Por Sérgio Mazzini
No final do mês de novembro 03 amigos resolveram montar uma viagem de aproximadamente 800 km pelas serras Catarinenses e Gaúchas. Pedalando Sérgio Mazzini, Álvaro dos Santos, Valfrid Renaldo Schönrock e Francisco Vinci (motorista do carro de apoio e Ciclista). A viagem teria inicio no dia 02 de janeiro e terminava uma semana depois.
Pois então bikes prontas, bagagem no carro e enfim dávamos inicio a nossa grande viagem pelo sul do País. Viagem com objetivo de conhecer novos lugares, novas culturas, tudo isso embarcado em cima de uma bicicleta.
Eram 05 da manhã do dia 02 de janeiro de 2011 quando em frente a minha casa (Sérgio) demos inicio a viagem. Nosso objetivo do primeiro dia era chegar a Lages, percorremos o interior de várias cidades, passamos por diversas serras, estrada de chão, asfalto com e sem acostamento, mas sempre atentos.
Chegando a Lages paramos para almoçar e descansar um pouco.
Já tínhamos pedalado mais de 130 km víamos que estávamos em boas condições de continuar e atravessar a divisa que ficava a mais uns 40 km.
Faltando poucos menos de 5 km para chegar a divisa uma forte chuva estava vindo em nossa direção. Infelizmente não conseguimos escapar e atravessamos a divisa o baixo de chuva.
Mas a chuva não estragou a alegria dos amigos. Paramos num bar para esperar a chuva parar, mas nada, então resolvemos tocar de carro até a cidade de Antonio Prado, RS.
Lá achamos um hotel barato com café da manhã incluso.
No Segundo dia nosso objetivo era chegar a Bento Gonçalves. Pelo caminho encontra pelas paisagens como cachoeiras. Atravessamos uma linda serra aonde descemos 12 km e subimos os mesmo 12 km pelo outro lado.
Terminando a Serra paramos em Nova Roma do Sul para tomarmos um café na casa desta senhora no qual fomos muito bem recebidos
De lá passamos por Farroupilha e até em fim chegarmos a Bento Gonçalves. Em Bento chegamos a uma fabrica artesanal que faz erva de chimarrão.
Deparamos com uma roda da Água na fabrica e aproveitamos para nos refrescar devido ao calor que fazia naquela tarde.
Logo em seguida fomos para o centro da cidade achar um hotel para passamos a noite e no dia seguinte tirarmos um descanso e passarmos pela cidade para conhecermos as vinícolas. Claro tudo de bicicleta.
No dia seguinte ai sim todos inclusive o motorista Chico pode ir com a gente pedalando pela cidade, paramos em diversas vinícolas para conhecer, paramos também para conhecer a Maria Fumaça que havia na cidade.
Tudo de bom em Bento Gonçalves, mas ti amos que continuar nossa viagem, no dia seguinte acordamos cedo e seguimos para Gramado, este dia foi um dos dias mais pesados devido as fortes serras e o calor que nos acompanhou. Saímos de Bento Gonçalves, passamos por Nova Petrópolis e até chegar ao final do dia em Gramado.
Em Gramado ficamos hospedados dois dias. Visitamos os principais parques a noite conhecemos o Natal Luz em Gramado no primeiro dia e no segundo visitamos os parques em Canela cidade visinha de Gramado e em seguida fomos para São Francisco de Paula aonde ficamos no Parque das 7 cachoeiras.
Para São Franscisco o Pedal foi mais tranquilo e mais curto, cerca de 44 km até la.
Em São Franscisco chegamos cedo e com isso fomos visitar as 7 cachoeiras do parque. Segundo a proprietária levaria mais de um dia. Mas como nosso tempo era curto conseguimos fazer na parte da manhã do dia seguinte.
Terminando o passeio para as cachoeiras arrumamos nossas coisas e fomos para Cambará do Sul aonde visitaríamos os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Parte deste trajeto fizemos de carro devido ao mal estado da rodovia sem acostamento. Chegando em Cambara nos hospedamos e no dia seguinte acordamos cedo e fomos para o Cânion Fortaleza em seguida para o Cânion Itaimbezinho. Neste segundo cânion tivemos o primeiro pneu furado em toda a viagem. Visitamos as duas trilhas do Itaimbezinho e seguimos para Serra do Faxinal e depois Praia Grande ande ficaríamos mais uma noite.
Devido ao Mal tempo resolvemos tocar de la de carro até Lauro Mullher aonde terminariamos o nosso último dia de pedal na Serra do Rio do Rastro. La achamos um hotel barato nos pés da Serra e com um visual de tirar o folego.
Foram 8 dias de Pedal, mais de 750 km pedalados com média de 93,75 km/dia, total de 1200 km ( com transporte de carro).
Principais cidades por onde passamos:
Rio do Sul, Lages, Antonio Prado, Farroupilha, Bento Gonçalves, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Praia Grande, Lauro Müllher e Bom Jardim da Serra.
Todas as fotos você pode encontra neste link do Facebook clicando aqui
[Nota do blog:] se você vai pedalar pela Serra Gaúcha pode conferir uma lista de albergues, campings, hotéis e pousadas aqui
Dicas de Hospedagem nesse Roteiro
Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.
Pessoal
O relato de viagem do Sérgio está concorrendo a uma Bolsa de Guidão Impermeável da Topeak!
Para saber mais basta acessar o link: http://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/?p=7152
Perfeita a viagem! Parabéns.
Ótimo relato Sérgio!
Conheceram quase todos os clássicos da serra gaúcha!
Adorei o banho na roda de água!
Torcendo por ti!
Uou! d+ essa pedalada. Belas cidades e paisagens.
Isso ai Galera vamos ajudar ai hehe
Belo passeio, em ótimos lugares. Parabéns à todos…
Realmente foi um sucesso essa viagem,parabéns Sergio Mazzini!!
Linda viagem!! Adoreiii Sérgio Mazzini!
Boa Sérgio grande relato.. Parabéns
Show de pedal!!! Parabéns meninos, isso que é vida! Curtir a nossa linda Natureza – o Sul é demais, lindas paisagens, pessoas maravilhosas!
Que legal Sérginho.. sempre com lindas fotos e boas aventuras.. parabénssssss!!!
muito massa esse pedal
parabens sergio lido de mais e prova que podemos conheser muitos lugares em sima de uma bicicleta sem poloir o nosso ar
Mas ai sim em.. Lembro quando você comento que iria fazer essa viagem..
Mas há pedala muito esses caras heheh.. continuem assim… abrs
Muito 10, da próxima vez vou junto com vocês!!
Aparados é tudo de bom já pedalei por ai várias vezes..
Aja folego.. só em ler já cansei rsrs
Dale Sérgio sempre mandando ve no pedal. continue assim amigo. beijos
Ainda não conheço essa região.. mas ainda quero ir!!
lindas fotos, parabéns
Serginhooooo seu maluco sempre nas aventuras!!!!
Cambará do Sul é uma região linda, todos devem conhecer!
Ainda quero fazer uma viagem dessas!
Que lindo!!!!
Adorei a história..
Parabéns, ótima aventura. quando sai a 2013?
Isso ai pessoal, mandando ve.. lindu esse lugar…
Sérgio e suas aventuras…muito legal 😛
Excelente relato, Sérgio. As fotos ficaram muito boas, deram uma sensação bem próxima de como foi toda a viagem. Parabéns
Uau! muito loca as paisagens!
Ottimo relato! natureza pura!!!!
Muito boa essa viagem.
10!!!!!! parabéns
Gramado é lindo!!
Daora! A serra catarinense por sí só é incrível, agora fazer tudo isso com os amigos é indescritível! Parabéns aí pessoal, mandaram muito bem!
Irado,,muito massa a reportagem..!!!
Mara Sérgio!!! cada lugar…
Muito legal,,,AVENTURE-SE!!!
Vai cai dai de cima com essa bicicleta rsrsrs
Nossa subir a Serra do Rio do Rastro seu Maluco kkkkk
Esse banhyo deve ta maravilhoso 😀
Ficou muito bom o texto e as fotos. parabéns!
Ótima aventura…
Belo texto.
Representando bem pelo nosso amigo Sérgio
Que corage em????? Parabéns
Ótimo relato!!
Vou fazer esta viagem ano que vem
Que coragem em????? Parabéns Sérgio
boa Sérgio – ficou 10 sua matéria. parabéns
Parabéns Sérgio –
sempre se aventurando!
Muita Força de vontade.. admiro vocês!!!
Parabéns pelo pedal, pretendo fazer algo parecido nos próximos meses, mais nao será tao ”puxado” quanto o de vocês,pois irei sozinho e sem carro de apoio, mais a intenção é a mesma, conhecer lugares,culturas e pessoas novas, Abraço
Poxa queria ver mais fotos da bike do motorista,é clássica?