Cicloturismo: de San Francisco a Santa Cruz (CA)

0
249
Foto: acervo pessoal Afonso Iervolino

Por Afonso Iervolino Camargo Alves

Depois de algum tempo me preparando forte e uma noite bem dormida na casa de um amigo, comecei minha jornada na Hwy 1. Foi um pedal relativamente fácil de 78 milhas (124, 8 km). Digo fácil se você estiver bem treinado.

De San Francisco a Santa Cruz

Saí de San Francisco com destino a Santa Cruz pela Hwy 1 as 8:00 hs da manhã da Arguello Blvd com a California St. A neblina estava terrível, tempo fechado e muito úmido. Se você sair do mesmo ponto que eu saí, as milhas da planilha de viagem que segue abaixo vão bater certinho. O visual da Hwy 1 é uma coisa indescritível, praticamente 100% da viagem você vai beirando o mar à sua direita com lugares realmente lindos.

Segui em frente pela Arguello Blvd até o Golden Gate Park na Fulton St. Um parque que tem que se conhecer, seja para pedalar, correr ou simplesmente passar o tempo passeando. Um lugar lindo totalmente arborizado com cachoeira dentro e totalmente estruturado. Da entrada do parque em direção ao mar o caminho é praticamente descida e muito fácil.

Neste proximo trecho, beirando o mar a Avenida estava interditada, fui obrigado a pegar uma paralela de nome La Playa St. O curioso desta rua é que todas as ruas perpendiculares a ela tem os nomes em ordem alfabética tipo: Kirkham St, Lowton St, Moraga St, Noriega St e assim por diante. A neblina estava muito forte, e começou a bater a preocupação de ela não dissipar o dia inteiro. Quando peguei a Sky Line Blvd vi que a neblina estava realmente forte, pois não se via mais que 200 metros a sua frente. Depois de pouco tempo, já pedalando pela Hwy 1 as primeiras manchas azuis no céu começaram a aparecer ( se você sair muito cedo, cuidado com a neblina, pois ela é muito forte e constante no norte da Califórnia pela manhã ). Tome cuidado em Devil Slide, para mim o trecho mais bonito da estrada mas também o mais perigoso com acostamento estreito e curvas fechadas! Mais ou menos depois de 20 milhas (32km) de pedal.

De San Francisco a Santa Cruz
De San Francisco a Santa Cruz. Foto: acervo pessoal Afonso Iervolino

Por toda esta extensão da Hwy 1 você vai passar por ótimos restaurantes, como o La Costanera com 21.88 ml e muitos outros. Você pode fazer sua primeira parada em qualquer lugar, seja em Half moon Bay 25.40 ml ou El Granda 26.08 ml. Quando passei o restaurante La Costanera, o sol já estava forte nas minhas costas, mas não se iluda pois a neblina pode voltar a qualquer momento. Foi o que aconteceu perto de Half Moon Bay, mas por sorte por pouco tempo. Minha primeira parada foi em San Gregorio Beach com 40.08 ml onde me alimentei, e troquei a calça de pedalar pelo calção, pois já estava realmente quente. Quase todas as praias pelo caminho possuem banheiros e uma estrutura invejável.

Se estiver de carro, você pode parar em várias praias para aproveitar o dia e também para surfar, pois em todas que tem boas ondas, vai ter sempre alguém dentro d’água. É o caso de Montara Beach com 21.50 ml, Scott Creek com 65.10 ml, algumas em Half Moon Bay, Ano Nuevo e muitas outras pelo caminho.

Em toda a Hwy 1 você vai pedalando pelo acostamento, são poucos os trechos que não tem. Os mirantes que seguem a costa toda em cima dos penhascos (cliff’s) são uma parada obrigatória para se fazer fotos. O vento é praticamente constante do Norte para o Sul, então tente sempre fazer de San Francisco para Santa Cruz pois assim você não vai pegar o vento de frente. ( O vento às vezes é realmente forte ).

Em toda a extensão da estrada você passará por varias áreas de agricultura. Chgando a Deven Port, tem um lugar que eu adoro. Você compra sua caixinha por $ 4,00 dólares e sai colhendo seus morangos até encher a caixa. Vale a pena !!!!!
Este pedal você pode fazer tanto de Mountain Bike ou de Road. Não Deixe de levar com você muita agua e suplementos pois o calor é realmente forte no verão.

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCicloturismo: de Barra Bonita a Aparecida (SP)
Próximo artigoMinha história com a bike: “o que me importa é pedalar”
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike e muito mais. O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores? Basta enviá-la para contato@ateondedeuprairdebicicleta.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA