição fique adequada.

Novamente, mulheres, atenção. Os bretelles femininos também contam com essa parte diferente dos modelos masculinos, oferecendo mais proteção e conforto.

Ajuste e caimento ao corpo

Bretelle de Ciclismo Free Force Neo Classica
Bretelle Free Force Neo Classica

Para um bretelle de ciclismo ficar confortável e cumprir com o seu objetivo é de extrema importância que ele fique corretamente ajustado ao corpo, sem apertar e sem ficar largo demais.

O primeiro ponto que você deverá considerar é em relação ao corte da bermuda e das alças e depois em como estes itens ficam no seu corpo quando você veste a peça. Normalmente, a maioria dos modelos tem cortes universais, que se adaptam bem a todos os tipos de corpos, porém é muito importante experimentar antes de comprar.

Se a sua dúvida é em relação ao tamanho, lembre-se que o bretelle deve ficar bem justo, evitando espaços extras entre a peça e a sua pele. Caso o modelo esteja mais largo do que deveria, as chances de você sofrer com assaduras aumentam.

A sensação que você deve ter é que tudo está ajustado ao corpo, sem apertar demais e sem ficar folgado em excesso.

Bretelles de cintura alta e de cintura baixa

Bretelle de Compressão Cabani Sports Unissex

No Brasil, basicamente, existem apenas estes dois modelos de bretelles (além é claro dos bretelles femininos e masculinos). No exterior é possível encontrar mais modelos, que variam dependendo da temperatura e dos locais onde você irá pedalar.

Novamente, optar entre um e outro dependerá das suas preferências pessoais. Os modelos de cintura baixa podem facilitar na hora de usar o banheiro e por isso costumam ser mais procurados.

Já para as mulheres esta informação não é muito útil, porque ambos são mais difíceis de por e tirar (por isso os modelos femininos são indicados, já que possuem aberturas especiais para esta finalidade).

Em alguns modelos femininos é possível encontrar a presença de um zíper nas costas que facilita na hora de por e tirar e torna mais simples ir ao banheiro usando a peça. Outra diferença é em relação à posição das alças, que não sufocam e não apertam os seios.

Formato das alças

Bretelle de Ciclismo Giant Pro Masculino
Bretelle Giant Pro Masculino

Para os homens, os bretelles contam com algumas diferenças em relação ao formato das alças, sendo os mais facilmente encontrados por aqui os de:

  • tira dupla: normalmente não possuem elásticos muito fortes e são fabricados em tecidos “respiráveis”, que favorecem a transpiração;
  • tira dupla na frente e única nas costas: a parte frontal é semelhante ao de tira dupla, porém nas costas as tiras se unem, formando uma espécie de decote nadador. Este não é um modelo muito usado porque não oferece um bom ajuste a bermuda;
  • tira dupla na frente com tiras mais largas nas costas: este modelo oferece como vantagem um ajuste mais correto e confortável na parte das costas, além de acomodar a bermuda em uma posição mais adequada.

Se você ainda está em dúvidas em relação ao tamanho correto do seu bretelle de ciclismo, na hora de experimentar, tente sentar ou fazer movimentos semelhantes ao que você fará na bicicleta.

Outros pontos que você deverá observar dizem respeito à qualidade do bretelle, como os tipos de costura, as pinças da coxa (que devem ser de silicone e integradas ao tecido da bermuda), os tratamentos presentes no tecido, entre outros.

Onde comprar meu bretelle de ciclismo?

Depois de ler todas estas dicas, você já está convencido de que o bretelle de ciclismo é o melhor para as suas necessidades? Então veja a seleção de modelos que fizemos para você:

Você gostou das nossas dicas para escolher o melhor bretelle de ciclismo? Se ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente. E não se esqueça de se cadastrar no nosso boletim mensal, assim você receberá sempre conteúdos interessantes e atualizados como este diretamente no seu e-mail!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here