Bike Fit Dinâmico: saiba como funciona e por que esse é o melhor sistema de ajuste da bicicleta

0
18
bike fit dinâmico
Foto: https://www.retul.com/

A informação sobre como regular corretamente a bicicleta é algo que buscamos até mesmo antes de comprar uma e começar a pedalar. E é nessa hora que geralmente ouvimos falar pela primeira vez em Bike Fit, e em Bike Fit Dinâmico. Mas se você já tem uma bike e quer saber como aproveitar o melhor da sua regulagem, isso também é possível! Neste artigo você vai saber tudo sobre Bike Fit Dinâmico, como funciona e ainda receber dicas sobre onde fazer o seu.

Resolvi escrever esse artigo duepois que fiz o meu primeiro Bike Fit. Se quiser ler como foi a minha experiência, e o que mudou depois do novo ajuste da bike, é só clicar abaixo:

O primeiro bike fit a gente nunca esquece

O que é Bike Fit

bike fit dinâmico
Foto: https://www.retul.com/

Bike Fit é o nome dado ao processo que envolve as regulagens e ajustes da bicicleta ao corpo do ciclista. O principal objetivo do Bike Fit é fazer com que o ciclista tenha o máximo de eficiência no movimento de pedalada.

Existem algumas ferramentas que possibilitam alguns tipos de bike fit. Os mais conhecidos são os estático ou tradicional e o dinâmico. O primeiro consiste na coleta de medidas no corpo do ciclista, e aplicação de algumas fórmulas para descobrir os ajustes e tamanho ideal da bicicleta.

Já o Bike Fit Dinâmico é um sistema que permite um ajuste mais efetivo da bicicleta ao corpo do ciclista. E agora você fica sabendo por que.

Por que o Bike Fit Dinâmico é o melhor sistema de regulagem

O Bike Fit Dinâmico é uma modalidade de Bike Fit, que como o próprio nome diz, é feito com o ciclista pedalando. Pode ser feito em um aparelho que simula as medidas da bicicleta (foto 1), no caso de um Bike Fit feito para escolher a bike ideal antes da compra. E ainda, pode (e deve!) ser feito com a bicicleta do ciclista, utilizando uma plataforma que simula o contato do pneu com o asfalto e ferramentas digitais como análise de vídeos, sensores de movimento etc.

Bike fit dinâmico Retul
Bike Fit em atleta do time Sky. Foto: https://www.retul.com/

O Bike Fit Dinâmico é o melhor sistema de ajuste da bicicleta ao corpo do ciclista porque consegue se aproximar melhor da realidade do ciclista com sua bike. Veja as vantagens desse sistema:

  1. O ciclista faz o Bike Fit com a sua bicicleta: analisar o ciclista pedalando com a sua bike traz um resultado mais efetivo.
  2. Análise do ciclista em pedalando: os sensores permitem captar o movimento das articulações. A filmagem permite uma análise cuidadosa do movimento do ciclista, dos ângulos alcançados pelas articulações, enfim, de toda a biomecânica do ciclista.
  3. O sistema respeita as individualidades biológicas: por todas essas características, o bike fit dinâmico busca um ajuste exclusivo para o ciclista, respeitando as suas individualidades anatômicas, seus objetivos com o ciclismo e condições especiais, se houverem.

Como Funciona o Bike Fit Dinâmico

O processo do Bike Fit Dinâmico é dividido em algumas etapas:

  1. Anamnese e testes físicos: o ciclista responde a uma série de perguntas feitas pelo profissional de bike fit sobre a sua prática no ciclismo: frequência de pedal, tempo de treino, se existem queixas, dores ou condições especiais, objetivos com a prática do ciclismo etc. Depois, é submetido a alguns testes físicos básicos, como o teste de flexibilidade e encurtamentos musculares. Esses testes são necessários pra identificar se o ciclista tem alguma condição física que esteja impedindo o seu bom desempenho na bicicleta, como algum encurtamento muscular, frouxidão ligamentar, etc.
  2. Análise da sapatilha do ciclista: é feita uma análise do conjunto sapatilha/taquinho. Com uma ferramenta apropriada, acontece uma verificação da posição correta e alinhamento do taquinho da sapatilha esquerda e direita. Se necessário, são feitos os primeiros ajustes.
  3. Análise da pedalada: o ciclista coloca a sua bicicleta em uma plataforma com sistema de acoplamento. São colocados sensores de movimento nas articulações do ciclistas (joelhos, tornozelos, punhos), e esses sensores são ligados a um programa de computador. Ao simular a pedalada na plataforma, o ciclista é filmado e fotografado. O programa faz uma série de cálculos, mostrando os ângulos atingidos pelas articulações durante o movimento, força utilizada em cada perna para a pedalada, movimentação do joelho do ciclista, e muitas outras variáveis, que são explicadas pelo profissional que realiza o Bike Fit.

Depois dessa análise, se for necessário, o profissional do bike fit vai experimentando ajustes na regulagem da bicicleta, e o ciclista pedala novamente com os novos ajustes para perceber a mudança na posição do corpo e dos resultados. É um processo de “ajuste fino”, e após encontrar a posição mais eficiente para os objetivos do ciclista, ela é gravada para que o ciclista utiliza sempre aquela regulagem.

3 benefícios do Bike Fit Dinâmico

  1. Melhora na performance do ciclista: Com a bicicleta bem ajustada, o ciclista mantém o corpo em uma posição bem alinhada, aproveitando o melhor da amplitude de movimento e a força utilizada na pedalada.
  2. Melhora do conforto do ciclista: quem pedala com conforto pedala mais e melhor. O Bike Fit trabalha muito o conceito de conforto para performance. Isso quer dizer que conforto e performance estão relacionados, e para se atingir boa performance o ciclista deve estar confortavelmente ajustado à bicicleta. No caso de um objetivo para performance (amadora ou profissional) uma posição mais agressiva na bicicleta é necessária. Mas existem também ajustes onde o conforto é priorizado sobre a performance: se o ciclista possui alguma condição específica – como dores em alguma articulação, limitações de movimento etc – o Bike Fit vai exigir um ajuste específico para essa condição, e esse ajuste vai colocar seu conforto e saúde em primeiro lugar.
  3. Prevenção de lesões: o bom ajuste do sistema bike-ciclista pode contribuir para a prevenção de lesões, especialmente àquelas causadas pela má regulagem, que vão forçando a musculatura e as articulações em posições e ângulos desfavoráveis.

Quem é o profissional que faz o Bike Fit Dinâmico?

O Bike Fit Dinâmico pode ser realizado por profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Medicina Esportiva, registrados em seus conselhos de classe e com a devida especialização na área. É muito importante buscar por profissionais qualificados e com experiência no atendimento de ciclistas.

Onde fazer o Bike Fit Dinâmico?

Eu fiz o meu Bike Fit no Bike Fit BH, com o Dr. Guilherme Branco. Pra saber como foi a minha experiência, basta clicar no link abaixo:

O primeiro bike fit a gente nunca esquece

Abaixo você confere uma lista de locais pelo Brasil para fazer o seu bike fit dinâmico. Estou aceitando indicações de bons profissionais de Bike Fit nas cidades brasileiras para colocar nesse post. Se você teve uma boa experiência com o seu bike fit dinâmico, basta indicar nos comentários ou enviar a sua indicação para andre@ateondedeuprairdebicicleta.com.br, que eu vou colocar aqui nesse post.

Lista de locais para fazer seu Bike Fit Dinâmico no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA