Cabeça de Côco Teatro de Bonecos – um projeto itinerante que viaja de bicicleta

0
354
Foto: acervo pessoal Abel Domingues
Por Abel Domingues Souza

 

TEATRO DE BONECOS ITINERANTE E QUE VIAJA EM CIMA DE UMA VELHA BIKE

 

Isso mesmo, desde 2006 criei um projeto voluntário chamado “Cabeça de Côco Teatro de Bonecos”. Viajamos em cima de uma velha bicicleta, e na garupa da bike carregamos uma mala cheia de bonecos, todos feitos de materiais reciclados. A cabeça dos bonecos é feita da casca do côco seco, os olhos são tampinhas de garrafa, o nariz a tampinha do esmalte, os cabelos de restos de fios, as roupas de retalhos e trapos velhos, etc,… Isso tudo, na esperança de levar muita diversão, alegria e esperança para crianças hospitalizadas e de comunidades carentes.

 

Foto: acervo pessoal Abel Domingues
Foto: acervo pessoal Abel Domingues

 

Nosso principal objetivo é levar arte e espetáculos gratuitos para aquelas crianças que não tem acesso a cultura e que jamais frequentaram salas de cinemas, shoppings centers, museus, e que talvez em suas vidas jamais poderão assistir a um espetáculo teatral. Durante esses longos anos de caminhada, ou melhor de pedalada (rsrs) já percorremos muitos lugares, e cada espetáculo teve sua particularidade e emoção. Já visitamos aldeias indígenas, hospitais, escolas rurais, favelas, comunidades carentes, lugares de difícil acesso onde impera a lei do crime e das drogas, praças, vilarejos, etc, etc, etc…..

 

Escrevo emocionado essas linhas, e garanto aos senhores que meu interesse não é de participar pelos prêmios oferecidos, e sim, com a finalidade de divulgar esse simples Projeto, na expectativa de criar novos multiplicadores, e com isso, semear muitas sementes do bem em prol de nossas crianças carentes e hospitalizadas… Tentamos mostrar para nossas crianças que é possível ser feliz com a reciclagem do lixo, que podemos contribuir por mundo sem poluição quando pedalamos nossa “magrela”, que podemos sim transformar lixo em arte, que podemos mudar a comunidade em que vivemos e quem sabe até mudar o mundo… Através do Projeto com a bike, nós mostramos que é possível fazer muito com tão pouco.

 

Abaixo segue alguns links com matérias sobre o Projeto:

 

Projeto já poi reconhecido na França:
http://www.periscopiounima.org/fr/project/le-theatre-de-marionnettes-coco-chef/

 

Prêmio Gente que Inspira a Gente da Petrobrás:
https://www.youtube.com/watch?v=GFjQdow3i8A

 

Prêmio Campeão Brasileiro do Carinho – J&J:
https://www.youtube.com/watch?v=hUlrTG1CD48

 

Premio Bom Exemplo Paraná da Rede Globo:
https://www.youtube.com/watch?v=fEyhDMYtbC8

 

Jornal Folha de Londrina:
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–82-20140803

 

Obs: Esse vídeo é muito bonito e emocionante:
https://www.youtube.com/watch?v=BwixHd0fWnM

 

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAprenda mais sobre o Ciclismo de Pista — Velódromo
Próximo artigoDe bike nas bodas de praia: uma cicloviagem pela Costa dos Corais
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike e muito mais. O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores? Basta enviá-la para contato@ateondedeuprairdebicicleta.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA