Selim para bicicleta: você sabe como escolher o certo para você?

0
580
Selim para bicicleta Fizik Ardea
Selim Fizik Ardea

O selim para bicicleta é um dos pontos mais importantes quando falamos em conforto e prazer em pedalar. Afinal, a escolha incorreta pode trazer muitos problemas ao ciclista, como dores, má postura e até dificuldades durante o pedal.

Como esse é um assunto extremamente importante – e muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolherem corretamente o selim, montamos um conteúdo bem completo e cheio de dicas para lhe ajudar a encontrar o modelo correto para as suas necessidades. Confira.

O que considerar na hora de escolher o selim para bicicleta?

Selim para bicicleta Shimano Pro Mountain Bike Griffon em Carbono
Selim Shimano Pro Mountain Bike Griffon em Carbono

Se você não tem muita familiaridade com o universo das bicicletas, ou está começando agora a pedalar, pode ficar perdido com a quantidade de informações sobre selins, com vários modelos e formatos que nem sempre são fáceis de entender.

O importante, contudo, é se atentar a alguns pontos básicos que vão ajudá-lo nesse momento.

Distância entre os ísquios

Isquios em destaque na visão frontal

Os ísquios são ossos que formam o nosso quadril e apoiam o nosso corpo quando ficamos sentados. A distância entre eles é uma informação valiosa quando falamos em selins para bicicletas, afinal esses ossos concentram muita força quando estamos sentados sob um selim – já que eles são consideravelmente menores do que uma cadeira, por exemplo.

Assim, as diferenças anatômicas de cada indivíduo devem ser respeitadas e consideradas quando for fazer a escolha do seu selim (por isso, que nem sempre o mais indicado para o seu amigo de pedal será o melhor para você).

Isquios apoiados no selim. Fonte : http://diginfo.ru/en/cycling_en/bicycle-saddle-number-eight-part-i/

Outro ponto importante é lembrar que homens e mulheres possuem diferenças importantes nessa região.

As mulheres possuem a distância entre os ísquios maior (um fator importante na hora de ter um bebê), enquanto para os homens o períneo é o ponto essencial na escolha do selim, já que ele é mais saliente e o selim precisa ter uma cavidade central para oferecer mais conforto, sobretudo em pedaladas mais longas.

Hoje é possível encontrar em algumas lojas uma espécie de “régua” de identificação dos selins, entendendo qual a largura e o modelo ideal de acordo com a distância dos seus ísquios.

Modalidade

Selim para bicicleta Calypso Frog Alpha Gel
Selim Calypso Frog Alpha Gel

Os selins de MTB e de passeio, por exemplo, são completamente diferentes – por isso definir a utilidade que a sua bike terá é fundamental também para optar por um selim adequado as suas necessidades.

Em geral, as bicicletas de mountain bike apresentam selins confortáveis, com uma boa base de apoio, pois costuma-se pedalar mais de 30 a 40 km em trilhas esburacadas e com outras condições adversas, por exemplo.

Selim para bicicleta Calypso High Performance
Selim Calypso High Performance

Já nas bicicletas de speed, o selim poderá ser mais estreito, uma vez que a cadência nesse tipo de modalidade é maior, evitando, assim, o atrito exagerado das pernas com o selim. As bikes de cross country, por sua vez, nem sempre apresentam um selim muito confortável, porém eles oferecem uma mobilidade maior das pernas, facilitando montar e desmontar da bicicleta.

As bicicletas de triathlon, em contrapartida, são as que possuem os selins mais agressivos, posicionados mais próximos ao guidão, fazendo com que o ciclista precise pedalar mais na ponta do selim – por isso o amortecimento geralmente é maior na ponteira.

Selim Brooks B67 feminino.

Em comparação, as bicicletas de cicloturismo e as de passeio são as que oferecem selins mais confortáveis, já que os praticantes estão mais interessados em percorrer grandes distâncias, sem muita velocidade ou performance. Por isso, esses selins costumam ser feitos em espuma ou gel e podem até mesmo contar com molas ou elastômetros na base.

Ajuste

Selim Velo CLV 8134.

O ajuste correto é tão importante como a compra acertada do seu selim para bicicleta. Se ele ficar com a ponta mais para cima ou para baixo do que deveria, por exemplo, poderá causar dores e até formigamento. Por isso, a posição horizontal é sempre a mais adequada.

Para instalar o selim nessa posição, nós recomendamos o uso de um nível, garantindo o ajuste correto e evitando problemas posteriores que podem dificultar a sua pedalada.

Outro ponto importante é considerar o seu biótipo nesse ajuste (algo que pode ser feito com um bom bikefit), afinal a posição do selim no carrinho também pode mudar de acordo com as suas características, podendo ficar mais para frente ou para trás de acordo com o tamanho do tronco e dos membros do ciclista.

Escolha enquanto estiver montado na posição sentado

Selim para bicicleta San Marco Concor
Selim San Marco Concor

Não existe como escolher corretamente o seu selim para bicicleta apenas olhando para ele. O ideal é que você experimente o selim e de preferência faça um teste dando uma pequena pedalada.

De qualquer forma, pode ser que no começo você demore um pouco a se acostumar, mas além do selim, existem outros pontos que podem favorecer o seu conforto, como a escolha de uma boa bermuda de ciclismo e também criar o hábito de se mexer no banco, evitando pedalar somente sentado, por exemplo.

Onde escolher o meu selim para bicicleta?

Selim para bicicleta Velo Performance TI
Selim Velo Performance TI

Agora que você já viu algumas dicas importantes, que tal encontrar o melhor selim para bicicleta para você? Separamos links pra você ver todos os modelos do post (e muitos outros) com preços atualizados:

Como você viu, escolher o selim para bicicleta é algo muito pessoal e nem sempre o recomendado para o seu amigo será o ideal para o seu caso. Você gostou desse conteúdo? Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA