Usando o Sports Tracker de bicicleta

11
489

Em junho de 2009 fiz um post onde falava um pouco sobre essa questão do registro das pedaladas e do controle do desempenho. No final, terminava com a seguinte frase:

“Ah, essa tecnologia… tão sedutora… Quem sabe um dia ainda não compro um GPS?”

Pois é. Durou um ano e meio… Em dezembro comprei um celular que veio com GPS, e desde então venho testando a engenhoca. O programa “Sports Tracker”, que eu utilizava no computador parou de ser atualizado, e agora uso a versão para celular. O Sports Tracker (http://www.sports-tracker.com/#/home) tem versões para as diversas plataformas de celulares (IPhone, Nokia, Android, ect).

Meu principal interesse continua sendo o registro para controle do desgaste das peças. Mas confesso que é muito legal acompanhar o “desenho”, a altimetria, e as variáveis das pedaladas. Ainda mais que você pode rever em um mapa o trajeto que você percorreu (bastando apenas apertar o “play”).

As pedaladas ficam registradas no celular, e você pode enviá-las para o site, ainda com a opção de publicar seus passeios no Facebook. Outra coisa legal é que você pode tirar fotos ao longo do caminho e também enviar as imagens para o site, registrando alguns momentos do pedal. Abaixo a tela do site, com o registro de uma pedalada que fiz na Lagoa da Pampulha.

.

O programa registra inúmeros tipos de exercícios físicos diferentes, e o melhor, o serviço é gratuito.

Clique aqui para ver mais dicas para pedalar.

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi André
    legal isso né!
    Eu conheço muito pouco BH, nemtenho deia como é pedalar por aí. No entanto acho incríveis essas pedaladas pela cidade: 42 km 🙂
    Aqui em SP os grupo que pedalam a noite fazem essa média até 50 km. Normalmente tem sempre os mais experientes que conhecem rotas alternativas. Mas o bacana do GPS é o registro mesmo. Ah e não posso ver altimetria se não desito hehehe.
    abraço

  2. Pois é… agora que to descobrindo a altimetria rsrs
    Tô curioso pra fazer um pedal subindo a Serra da Piedade de novo e ver a altimetria… é subida que não acaba mais!
    Abraço!

  3. Andre, se rendendo a tecnologia, enfim?!?!? kkkkk

    Isos vai viciando e nos levando `a busca de novos e novos modelos. Tudo pela excelencia!

    Abracao.

  4. Pô “fessor”, depois que li esse post e depois que vi o sistema dos tênis da nike com suporte pra chip com GPS fiquei seco num dispositivo pra calcular minhas rotas de corrida! Só que a grana tá curta e não tá rolando de fazer investimento de em tênis com chip, gps ou celular equipado. Daí hoje achei o site mapmyrun.com… o site serve tipo um gps, dá pra marcar a rota no googlemaps e calcular distancia, velocidade e etc. Rola tbm de fazer um log das corridas (ou pedaladas), compartilhar o facebook e outras paradas! Depois de ver lembrei desse post e decidi compartilhar o link…

    Vlw!

  5. Muito legal Marcos!
    Já tinha ouvido falar nesse sistema. Vou lá conferir.
    Abração!

  6. Podem me explicar como funciona o programa no que diz respeito ao
    acessórios que deve comprar para usar o programa,
    confiável o “show speed/pace” na atividade

  7. Olá Edmilson
    Pra usar o programa basta ter um celular Nokia com GPS. Aí você baixa o programa na loja da Ovi. Existe também um frequencímetro da Polar que você pode usar, mas é um serviço agregado, não precisa necessariamente comprar (eu não tenho). Quanto ao speed/pace, eu acho confiável, e constantemente eles lançam atualizações do software buscando maior precisão.
    Um abraço

  8. Tenho usado o aplicativo e é muito bom mesmo, mas tem a limitação do serviço de internet. Para usar fora do seu estado ou mesmo do país, fica bem complicado.
    Será que um Garmin tem algum programa parecido com o sports tracker??

  9. Pois é Mafra, eu tenho um plano de internet no celular, então fica tranquilo. Agora minha maior dúvida é no caso de não ter esse plano, será que pagamos pela utilização apenas do GPS? Porque nesse caso, podemos usar, e depois, quando tivermos acesso a internet fazer o upload dos exercícios para o site.
    Como utilizo esse não tenho conhecimento sobre outros, mas acredito que tenha sim. vou dar uma pesquisada.
    Abração

  10. Eu tenho um celular nokia que não usa pacote de dados para o uso do GPS, porém não consigo usar o App sem conectar a net, alguém ai pode me ajudar…..Queria ir para a trilha no mato e registrar meu trajeto.

  11. Olá juliano, obrigado por sua mensagem.
    Olha eu agora tenho usado outro programa (Endomondo), em plataforma android. Eu consigo registrar o pedal só com o GPS, mas não carrega o mapa (que exige o pacote de dados ou wi-fi). Depois, quando eu estou em algum lugar com wi-fi eu faço o upload do exercício e os mapas aparecem.

    Um abraço e boas pedaladas

DEIXE UMA RESPOSTA