Cicloturismo e dicas para pedalar em Santa Cruz (CA)

1
411
Foto: Acervo pessoal Afonso Celso Iervolino

Por Afonso Celso Iervolino Carvalho

Se você é uma pessoa que gosta de pedalar e pegar onda, não pode deixar de conhecer Santa Cruz na Costa Central da California, 1:30 hrs de San Francisco.
Minha viagem começou em Abril, onde meu plano era fazer de Bike de San Francisco até los Angeles, mas fiquei sabendo que em vários trechos da estrada a pedalada estava proibida. Sendo assim comecei a pedalar na área onde eu estava.

Não é à toa que Santa Cruz é considerada uma das cidades top de turismo para esportes nos Estados Unidos. Cercada de floresta de um lado e uma maravilhosa costa do outro, a cidade pode te proporcionar boas ondas e todos os tipos de esportes aquaticos como também boas trilhas e ótimos lugares para se andar de bike, com um visual maravilhoso. A cidade é completamente cercada por ciclovias o que te proporciona um pedal longo e totalmente seguro em conjunto com a fauna e flora local.

A Gastronomia da cidade também é espetacular, com bons restaurantes e muitos bares espalhados por todos os lados, onde você pode comer desde uma boa pizza até os famosos Crabs pescados na linha do Alaska. A vida noturna também é bem agitada. Só que diferente das grandes cidades, a noitada começa cedo e termina cedo.

Santa Cruz é uma cidade para todos os tipos de pessoas, jovens e idosos convivem em plena harmonia. Nas 2 vezes que morei aqui, sendo que a 1ª vez acabei ficando por 2 anos, sempre vi muito respeito entre as pessoas, e o mais importante, sempre um sorriso no rosto de todos. As pessoas são felizes!

Uma coisa que chama muito a atenção na cidade, é o cuidado que todos tem em relação ao meio ambiente e a natureza. Para se ter uma idéia, tem varias ruas onde a iluminação é minima para não incomodar os animais a noite. Você com certeza vai encontrar vários esquilos andando pelas árvores e muros da cidade, e com certeza uma hora vai ter que parar o carro para a família de patinhos atravessar a rua com segurança.

Santa Cruz também é conhecida pelo bom nível de Surf que tem por aqui. Na sua maioria as ondas são para a direita e sempre vai ter alguém na água. Dificilmente você vai ser o 1º a cair. Pra mim os picos melhores são: Steamer Lane ( Onde fica o Museu do Surf ) Com direitas que você dropa em frente as pedras, e quando está grande quebra também um pouco mais para o meio, com esquerdas que andam muito. Um bom lugar também na cidade é o Plagio Point, com altas direitas longas e muito constantes. Um pouco mais afastado tem 4 Miles, que o próprio nome já diz, fica a 4 miles de Santa Cruz pela Hwy 1 ( Estes são alguns lugares que não se pode deixar de dar uma queda, mas a cidade tem vários outros picos, The Hulk, 26 Av etc. Todos alucinantes )

Agora, se você vier visitar a cidade com vontade de pedalar, vai vir para o lugar certo! Aqui a geografia da cidade parece que foi feita para se pedalar, tanto de Road bike ou Mountain Bike. A cidade inteira é cercada por ciclo faixas, as guias da calçada são rebaixadas em todas as esquinas. Um Show pedalar na cidade! É imensa a quantidade de trilhas espalhadas pelos vários parques da cidade com verdadeiros tobogãs morro abaixo. Não deixe de conhecer o Wilder Ranch Park com um visual maravilhoso dos Cliff s, nem o Nisene Mark`s Park, o De laviega Park e muito menos o RedWood Park na Hwy 9, perto de Felton, uma cidadezinha do lado de Santa Cruz ( Trilhas Espetaculares!!!! )

Se estiver de Road Bike, também tem pedaladas maravilhosas a se fazer como pegar a Hwy 1 na continuação da Mission St e seguir em direção a DevenPort e só curtir o visual que é lindo. Pode também pegar a Soquel Dr que corta toda a cidade. Saindo da Front St com a Soquel Av, a pedalada tem um total de 10 ml, com a volta o total é de 20 ml terminando na Freedom Blvd. Se você estiver afim de pedalar

dicas para pedalar em Santa Cruz
Dicas para pedalar em Santa Cruz. Foto: Acervo pessoal Afonso Celso Iervolino

Wilder Ranch Park ( 2.50 ml de Santa Cruz pela Hwy1 Sentido Deven Port ) Um lugar lindo!

Pode pegar a Freedom Blv tanto para esquerda sentido Aptos High School como para a direita (que eu prefiro) e caindo na Bonita Dr onde você pode pegar a esquerda e ir embora que o visual é lindo. Na Soquel, não deixe de entrar no Nisene Marks Park logo depois da Aptos Cr Bridge 1928. Para mim, o melhor Parque da cidade. ( Soquel Dr x Aptos Creek Rd )

Outra pedalada boa é pegar a Main St, travessa da Soquel. A rua começa com algumas casas que vão diminuindo de quantidade ao longo do caminho, e quando você percebe esta pedalando totalmente no meio da natureza.
O negocio é sair pedalando com um mapa na mão que você encontra em qualquer posto de gasolina. Vá desbravando a cidade e suas belezas, com certeza sua pedalada vai ser Show!

Dicas de Lugares em Santa Cruz

  • Não deixe de tomar um drink no final de tarde em um destes lugares:
    Seabright Brewery – 519 Seabright Ave.
    Crow´s Nest – 2218 East Cliff Dr.
    El Palomar – Twin Lakes Beach
  • Não deixe de ir até Capitola, um pequeno bairro de Santa Cruz com ótimos bares a beira mar com boa comida e bebida.
  • A noite va para o centro da cidade e verifique as baladas como o Catalisty e a Pizza do My Heart. ( Pacific Av )
  • Vá ao parque de diversões da cidade, Board Walk, no verão sempre tem bons shows de graça na praia, e ao lado tem o Pier principal da cidade com bons restaurantes para se curtir o por do Sol
  • 2 vezes por ano, rola uma liquidação monstro na loja O´neil, na 41º Av. Uma no começo do verão e outra no final. Verifique as datas, pois vale a pena!
  • Bike Shops
    Bicycle Trip – 1001 Soquel Avenue ( Giant )
    The SpokesMan Bicycles – 231 Cathcart St ( Specialized, Cervélo )
    Family Cycling Center – 914 41º Avenue ( Specialized, Santa Cruz )
    Epicenter Cycling – 1730 Mission St – 8035 Soquel Drive Aptos ( TreK )

Hospedagem em Santa Cruz

Você pode conferir uma lista de hotéis em Santa Cruz neste link

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCicloturismo e Mountain Bike em Santa Cruz (CA)
Próximo artigoMinha história com a bike: superação no pedal noturno
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike e muito mais. O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores? Basta enviá-la para contato@ateondedeuprairdebicicleta.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Estou planejando pedalar de San Francisco a San Diego em agosto. Acha q não poderei fazer esse trajeto pela costa? Existe alguma autorização que eu tenha que conseguir para pedalar na estrada?!

    Muito obrigado pela ajuda

    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA