Roteiro: 7 dias de cicloturismo na Emilia Romana

0
443
Cicloturismo na Emilia Romana

Imagine pedalar por uma região que combine litoral e colinas, com castelos, pequenos vilarejos, vinhedos e belíssimas paisagens. Pois essa é a região da Emilia Romana, na Itália. E no post de hoje eu apresento um roteiro de 7 dias de cicloturismo na Emilia Romana.

Eu estive pedalando na região em maio deste ano, e produzi uma série de matérias aqui para o blog. No post de hoje, vou apresentar um roteiro de 7 dias bem voltado para o cicloturismo. O roteiro foi elaborado pela Italy Bike Tour e se chama “Relembrando o Encontro Internacional de Cicloturismo“. Esse Encontro foi realizado em 2013 e contou com a participação de mais de 100 cicloturistas brasileiros.

 

7 dias de cicloturismo na Emilia Romana

Cicloturismo na Emilia Romana Cicloturismo na Emilia Romana Cicloturismo na Emilia Romana Cicloturismo na Emilia Romana Cicloturismo na Emilia Romana

1º Dia

17h00 Transfer Aeroporto Bologna – Hotel Dory (Riccione). Check-in e noite livre

2º Dia

09h00 Passeio bicicleta – Via Panorâmica e Gradara 50 km.

Um percurso panorâmico pelas falésias no mar Adriático. Estrada tranquila, muito frequentada por ciclistas e com um panorama de tirar o folego. Para chegar até lá, iremos passar por Gradara, famosa por seu castelo de época medieval. Seguiremos por estradas secundarias até retornar ao hotel por volta de 15.30 . Tempo para almoço e tempo livre. À tarde propomos um tour a pé pelas belas e badaladas ruas de Riccione, com direito a parada para um gelato italiano, classificado entre as 20 melhores sorveterias da Itália.

3º Dia

09h00 Passeio bicicleta – Castello di Albereto 57 km.

Saindo de Riccione passaremos por pequenos vilarejos até a primeira subida, que levará ao belo panorama de Montescudo. Visitaremos este castelo e a antiga “ghiacciaia”, um poço utilizado para conservação dos alimentos na época medieval. Seguiremos descendo em direção à Chiesa della Pace, hoje museu da Linha Gótica com relíquias da igreja bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de poucas pedaladas chegaremos em Vecciano, onde teremos um delicioso almoço a base de produtos típicos e uma degustação de vinagre balsâmico de produção familiar.

Retorno por volta das 15.30 e tarde livre

4º Dia

09h00 Passeio bicicleta – Burgos e castelos medievais 60 km.

A descoberta das fortalezas das famílias Malatesta e Montefeltro, que construíram nesta região suas impenetráveis e inatacáveis residências. Estas duas importantes famílias viveram em guerra por longos anos, construindo castelos e fortalezas em colinas que apresentavam uma posição estratégica. Hoje podemos admirar o arsenal arquitetônico deixado como herança da época medieval. Iremos visitar Montegridolfo e Mondaino, território de confim entre estas famílias. Em Mondaino iremos fazer uma parada para conhecer o famoso e renomado formaggio di fossa.

Retorno por volta das 15.30 e tarde livre. Propomos uma visita a belíssima cidade histórica de Rimini.

5º Dia

Dia Livre – Atividades extras: Excursão à San Marino (preço não incluído na programação) ou outra cidade (meios próprios).

20h00 Jantar em Pizzaria

6º Dia

09h00 Passeio bicicleta – Rimini Românica 50 km.

Um pedal riquíssimo de história, onde iremos visitar os principais pontos turísticos da cidade: Arco d’Augusto, Piazza Ferrari com o Domus del Chirurgo e o antiguíssimo Ponte de Tiberio, que conta com 2.000 anos de história. Prosseguimos para fazer um pic nic delicioso entre oliveiras, onde segue degustação de azeite de oliva, vinhos e produtos típicos.

Retorno por voltas das 15h30 e tarde livre.

7º Dia

09h00 Passeio bicicleta – Santarcangelo e Verucchio 60 km.

Sairemos de Riccione seguindo a beira mar até atravessarmos a cidade de Rimini. Daqui seguiremos por um linda ciclovia que acompanha o rio Marecchia até a cidade de Santarcangelo. Este pequeno vilarejo é simplesmente maravilhoso, com suas ruelas e arquitetura antiga. Não faltarão ocasiões para belas fotos. Pedalando por mais alguns quilômetros, encontramos a cidade de Verucchio, com uma vista panorâmica de 360° sob o território, onde poderemos ver o mar e as belas colinas da região. Parada para lanche e café.

Daqui retornamos ao hotel por volta das 15:30 , onde seguirá o almoço e tarde livre.

À noite jantar típico “Sapori e Piaceri” e às 21.00 um foto show com um resumo das experiências vividas durante a semana.

8º Dia

09h00 – Check-out

09h30 – Transfer Hotel Dory (Riccione) – Aeroporto de Bologna

Quer mais roteiros de cicloturismo na Itália?

Aqui no blog temos um ebook gratuito de cicloturismo na Itália (clique para baixar). São 4 roteiros nas regiões da Toscana, Emília Romana, Dolomitas e Puglia. Todos com muitas fotos e detalhes técnicos de distância e altimetria em cada dia. Espero que possa te ajudar a planejar o seu pedal pela Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here