Como ter constância nos treinos de bike

0
7
constancia-nos-treinos-de-bike

A constância nos treinos de bike é essencial para melhorar os seus resultados. A cada novo treino, é possível se aprimorar e otimizar seu desempenho. Mas, como ser constante? Descubra!

Quero que levante a mão todo mundo que já comprou uma coisa pelo “calor do momento” e depois se arrependeu. Agora, levante a mão quem já começou uma aula/curso que fluiu bem… até a primeira falta. Por fim, quero que levante a mão quem já tentou ter constância no treino de bike, mas não deu certo.

Se estivéssemos em uma sala de aula, provavelmente, todo mundo (ou quase todo mundo) teria levantado a mão. Desenvolver um hábito não é fácil. Requer um esforço de sair da rotina, se acostumar e ser constante. É nessa última etapa que está o maior desafio de muitos ciclistas.

Ainda mais para quem está começando ou deixou, há anos, o hábito de pedalar para trás. Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar você a transformar a própria constância em rotina. Acompanhe!

Caso você prefira ver este conteúdo em vídeo, é só clicar na caixa abaixo.

O que é ter constância no ciclismo

A constância é uma característica  utilizada para descrever pessoas que criam uma rotina e cumprem tudo o que precisam fazer. Para alguns, é sobre responsabilidade com compromissos e prazos. Para outros, é um hábito que precisa ser desenvolvido assim como todos os outros.

Para o ciclismo, quero propor uma reflexão. Vermos a constância de forma natural, sem tanta cobrança. Ainda mais quando envolve o hábito de pedalar, que é uma atividade para ser feita de forma prazerosa.

Pedale sempre que puder, sem pôr em risco a sua saúde ou o seu bem-estar. Seja justo com você e com o seu tempo. Não se abale por faltar um único dia, afinal, você tem vários outros pela frente para compensar.

Qual a importância da constância nos treinos de bike

Créditos | Globo Esporte

A constância ajuda a melhorar o seu desempenho, a sua relação com o ciclismo no geral, a sua resistência física e mental, entre outras vantagens. Quando você é constante, é possível superar os seus próprios limites e ver o seu crescimento.

Aquela trilha com alta dificuldade, torna-se possível. A cicloviagem planejada e sonhada por anos, pode acontecer. A melhor parte da constância é ver que você é capaz.

Gosto de dizer que o hábito de pedalar é como uma construção. A cada dia que você treina, é um tijolo a mais na sua obra. De perto, talvez, você não consiga enxergar o que está acontecendo. Mas, de longe, aos poucos, os seus tijolos se tornam uma casa e uma estrutura construída.

Assim, caso um dia, por qualquer motivo que for, você precise parar de pedalar, a estrutura estará firme. Isso não quer dizer que os seus ganhos como ciclistas estarão lá para sempre, apenas que demorarão mais para “desmoronar”;

O que pode estar impedindo você de ser constante

Rotina apertada, falta de planejamento durante o dia, cansaço, ausência de foco, tempo ruim, são alguns dos motivos mais comuns para a falta de constância nos treinos. Além de todos os fatores, existe, também, a preguiça.

É normal sentir preguiça. É normal ter um dia que não queremos pedalar. Porém, não podemos deixar que essa normalidade impeça você de conquistar os seus objetivos. O primeiro passo para ser constante é entender o que está impedindo você. Depois, trabalhar em cima disso.

Se a rotina apertada é um problema, tente equilibrar o seu dia e distribuir melhor as suas tarefas. Ter uma pausa para pedalar pode ser tudo o que você precisa para produzir ainda mais e fazer valer as suas horas de foco. 

Da mesma forma, se o cansaço é um desafio, que tal mudar o horário do seu treino? Em vez de ser a última coisa do dia, ser a primeira tarefa que você faz assim que acorda. Paralelamente, se treinar ao ar livre é um fator impeditivo, uma indicação é comprar um rolo de treino para adaptar sua bike e praticar o  ciclismo indoor.

Em todos os casos transforme o seu horário de pedalar em um “momento sagrado”. Tudo costuma mudar a partir disso!

Como criar constância nos treinos de bike

Créditos | Gazeta do Povo

Costumo dizer para quem me procura para a assessoria esportiva que a constância vem a partir de dois princípios: priorizar e adaptar. Priorizar o que faz sentido para você e adaptar conforme o seu cotidiano.

Como colocar o ciclismo como prioridade

Trabalhe a sua mentalidade. Transforme o hábito de pedalar em um estilo de vida. Mais que isso, em vez de ser “o momento para andar de bicicleta”, modifique para “o momento para investir em você e no seu bem-estar”.

Quando ocorre essa troca de sentidos, fica mais fácil colocar os nossos treinos como prioridade. Isso porque pedalar deixa de ser só mais uma tarefa do dia, para ser uma atividade necessária para a sua sanidade metal.

Como adaptar a sua rotina para treinar

A adaptação deve acontecer na mente e no corpo. Na mente, a partir da mudança no mindset, como dito anteriormente. No corpo, a partir da compreensão dos seus limites e do que você é capaz.

É preciso se adaptar para conquistar a constância. Ir devagar. Um exemplo disso é o hábito de correr. Ninguém começa correndo. Inclusive, uma das técnicas mais recomendadas para os iniciantes é correr 30 segundos e descansar 1 minuto. Aos poucos, conforme o seu corpo for se adaptando, você aumenta a intensidade.

Quais são as dicas para quem quer treinar a constância

Qualquer treino é melhor do que nenhum treino, lembre-se disso. Portanto, antes pedalar 20 minutos por dia, do que não pedalar. Além de ajudar a criar um hábito, treina a sua mente, demonstrando a importância de uma rotina.

Outra dica é se desafiar. Os desafios coletivos servem para isso, para ajudar a estipular uma meta e colocar objetivos a serem cumpridos. E o melhor, quando o hábito de pedalar é feito em conjunto, um incentiva o outro a não desistir.

Há, também, quem goste de tirar fotos depois do treino. Por mais que pareça uma ação egocêntrica, na maior parte dos casos, serve como motivador. Nos dias de desânimo, você pode sempre voltar ao seu álbum de fotos e ver o quanto progrediu.

É por isso também que sempre recomendo os planos de 3 meses para quem quer começar a treinar com mais intensidade. Ao final do pacote contratado, você consegue ver os primeiros resultados. Neste sentido, você vê um vislumbre do que pode conquistar se não desistir.

Como vimos ao longo deste artigo, ter constância nos treinos é fundamental para garantir melhorias. Melhorias no seu desempenho, no condicionamento físico, nos seus próprios limites, entre outros. Existem muitos motivos que fazem com que as pessoas desistam de criar o hábito de pedalar. Mas, na maior parte dos casos, pode ser resolvido com priorização e adaptação.
Caso queira ajuda para criar o hábito de pedalar, recomendo a minha planilha de treinos. O material vai auxiliar você a criar uma rotina e acompanhar suas mudanças. Confira!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here