Um bando sobre duas rodas

1
10
Foto: acervo pessoal Carlos Timm

Por Carlos Timm

Aos 44 anos ainda é possível fazer algo inédito.

No último final de semana, pela primeira vez, participei de um pedal em grupo. Gente acostumada a percorrer grandes distâncias em trechos difíceis. Coisa complicada para quem ainda é um novato no mundo dos biker’s. Mas aceitei o convite do amigo Regis. A experiência foi enriquecedora.

Marcamos encontro com o pessoal junto a um supermercado. Houve atrasos mas ninguém partiu antes da chegada de todos. Depois, outro detalhe me chamou a atenção. Ao acompanhar o grupo na última posição, não tinha a visão ideal dos obstáculos. Assim, os que estavam à frente alertavam os demais com gestos e gritos, a fim de evitar acidentes.

O Regis fez o papel de anfitrião. Preocupado se eu seria capaz de aguentar a dureza do percurso, a cada pequeno trecho olhava para trás para ver se eu não estava ficando distante. Volta e meia, desacelerava e vinha conversar, para ver como eu estava indo. Ainda bem que tive fôlego para acompanhar.

Ao sairmos do asfalto e entrarmos na trilha, uma desagradável surpresa: o pneu da minha bike começou a murchar. Um colega percebeu e alertou. Eu não tinha levado outra câmara e sequer reparos. Pior: nem sabia como fazer para desmontar a roda. Eis que imediatamente um colega, vendo que se tratava de um neófito, tirou a roda. Outro trouxe as ferramentas. Outro disse: Eu tenho uma câmara. Outro igualmente se prontificou a ceder a sua câmara reserva. O Régis ajudou localizando o furo. Assim foi possível consertar.

Seguimos por uma trilha complicada até uma lagoa, onde pudemos tomar um banho agradável. Foram 54 quilômetros de uma aventura sensacional. Lembrei da animação A Era do Gelo. Os personagens fugiam de uma situação de risco. Aí um deles se machucou. Todos pararam. O que havia se machucado disse: ‘Fujam! Podem seguir sem mim, se não vocês estarão em risco também!’ Foi quando alguém falou: ‘Não vamos embora sem você. Somos um bando. E, em um bando, uns cuidam dos outros.’

Os biker’s são um bando também. Um bando sobre duas rodas

Um bando sobre duas rodas
Um bando sobre duas rodas. Foto: acervo pessoal Carlos Timm


ATÉ ONDE VOCÊ FOI É O MAIOR BANCO DE HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS SOBRE A BICICLETA E O CICLISMO DA INTERNET BRASILEIRA. PARA CONHECER O PROJETO, ENVIAR A SUA HISTÓRIA E CONCORRER A PRÊMIOS BASTA CLICAR AQUI


COMPARTILHAR
Artigo anteriorCicloturismo no Uruguai: pedalando em Canelones
Próximo artigoCartagena Cycle Chic
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga - e premia - histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike, os treinos e competições, a descoberta de uma nova forma de se locomover pela cidade... O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores e concorrer a prêmios? Acesse ateondedeuprairdebicicleta.com.br/voce e participe!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA