6 vantagens em fazer cicloturismo com uma agência especializada

3
299
Cicloturismo na Toscana
Foto: Italy Bike Tour

Imagine pedalar por roteiros no Brasil e no exterior acompanhado de um grupo de cicloturistas e com ótima estrutura de apoio. Pois essa é uma possibilidade cada vez mais procurada, caso você queira fazer cicloturismo com uma agência especializada.

Nesse post eu vou apresentar pra você como funciona esse tipo de serviço, e enumerar 6 vantagens de pedalar com uma agência especializada em roteiros de cicloturismo.

[Nota do blog]: Como cada cicloturista (ou mesmo cada cicloviagem) tem suas preferências, eu fiz também um post explicando como organizar uma cicloviagem por conta própria. É só clicar e conferir.

  • Post – Como organizar uma cicloviagem por conta própria

Como funciona uma agência especializada em cicloturismo

Cicloturismo na Toscana
Foto: Italy Bike Tour

Uma agência especializada em cicloturismo oferece roteiros de bicicleta aliados a serviços específicos para o cicloturista, como por exemplo: carro de apoio, aluguel de bicicletas, serviço de lavanderia para o uniforme de ciclismo etc;

Os roteiros são todos pensados com atrativos para o ciclista, desde o terreno pedalado, altimetria, locais de paradas, refeições, experiências etc;

O serviço de roteiros de cicloturismo feitos por agências especializadas é bastante comum ao redor do mundo (especialmente na Europa e nos Estados Unidos). No Brasil também temos empresas especializadas em oferecer passeios e roteiros maiores de cicloturismo.

Enumeramos alguns pontos positivos para quem busca esse tipo de serviço.

6 vantagens em fazer cicloturismo com uma agência especializada

1 – Viajar em grupo

Cicloturismo na Emilia Romana
Encontro Brasil Itália de Cicloturismo, na Emília Romana. Foto: Walter Magalhães

Bom pra quem tem dificuldade em arrumar parceiros de viagens. Nem sempre encontramos amigos dispostos a encarar um roteiro de bicicleta. Contratando um roteiro de uma agência você poderá inclusive conhecer outros cicloturistas e quem sabe fazer novas amizades.

2 – Serviços especializados para cicloturismo

Bicicletas Fondriest disponíveis para aluguel. Foto: André Schetino

Muitas agências oferecem serviços especializados que são uma “mão na roda” pra quem viaja de bicicleta. Podemos citar entre eles:

Carro de apoio: muito bom pra quem faz viagens pelo exterior e leva muita bagagem. Aqui no blog temos um post onde mostramos 5 vantagens de fazer cicloturismo com carro de apoio.

Aluguel de bicicleta: esqueça aquela bicicleta enferrujada e cheia de barulhos. Existem agências que alugam bicicletas top de linha, com tamanho ideal ao tamanho do ciclista. Isso pode ser uma boa opção se você não quiser levar a sua bike no ônibus / carro ou avião. E ainda pode pedalar uma bike diferente (e muito boa)!

Aqui no blog também temos um post que apresenta como funciona o aluguel de bicicletas para roteiros de cicloturismo ou granfondo. Vale dar uma olhada!

Lavanderia do Uniforme de ciclismo: outra facilidade que economiza muita bagagem. Algumas agências ou hotéis especializados oferecem o serviço de lavanderia do uniforme de ciclismo. Você chega da pedalada, entrega o uniforme, e recebe ele sequinho e cheiroso para pedalar no dia seguinte! Maravilha!

3 – Roteiro pensado para o cicloturista:

Região da Puglia – Caminho entre Cisternino e Ostuni. Foto: André Schetino

Geralmente o roteiro é feito por ciclistas experientes e que conhecem a região. Isso é importante, pois só quem tem experiência com a bike pra entender níveis de dificuldade dos percursos, além de atrativos para outros ciclistas.

4 – Maior sensação de segurança

Cicloturismo na Toscana
Foto: Italy Bike Tour

Ao contratar uma agência especializada, você acaba se sentindo mais seguro. Não só por ter toda a estrutura mencionada no item 2, como também por pedalar com guias experientes. Estar com alguém que conhece o percurso e pedala por ele regularmente é um ponto positivo.

No caso de roteiros no exterior, muitas agências oferecem guias que falam português, o que facilita a comunicação para quem não domina outro idioma.

5 – Experiência na prestação de serviços

Em Acaia (Itália). Foto: André Schetino

As boas agências especializadas tem conhecimento aprofundado sobre o roteiro, locais visitados, restaurantes, serviços na região. Busque sempre agências com boas referências!

6 – Poupar tempo de planejamento na viagem:

Pensar roteiros, reservar hotéis e planejar diversos aspectos de uma cicloviagem tomam um bom tempo! Pra quem gosta e tem esse tempo disponível, ótimo. Mas se você quer conhecer um novo local e ter como única “preocupação” pedalar e curtir belas paisagens, uma agência especializada é ideal pra você!

Dicas finais

Mesmo com tantas vantagens, quem pretende fazer uma cicloviagem internacional (por conta própria ou com agência) deve organizar algumas coisas como passagens, documentos e seguro de viagem. Separei algumas dicas finais com links para te ajudar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Andre, pois então aqui no Brasil eu já fiz cicloturismo sozinha e gostei muito, melhor coisa pra fazer novas amizades, fiz com o pessoal caminhos do sertão cicloturismo e muitas vezes pego o carro e também saio por ai pra pedalar em alguns cicloturismo de bike, mas eu morro de vontade de fazer isso fora do Brasil, mas como eu só falo portugues mesmo, queria ir com alguma agencia daqui do Brasil em algum grupo e que lá o guia, as pessoas envolvidas falassem portugues, se você puder me indicar alguma agencia que faca isso eu agradeço. Desde já agradeço a atenção. Simoni

  2. Ei Simoni, obrigado por sua mensagem. Eu já estive na Itália por 3 vezes, sempre com a Italy Bike Tour. A agência é de uma brasileira que vive na Itália e já levou muita gente daqui pra pedalar por lá. Eles tem guias que falam português, o que ajuda muito mesmo!
    Para outros destinos no exterior não tenho referências (ainda!) e gosto de indicar apenas os serviços que já experimentei.
    Um abraço e boas pedaladas sempre 😉

DEIXE UMA RESPOSTA