Como treinar ciclismo com pouco tempo: 10 dicas para quem tem a vida corrida.

2
1444
Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

A realidade de muitas pessoas atualmente é uma vida bem agitada e com muitas responsabilidades: trabalho que exige muito, estudos, família, filhos… No meio desse tanto de tarefas, como treinar ciclismo com pouco tempo que sobra?

Depois de alguns anos tentando conciliar o pedal com uma vida bem agitada, eu acho que consegui encontrar uma resposta. Você vai ver nesse post 10 dicas bem práticas que vão te ajudar a melhorar o desempenho nos pedais, mesmo com pouco tempo pra treinar.

Mas antes vamos entender melhor como anda a sua distribuição do tempo para as tarefas da vida.

Você tem pouco tempo para pedalar?

Direitos autorais: jjesadaphorn / 123RF Imagens

Eu sempre tive uma vida bastante corrida, e nos últimos anos me deparei com a seguinte situação:

  • Trabalho de 40/h semanais
  • Trabalho aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta
  • Estudos (+- 11 horas semanais)
  • Casamento
  • Vida social
  • Bike (como? onde? que horas?)

Eu sei que alguns papais e mamães podem dizer: “Ah, André, mas você não tem filhos ainda! Quando tiver filhos vai ver…”. Não tenho ainda, mas pedalo com amigos que são muito atarefados e têm filhos, e digo que é possível. Exige algum empenho e organização, mas é possível!

Quem segue meu perfil no Strava vai ver que, mesmo com essa rotina puxada, estou a caminho de cumprir minha meta e pedalar 8 mil quilômetros no ano de 2017 🙂

10 dicas para treinar ciclismo com pouco tempo

Muitas vezes desistimos de praticar uma atividade porque não temos o tempo que gostaríamos de dedicar a ela. Ou seja, funcionamos na base do “tudo ou nada”. No caso do ciclismo eu costumo dividir com os amigos atarefados uma regra:

“Qualquer pedal é melhor do que nenhum pedal”

Você vai ver que pode sim não só treinar ciclismo com pouco tempo disponível, mas ainda perceber uma melhora no seu desempenho com a bike.

Vamos às dicas.

1 – Coloque VOCÊ (e a bike) como prioridade!

hidratação no ciclismo
Direitos autorais: <a href=’https://br.123rf.com/profile_yuran-78′>yuran-78 / 123RF Imagens</a>

Esse é o ponto de partida pra tudo dar certo. Imagine que para dar conta de tantas tarefas, você deve estar bem fisicamente, emocionalmente etc. E se você se sente tão bem quando está pedalando, por que deixar de treinar?

Lembre-se: o apoio da sua companheira ou companheiro é importante, mas também não é imprescindível. Você pode explicar, mas nem sempre as pessoas que estão ao seu redor vão entender o quanto pedalar te faz bem.

Então não é egoismo, é prioridade mesmo! Tenho a felicidade de ter uma esposa que me apoia na minha opção por pedalar, porque percebe o tanto que isso me faz bem. Na verdade, quando estou muito chato ela mesmo me manda ir pedalar! hahah

2 – Encontre o seu horário

Direitos autorais: andreypopov / 123RF Imagens

Treinar ciclismo com pouco tempo pode te exigir certo empenho com relação aos horários. Como a maioria das nossas obrigações acontece em horário comercial, é possível que você encontre um horário para pedalar ou bem cedinho ou bem mais tarde.

Atualmente tenho preferido pedalar bem cedinho, mas já tive momentos de sair do trabalho depois das 22hs e fazer 1 horas de pedal antes de voltar pra casa. O que nos leva à próxima dica.

3 – Aproveite seu tempo de deslocamento

Direitos autorais: olegevseev / 123RF Imagens

Uma boa opção quando estamos sem tempo é utilizar a bike para alguns compromissos diários como trabalho ou estudos. Dessa forma aproveitamos o tempo que já seria de deslocamento para manter o pedal em dia.

Claro, a dinâmica não será a mesma de um treino de bike. Mas você estará no mínimo fazendo uma manutenção dos seus treinos, evitando ficar muito tempo sem pedalar. E como eu mencionei antes, existe a possibilidade de esticar o pedal na volta pra casa.

4 – Faça treinos mais intensos

Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

Quando vamos treinar ciclismo com pouco tempo, uma boa alternativa é fazer treinos mais intensos. Imagine que você tem apenas 40 min 3 vezes por semana. Você deve aproveitar esses momentos para um pedal mais forte.

Um treino mais intenso vai produzir um alto gasto calórico, e ainda contribuir para seu condicionamento.

5 – Procure uma assessoria esportiva

Direitos autorais: auremar / 123RF Imagens

Nada como pedalar com a assessoria de profissionais capacitados. E se temos pouco tempo para treinar, devemos aproveitar ao máximo os benefícios do treinamento.

Uma assessoria esportiva vai elaborar os treinos de acordo com suas necessidades de tempo (por mais que sua vida tenha os horários mais malucos) e de desempenho também. Você vai ver como é nítida a diferença de ter seus treinos elaborados por um profissional especializado.

6 – Use um rolo de treino

rolo de treino

O rolo de treino é sempre uma boa opção para quem quer treinar ciclismo com pouco tempo. Eu tenho um rolo de treino aqui em casa, e quando preciso, é só montar na sala e girar.

Imagine que o tempo que você tenha disponível para treinar seja muito tarde, em algum horário e local não seguro, e ainda por cima sem companhia.

Você pode fazer alguns treinos na semana com o rolo, e em outros momentos ir com a bike pra rua pra complementar os treinamentos.

Um outra vantagem no uso do rolo pra quem tem pouco tempo, é que ele já está na sua casa. É só subir e pedalar, sem perder tempo tanto na logística de arrumação quanto no deslocamento até o treino, se for necessário.

Aqui no blog nós temos um post-guia bem completo sobre rolo de treino, que pode te ajudar caso você tenha alguma dúvida sobre esse equipamento.

7 – Se conseguir, separe um dia da semana para um pedal mais longo

Treinar ciclismo com pouco tempo
Eu em um pedal longo. Foto: Vinícius Mundim

Não é obrigatório, mas se você conseguir separar um dia apenas da semana (ou um período deste dia) para um treino mais longo, isso vai ajudar bastante na sua evolução do treinamento.

Por exemplo: treinar apenas 2 ou 3x por 40 minutos a uma hora nos dias apertados da semana, e conseguir umas 3 a 6 horas no domingo pra fazer um longão.

8 – Tenha uma bike sempre por perto

Treinar ciclismo com pouco tempo
Direitos autorais: ammentorp / 123RF Imagens

Se você viaja com frequência a trabalho, pense na logística para ter a bicicleta sempre com você. As possibilidades são muitas e você pode:

  • Levar a sua bicicleta
  • Alugar uma no local
  • Procurar uma academias no seu destino e fazer aulas avulsas de bike indoor, spinning etc.

Dessa forma você aproveita mantém uma rotina saudável e ainda pode conhecer outros lugares de bicicleta.

9 – Treinar ciclismo com pouco tempo exige dedicação

Mas é muito gratificante! Eu em pedal por Itabira-MG. Foto: Nino Coutinho

Você só conseguirá treinar ciclismo com pouco tempo se conseguir entender e aceitar alguns momentos em que não conseguirá pedalar.

Quem tem a vida bem atarefada sabe que existem momentos em que as coisas apertam: épocas de provas, reuniões extras ou entregas de relatórios no trabalho, a chegada de filhos recém nascidos, enfim.

Lembre-se de não ficar na regra do tudo ou nada. Entenda que esses momentos são passageiros e, assim que puder, retome os treinos com dedicação!

10 – Dicas finais

Aqui no blog temos uma seção especial sobre treinamento para ciclismo, com conteúdo pensado para te ajudar a pedalar mais e melhor. Você pode conferir nossos artigos sempre clicando no link ou assinando nosso Boletim Mensal, para receber as novidades exclusiva no seu email.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a organizar uma rotina de treinamentos mesmo com pouco tempo. Se você gostou do conteúdo, compartilhe com os amigos e ajude a divulgar nosso trabalho aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Sem palavras, me deparei neste post, com todas as dicas pois é exatamente assim a minha vida. Trabalho, casamento, filho pequeno (que logo menos vai começar no pedal). É tudo uma questão de organização. Utilizando o recurso “pequeno treino antes do expediente”, cheguei a marca de 1700km em quase 200 dias do ano. Nunca imaginei que eu chegaria a esta marca pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here