Brasil Ride 2019 5ª etapa: rivalidade entre duplas pega fogo tanto no masculino quanto no feminino

0
46
Brasil Ride 2019 6 etapa
Disputa dos líderes na elite masculina. Foto: (Fabio Piva / Brasil Ride)

Tiago Ferreira e Hans Becking mantém vantagem. No feminino, Viviane Favery e Tania Pickler retomam a camisa laranja.

A quinta etapa da Brasil Ride teve a largada em Guaratinga e percorreu 140 km até chegar em Arraial D´a Ajuda passando por uma altimetria de 1.974 m. No masculino, Tiago Ferreira e Hans Becking aumentaram a vantagem na liderança e parecem caminhar a passos largos para o título da 10º edição do Brasil Ride.

Pelo feminino, a disputa pela camisa laranja fica cada vez mais acirrada! Neste momento a briga parece bem direcionada entre duas duplas: Jaqueline Moura e Danilas Ferreira contra Viviane Favery e Tania Pickler, já que as duplas quase sempre se revezam entre liderança e vice-liderança das etapas.

No feminino, as duplas ficaram mais espaçadas, mas no masculino, as disputas foram intensas por todas as posições! No masculino, 1 palmo definiu a dupla campeã, já que eles tiveram o mesmo tempo. A disputa pelo terceiro lugar também teve a mesma tônica, duas duplas registraram o mesmo tempo. Quando o assunto é Brasil Ride, cada milímetro e cada segundo conta e conta muito!

Brasil Ride 2019 5ª etapa: disputa na chegada e vantagem mantida

Chegada disputada no masculino. Foto: (Doro Jr. / Brasil Ride)

Tiago Ferreira e Hans Becking seguem como destaques, segurando a camisa amarela e aumentando a cada etapa a distância para a Henrique Avancini e Manuel Fumic, que perseguem incessantemente os europeus, mas estão ficando mais distantes do título e, neste momento, amargam cerca de 8 minutos de distância para os líderes da Brasil Ride.

Como esperado, Avancini e Fumic tiveram uma postura agressiva logo de cara nessa etapa para tentar começar a recuperar tempo e deu certo de início já que a dupla diminuiu 30 segundos para os adversários. Só a partir do quilômetro 74 que as outras duplas conseguiram chegar em Henrique Avancini e Manuel Fumic.

Sobre a prova, a postura dos principais rivais e as dificuldades enfrentadas nessa etapa, o português Tiago Ferreira comentou:

“Esta etapa tornou-se dura porque no meio do dia começou a chover e o terreno sofreu alterações. Difícil e rápida, uma vez que desde muito cedo o Avancini e o Fumic trabalharam bastante na frente, mantendo um ritmo muito veloz, especialmente nos primeiros 50 km. Eles trabalharam o dia todo e foi muito desgastante. O importante é que foi mais um dia sem perder tempo”

A declaração evidencia a estratégia de se manter na ponta e pedalar com as regras embaixo do braço, administrando a vantagem e evitando lesões ou acidentes que possam dar sobrevida à Avancini e Fumic. A rivalidade entre as duplas fica mais interessante a cada etapa e, dessa vez, um problema no pneu de Fumic parece que atrapalhou bastante o desempenho da dupla que liderava a etapa.

Veja a classificação da 5º etapa do Brasil Ride:

1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 5h05min46
2- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 5h05min46
3- Kristian Huynek / Martin Stosek – 5h06min05
4- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 5h06min06
5– Sebastian Fini (DIN) / Julian Schelb (ALE) – 5h11min06

A tabela com os tempos acumulados até a quinta etapa tem esse desenho:

1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 18h28min48
2- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 18h36min35
3- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE)– 18h45min31
4- Kristian Huynek / Martin Stosek– 19h01min50
5– Sebastian Fini (DIN) / Julian Schelb (ALE) – 19h15min03

No feminino, a disputa pela camisa laranja pega fogo

Brasil Ride 2019 5ª etapa: o pódio feminino. Foto: (Josué Fernandez / Brasil Ride)

Tudo segue muito acirrado entre as mulheres! A dupla que liderou a prova anterior não conseguiu liderar na etapa seguinte, essa vem sendo a regra no feminino. 

No primeiro dia de Brasil Ride, a camisa laranja ficou com Letícia Cândido e Hercília Najara, na segunda etapa, a dupla que liderou foi Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira. No 3º dia de Brasil Ride, Viviane Favery e Tania Picker ganharam, no dia seguinte, Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira voltaram ao topo e na última etapa Viviane Favery e Tania Picker ficaram com a camisa laranja.

Assim como no masculino, existe uma certa polarização na disputa. No feminino é de Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira contra Viviane Favery e Tania Picker. A respeito dessa disputa, Viviane Favery comentou:

“Essa etapa começou dura com a Tânia e eu andando juntas por muito tempo com a Jaque, Danilas, Ilda e Karen, em ritmo forte nas subidas. Guardamos energia de forma estratégica”.

Tania Pickler revelou cansaço e, não é de se estranhar, afinal de contas, essa é a etapa mais longa da Brasil Ride:

“O pelotão estava forte no começo e de bike full suspension sofri demais nas subidas. Na metade da etapa eu estava cansada e só me melhorei depois do km 100, no Parque do Pau Brasil”.

A respeito do clima, teve chuva no meio das subidas para dar uma emoção maior nos competidores. A classificação desta etapa ficou assim:

Brasil Ride 2019 5ª etapa: classificação da elite feminina

1- Viviane Favery (BRA) / Tania Clair Pickler (BRA) – 6h44min53
2- Jaqueline Mourão (BRA) / Danilas Ferreira da Silva (BRA) – 6h58min14
3- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 7h05min28
4- Janildes Fernandes / Julyana Machado – 7h42min55
5- Ivonne Kraft (ALE) / Ana Clara Souza (BRA) – 7h55min58  

Classificação acumulada da elite feminina após a 5ª etapa

1- Viviane Favery (BRA) / Tania Piclker (BRA) – 24h57min48
2- Jaqueline Mourão (BRA) / Danilas Ferreira (BRA) – 25h06min53
3- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 26h13min19
4- Janildes Fernandes (BRA) / Julyana Machado (BRA) – 29h10min19
5- Ivonne Kraft (ALE) / Ana Clara Souza (BRA) – 30h12min45

6ª etapa terá Cross Country

A Brasil Ride vai se encaminhando para o fim. A 6ª e penúltima etapa será de Cross Country em Arraial d’Ajuda. E você pode acompanhar tudo pelo YouTube da Brasil Ride. E os resultados de cada etapa você acompanha aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here