Atualizado em 24/11/218
A bicicleta de equilíbrio, ou balance bike, é uma novidade no mercado que tem ajudado muito as crianças que desejam começar a pedalar. Focada em desenvolver justamente o equilíbrio dos mais novos ao se aventurarem na primeira bike, essa ferramenta tem sido usada com resultados muito positivos.
Se preferir, confira nosso conteúdo em vídeo!
Veja também: 6 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta
Se você ainda não conhece a bicicleta de equilíbrio, ou tem dúvidas sobre a sua real utilidade, continue a leitura e descubra tudo sobre esse assunto!
E se você procura também pelo modelo de bicicleta infantil com pedais, é só clicar no link para ler nosso artigo com 5 dicas para achar o modelo ideal para as crianças.
Mas, afinal, o que é a bicicleta de equilíbrio?
A bicicleta de equilíbrio é uma bike projetada de forma diferente, sendo uma ferramenta de treinamento, que ajuda o futuro ciclista a desenvolver duas capacidades básicas para quem deseja pedalar: a direção e o equilíbrio.
Justamente por isso ela é construída de maneira diferente: sem pedais, pedivelas, correntes ou as famosas rodinhas laterais. É possível que você compre esse modelo já pronto (e fabricado sem esses itens), ou adapte uma bicicleta normal, retirando essas peças.
O mais comum é encontrar a bicicleta de equilíbrio para crianças, mas os adultos que sonham em aprender a pedalar também podem se beneficiar com ela.
É possível encontrar a bicicleta de equilíbrio no mercado com outros nomes, como balance bike, pré-bike, bicicletas de treino, run bike e bicicletas de empurrar.
Qual o principal atrativo da bicicleta de equilíbrio?
A cada ano, essa bicicleta tem ganhado mais adeptos por aqui, já sendo muito usada na Europa há um bom tempo. O motivo para isso é que ela consegue ajudar as crianças a desenvolverem pontos fundamentais para suas pedaladas, sendo muito mais eficiente do que as já bem conhecidas rodinhas laterais.
Com uma bicicleta com rodinhas, a criança ou o adulto que deseja começar a andar de bicicleta, apenas aprende a pedalar. Que, na verdade, é a parte mais simples do processo. Mas, não tem desenvolvido o seu equilíbrio para se manter sob duas rodas.
A bicicleta de equilíbrio age justamente nesse sentido, já que para que ela não caia, a pessoa precisa, obrigatoriamente, conseguir se equilibrar. A ideia é que você vá empurrando a bike com os pés, e com o tempo passe a levantá-los conforme for se equilibrando.
Alguns benefícios que esse tipo de bicicleta traz são:
- melhorias no equilíbrio dinâmico e estático;
- melhorias na coordenação bilateral;
- melhorias no autoconhecimento físico.
Quando posso fazer a transição da bicicleta de equilíbrio para a bicicleta com pedais?
Tudo dependerá do seu nível de equilíbrio. No caso das crianças, entre 4 e 6 anos já é possível começar a fazer a transição da balance bike para a bicicleta tradicional, desde que, claro, a criança já consiga equilibra-se corretamente e até levantar os pés do chão enquanto usa o equipamento.
Apesar dessa transição, pode ser comum que as crianças mantenham a bicicleta de equilíbrio como um brinquedo favorito por um bom tempo, mesmo já andando com uma bike normal.
Por que as bicicletas de equilíbrio não contam com pedais?
O intuito dessas bicicletas é justamente ensinar as pessoas a pedalarem, sendo que para isso desenvolver o equilíbrio é fundamental, não só em linha reta, mas também ao fazer curvas, por exemplo.
Manter o equilíbrio sem ter que pedalar é muito mais fácil e passa mais confiança e tranquilidade para quem está em cima da bicicleta, ajudando também pessoas que têm medo de andar de bicicleta.
O movimento de “sobe e desce” tradicional da pedalada pode fazer com que a criança jogue o peso do seu corpo de um lado para o outro, prejudicando o equilíbrio e fazendo-a perder a estabilidade e o senso de direção, aumentando as chances de quedas.
Como as bicicletas de equilíbrio não têm pedais, a criança pode colocar os pés no chão sempre que perder o equilíbrio, evitando as quedas e oferecendo muito mais segurança e confiança para que elas continuem tentando, evitando o medo precoce de andar de bicicleta.
Onde posso comprar a minha bicicleta de equilíbrio?
Depois de ler esse conteúdo, você acredita que a bicicleta de equilíbrio é a mais indicada para o seu filho ou até para você mesmo? Então veja algumas ofertas que separamos:
- Preços de bike de equilíbrio na Netshoes
- Preços de bike de equilíbrio no Walmart
- Preços de bike de equilíbrio na Centauro
- Preços de bike de equilíbrio na Americanas
- Preços de bike de equilíbrio na Decathlon
Você gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre a bicicleta de equilíbrio? Deixe um comentário pra gente!
Em breve vou comprar duas 🙂
Tem muito vídeo legal com as criancinhas fazendo de tudo nas balance bikes
https://www.youtube.com/watch?v=xq93RM8yx5Q
https://www.youtube.com/watch?v=9P1gvaSWN-c
Show! Aguardando os mais novos ciclistas do pedaço! Grande abração!
Comprei pro meu filho assim que ele fez 2 anos. Logo que começou a “pedalar”, pensei que não ia pra frente, pois ele dava 2 passos e desistia, pq andar sem “algo” entre as pernas era muito mais fácil.
Coloquei uns videos de crianças andando pra ele ver e ele se animou um pouco mais.
Nunca forcei nada, nem falei nada de como fazer. Simplesmente incentivava a tentar usar a bike. Após 2 meses ele ja tinha aprendido a dinâmica de “pedalar” e pegar embalo. Com 4 meses ja se arriscava a tirar os pés do chão. Quando o fazia eu elogiava. Hoje, com 9 meses de balance bike, ele já anda no ritimo de um adulto e só para quando o bumbum doi. Ele tem uma desenvoltura tão grande que muitas pessoas nem percebe que a bike não tem pedal.
Agora já estou começando a pesquisar uma nova bike com pedal e sem rodinha. acredito que mais uns 6 meses e ele já estará mais que preparado para a nova bike.