Vale a pena alugar bicicleta para cicloturismo ou provas de ciclismo?

8
960
Bicicletas Fondriest disponíveis para aluguel.

Um dos grandes desafios no planejamento da logística de uma cicloviagem ou viagem para trainning camp e granfondos no ciclismo é justamente o transporte da bike. Pensando nisso, escrevi esse post onde apresento uma possibilidade: alugar bicicleta para cicloturismo (ou provas de ciclismo) vale a pena?

Longe de dar uma resposta definitiva pra essa pergunta, eu vou apresentar como funciona esse tipo de serviço, e o que você deve ficar atento caso essa seja a sua escolha. Aí você pode avaliar se, para sua opção de viagem, vale a pena ou não alugar uma bike.

Como funciona um BOM serviço de aluguel de bicicletas para cicloturismo e provas de ciclismo

Bicicletas Fondriest disponíveis para aluguel.

Esqueça aquelas bikes enferrujadas, muito grandes ou pequenas pra você e que vão rangendo e estalando a cada pedalada.

Atualmente existem serviços de aluguel de bicicletas para cicloturismo ou provas de ciclismo que trabalham com bikes de alto padrão, para atender às necessidades do cicloturista ou atleta.

Geralmente esse serviço é oferecido por agências especializadas em cicloturismo, que ao oferecer seus roteiros de viagem, trainning camp e granfondo, colocam como possibilidade o aluguel de bicicleta. Existem também alguns bikeshops que disponibilizam boas bikes para alugar.

Nesse caso, alugar uma bicicleta para cicloturismo ou prova de bike pode te proporcionar uma boa experiência.

Geralmente são alugados todos os tipos de bikes: mountain bikes, road bikes (speed), e até bicicletas com pedalada assistida (abaixo), para roteiros de cicloturismo por exemplo.

alugar bicicleta para cicloturismo
Mountain bike Trek (à esquerda) com sistema de pedalada assistida (ebike). Foto: Italy Bike Tour

Quais as vantagens de alugar bicicleta para cicloturismo, trainning camp ou granfondo?

  • Alugar a bike economiza o trabalho e os custos do malabike (ou embalagem da bike) e do transporte no avião (ou outro meio de transporte – que pode ou não ser gratuito).
  • Diminui o peso e facilita o deslocamento até o local do pedal.
  • Pra quem adora bicicletas (eu!), é a possibilidade de pedalar uma boa bike, diferente da sua e ajustada pra você.

Quais as desvantagens do serviço?

  • Não é a sua bike: você já está bem ajustado, acostumado com sua bike e conhece todas as “manhas” dela.

Vale a pena alugar bicicleta para cicloturismo ou provas de ciclismo?

alugar bicicleta para cicloturismo
Durante pedal na Itália em 2015. Foto: André Schetino

Eu não coloquei o custo do serviço como vantagem ou como desvantagem, pois ele pode variar muito dependendo da sua viagem: número de dias, tipo da bike etc.

Para saber se vale a pena alugar uma bicicleta para cicloturismo ou provas você deve avaliar o custo-benefício. Pra isso, pense em algumas coisas como:

  • vai gastar com embalagem da bike?
  • vai precisar comprar um malabike pra transportar a sua bike?
  • qual a tarifa cobrada pela cia aérea ou outras que irão transportar a sua bike?
  • qual é o trabalho (tempo, desgaste, força) que você vai fazer pra transportar a sua bike?
  • qual é a bike (marca / modelo) que você está alugando?
  • a bike será ideal para o seu tamanho? Será bem ajustada?
  • quantos dias vai ficar com a bicicleta?

Você deve comparar a resposta dessas perguntas com o preço que vai pagar pelo serviço. Compare também as vantagens e desvantagens que eu enumerei acima (se eu esqueci alguma, me diga nos comentários do post!). As vezes pagar um pouco mais caro pode economizar um trabalho que você não quer ter.

Como a minha preferência de cicloviagens é por roteiros curtos (10 dias máximo), eu costumo ver muito mais vantagens do que desvantagens (tanto que aluguei bicicleta em todas as cicloviagens que fiz fora do Brasil).

Aqui no Brasil viajo sempre com a minha bike. Falta ainda experimentar uma viagem por aqui com bike alugada, e também uma viagem ao exterior levando a bike daqui, pra falar um pouco aqui no blog.

Minha experiência com o aluguel de bicicletas para cicloturismo, trainning camp e granfondo

Roteiro de cicloturismo

alugar bicicleta para cicloturismo
Foto: André Schetino
alugar bicicleta para cicloturismo
Foto: André Schetino

Em 2013 fiz uma cicloviagem para a Puglia (sul da Itália) e pedalei uma hibrida (mountain bike com rodas 700) da Specialized (fotos), ideal para cicloturismo e uso urbano. Uma bike muito confortável, que atendeu perfeitamente às necessidades do roteiro – que você pode conferir clicando no link acima).

Trainning Camp e Granfondo

Hotel Gambrinus Fondriest
Bike Fondriest TF3, já com o meu pedal de encaixe. Foto: André Schetino

Em 2015 retornei à Itália, dessa vez com uma proposta mais esportiva. Fiz um Trainning Camp e um granfondo na Emília Romana. Dessa vez mandei as minhas medidas e minha bike foi uma Fondriest TF3 Carbon(foto). A bicicleta era maravilhosa! Levei apenas o meu pedal clip e sapatilha, e adorei pedalar essa bike.

Mais dicas

Se quiser saber mais sobre roteiros de ciloturismo, trainning Camp e Granfondo pode conferir alguns conteúdos especiais do blog:

8 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde amigo!
    Moro em Recife e alugo bici para cicloviagem Recife – Natal pela praia. Tenho tido boa aceitação.

  2. Jà viajei e ainda viajo muito levando minha propria bicicleta. E nao faltam variaveis nesta equaçao… Uma vez que vc decide por leva-la contigo, precisa saber o que fazer com ela e com o mala-bike assim que sai do aeroporto: taxi (nao cabe em qualquer um), pedalar (teu mala-bike é descartavel, ou vira uma sacola que entra na mochila?), trem (geralmente ok), carro alugado (ok tambem), onibus (pouquissimos te permitem carrega-la).
    Tem tambem sempre o receio de maltratarem sua bicicleta no transporte. Um mala-bike rigido tem suas vantagens no aeroporto e desvantagens quando vc precisa se locomover.
    Sobre alugar bicicleta, no exterior e em points de ciclismo vc vai encontrar bicicletas de alto nivel, mas no Brasil è raro.
    Minha conclusao: faça uma boa pesquisa e boa pedalada!

  3. André, se você não se incomodar, seria interessante falar de valores, para exemplificar. Tenho um amigo que uma vez foi para a Alemanha e ficou lá por vinte dias: ele fez as contas e compensou mais comprar uma bike que alugar uma por esse período, e no final da viagem deixá-la na rua destrancada para o primeiro que quisesse levar (pensou em vendê-la, mas acabou ficando com preguiça da empreitada). Mas era um camelo para uso urbano, então a conta é muito diferente. Mês passado estive em Mammoth, Califórnia, onde há um bike-park de MTB muito interessante. Era uma viagem de trekking, mas dei uma olhada nos preços de aluguel de boas MTB, e não era barato: perto de cem dólares/dia. Pretendo voltar a Mammoth para uma semana de MTB, mas dificilmente acho que compensará alugar uma MTB por lá.

  4. André, ótima matéria sobre um assunto que interessa aos amantes das duas rodas. Já viajei para o exterior e no Brasil a passeio e para competir.
    Levanto algumas questões não mencionadas, a bike tem que ter documentação, nota fiscal, caso contrário pode ficar presa. Caso a viajem seja bike + turismo com a família, a bike vira um transtorno na segunda etapa, além de reduzir sua franquia de bagagem. No caso de cicloturismo ou granfondo, acho o aluguel a melhor opção, mas no MTB não abro mão da segurança de conhecer as manhas da bike.
    Abraço e boas pedaladas.

  5. Maurício, muito obrigado por seu comentário!
    Ótimas observações sobre documentação e combinação entre cicloturismo + turismo em família. Vou acrescentá-las no post, pra ficar mais completo ok?
    Um grande abraço e boas pedaladas.

  6. Olá Humberto, obrigado por seu comentário.
    Realmente, como são muitos fatores pra levar em consideração, você levantou um ponto importante. Quanto mais tempo (dias) fora com a bike alugada, mais caro fica o serviço. É preciso fazer as contas nesse caso. Mas para roteiros curtos e provas como Granfondos creio que valha a pena alugar. Como os preços mudam com o tempo, vou deixar aqui no post alguns links com empresas que prestam esse tipo de serviço, pra que a pesquisa sobre o preço fique sempre atualizada ok?
    Um abração e boas pedaladas

  7. Olá Vanessa, obrigado por seu comentário!
    Que boa novidade! Quando for a Floripa e precisar de uma bike, já sei onde encontrar! Um abraço e boas pedaladas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here