Cicloturismo Estrada Real Caminho Velho

22
807

Por JOTA

CICLOTURISMO ESTRADA REAL CAMINHO VELHO

Estrada Real Caminho Velho
Estrada Real Caminho Velho

ESTRADA REAL CAMINHO VELHO – RESUMO DA VIAGEM

Kms pedalados
Kms pedalados
Cidades por onde passamos
Cidades por onde passamos

– Cidade inicial: Ouro Preto/MG
– Cidade final: Ubatuba/SP passando por Paraty/RJ
– 848 km Pedalados
– 11 Dias de viagem
– 05 Pneus furados
– 38 Cidades
– 03 Estados
– 1.804 m do nível do mar, foi a nossa maior altitude

03 à 13/07/11

O que dizer de uma cicloviagem com onze dias pedalando? São tantos os acontecimentos, fatos e “causos” que mesmo tendo tempo de escrever cada detalhe no ato em que acontecera, com certeza ficariam coisas para trás.

Nesses onze dias pedalando pela história do Brasil, coloquei-me a pensar na vida, na família e mais uma vez em uma viagem dessa os conceitos e os valores mudam. Percebia a cada quilômetro percorrido de que preciso cada vez menos para ser feliz e que já tenho tudo o que preciso para isso.

Um simples por do sol numa tarde de inverno, tendo o vento como trilha sonora em terras onde avistávamos apenas pastos, montanhas, árvores, cavalos e bois nada mais que isso, tinha um valor inestimável e em alguns desses momentos, parávamos de pedalar para apreciar aquela beleza do nosso criador num cenário convidativo, onde eu sempre me pegava lembrando de minha esposa, filhos e amigos.

Tenho muito a agradecer, primeiramente a Deus por me dar saúde e a possibilidade de fazer essa cicloviagem, a minha família que me apoiou mesmo com saudades em todos os dias na qual conversamos, a Ciça por ter embarcado nessa aventura comigo e me aguentado e aos novos grandes amigos que fizemos no caminho Daniel e Erik.

Como falei foram várias coisas que eu poderia escrever aqui, mais vou deixar para que as fotos falem um pouco por si e em nossos encontros com certeza trocaremos experiências vividas nessa viagem.

Estrada Real Caminho Velho
Estrada Real Caminho Velho
Estrada Real Caminho Velho
Estrada Real Caminho Velho
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.

Saímos de Campinas em dois amigos

– Jota Jaguariúna/SP
– Ciça Campinas/SP

Mais no começo do caminho viramos quatro, conhecendo
– Daniel Santo André/SP
– Erik São Paulo/SP

E mais adiante perdemos a conta… rsrsrs
Tivemos a honra de encontrar outras pessoas fazendo o caminho e pessoas de cidades diferentes como:
– Conselheiro Lafaiete/MG
– Santo André/SP
– São Paulo/SP
– Belo Horizonte/MG
– Fortaleza/CE
– Curitiba/PR
– Pato branco/RS

Passamos por cidades onde tinha uma avenida, uma pousada, ou até mesmo não tinha pousada. Passamos por lugares famosos por suas riquezas históricas ou ecológicas. Por cidades na qual tinham seus rótulos como de cidade do rocambole, do melhor pão de queijo, do artesanato, da cerâmica, das cachoeiras e muitas outras. Tivemos a felicidade de conhecermos pessoas especiais na qual nos receberam de braços abertos e calorosamente como o seu Pedro da cidade de Prados/MG.

Enfim… fotos não falam e não refletem exatamente a sensação que queremos passar quando as tiramos, mais com certeza vão servir para lembrarmos e contarmos aos amigos as aventuras e experiências vividas.

TODAS AS FOTOS:
ER – 01º DIA
ER – 02º DIA
ER – 03º DIA
ER – 04º DIA
ER – 05º DIA
ER – 06º DIA
ER – 07º DIA
ER – 08º DIA
ER – 09º DIA
ER – 10º DIA
ER – 11º DIA

VEJA TAMBÉM AS FOTOS DO ERIC

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

22 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Mister Loureiro!!!
    Parabéns ao blog pela iniciativa e ajuda em divulgação do nosso esporte!

    Abraços

  2. Parabéns Jota e Ciça !

    Baita pedal e um relato/fotos muito legal !!! Parabéns !

  3. Jota, meu caro! Bravo! Estou apreciando aos poucos! Me diga uma coisa: nesse primeiro dia de Ouro Preto a Congonhas, vcs não fizeram aquele caminho que é uma verdadeira “fria”, não, né? Foram pelo desvio aconselhado pra carros (e também pra cicloturistas, ao menos nas planilhas atuais rsrsr)? Mesmo assim, parece ter sido um dia puxado, não? Sei que deve estar longe nas lembranças, mas parece que chegaram já no finzinho da tarde em congonhas… Estou estudando esses trajetos pois farei algo com eles rsrs!! Abraço!

  4. Fala Capitão, belo relato e ótimas fotos. O trecho lá em cima já conheço agora quero fazer o caminho velho também… (-;

    Abraços,
    Denis

  5. Parabéns pelo pedal, pela força de vontade e pelas fotos enviadas para nós.
    Vendo as fotos sabe que até deu uma vontadinha de faze-lo também.

    Parabéns maninho, e foça nas canelas!!!

  6. Mister Nino,
    Sim, nós não pegamos o caminho (fria) que segue para Bartolomeu, porém, após chegarmos no caminho que seguiria para Congonhas, voltamos para ir até Glaura e registrar a passagem e fazer o caminho completo.

    Chegamos em Congonhas no final da tarde quase noite, paramos no primeiro hotel que vimos e foi essa a sorte, pois no café da manhã é que encontramos e conhecemos os parceiros Daniel e Eric na qual temos amizade até hoje.

    Na próxima vez que nos encontrarmos podemos papear sobre a Estrada Real, eu gosto muito e ainda vou faze-la novamente um dia.. dois dias… três dias… quatro dias… vichi, melhor parar por aqui… rsrsrsrsrss

  7. Demais esta cicloviagem Jota! Lugares fantásticos, belas fotos e boas cias.
    Espero fazer uma também.
    Abraços.

  8. Boa Jota!!! Parabéns a você e a Ciça pela aventura. Espero um dia ter a oportunidade de fazer essa viagem também. Abçs

  9. Caraca, pedalaram muito. Gostei da frase “preciso cada vez menos para ser feliz e que já tenho tudo o que preciso para isso.” É exatamente como penso. Parabéns a todos!

  10. quero fazer esta viagem nunca fiz uma viagem assim de muitos dias mais pedalo frequentemente e nos finais de semana ate mais de 200km em um dia fisicamente estou bem mais muito a saber de viagem tem como acampar na estrada ?quero fazer assim prefiro e fica mais em conta e a aventura e melhor para mim

DEIXE UMA RESPOSTA